Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Pc liga e desliga- Mobo com Mau contato ou morta (H61)


Utsuo

Posts recomendados

Olá.

 

Tenho o seguinte PC há cerca de 1 ano e alguns meses:

 

Intel Core I3 2120 3Gh 6MB Cache

Placa-mãe ASUS P8H61-LX3 R2

2GB RAM Kingston

VGA GT 440 1GB

HD SAMSUMG 80GB

Drive CD/DVD LG

Gabinete Leadership Server Robotic (1 fan de 240mm, 2 fans de 80mm [1 da Cooler Master - Excalibur])

Fonte Corsair CX600 Builder V2

Filtro de linha SMS CLean Energy

 

O PC funcionou tranquilamente durante esse período, até que semanas atras, ao tentar ligá-lo, ele acendia por meio segundo e desligava em seguida, mas dava boot eventualmente. Mas agora me parece que morreu de vez, pois só repete esse ciclo de on-off a nao ser que eu desligue a fonte. Mas curiosamente, depois de deixa-lo de molho por cerca de 2 semanas, ele ligou perfeitamente, só pra no outro dia voltar a dar problema.

Eu sei que é um problema recorrente e já pesquisei quase tudo que eu pude e fiz quase todos os testes e cheguei a conclusao que só pode ser a mobo ou processador.

 

TESTES:

 

-Todos os periféricos desconectados -nada

-Fonte ligada somente a placa-mãe, processador e com e sem memória - nada

-Outra fonte de teste - nada

-Fonte Corsair testada em  placa-mãe da Gigabyte - funcionou

-Nova bateria CMOS - nada

-Pasta térmica - naada

-Curto com chave de fenda - nada

-Fonte e mobo fora do gabinete - nada

-Limpeza - nada

 

então presumo que seja a mobo, mas nao sei como identificar o que exatamente está dando problema. Os capacitores parecem ok. Eu desconfio que sejam os pinos do power, os encaixes dos cabos de 20 pinos da mobo ou a própria fonte que tenha estragado a placa ao longo do tempo, por ter visto vários usuários relatando problemas com essa V2 da corsair pela tensão irregular.

 

O que mais eu ainda posso fazer pra testar a placa-mãe? Se caso o concerto seja possível, vale a pena?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Eu mandei p/ consertar uma vez uma mobo da Gigabyte. Estava até disposto a pagar caro pelo conserto porque ela era usada em um servidorzinho que tinha muita coisa instalada.

Não me lembro mais quanto custou, mas lembro que achei barato.

O problema no meu caso era no regulador de tensão e o conserto ficou ótimo.

Isso já faz uns 3 ou 4 anos e continua funcionando perfeitamente. E olha que a máquina fica ligada 24x7.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

morphel7

Mas que gambiarra é essa já? Hahuaha isso me lembra a história de botar a placa de vídeo no forno pra revive-la :rolleyes:

Mas pesquisei e faz sentido.. Remover possíveis cargas acumuladas nos capacitores.. Será que foi por isso que o PC ligou normalmente depois de ter deixado ele quase 2 semanas parado? Vou testar esse método!

 

 

tonz

Qual era o modelo da sua placa? Acho que se for problema nos pinos e capacitores, nao sairiam estão caros assim, nao? Mais de 100 reais talvez?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

As presilhas do cooler do processador estão em bom estado ?

 

Um desajuste na instalação do cooler já é o suficiente para te causar todo esse trauma.

 

Muito nova essa placa-mãe para já estar com problemas.

 

A fonte também não é tão ruim assim a ponto de danificar componentes da mobo nesse tempo de uso (teria que ser uma fonte que gera ruído nas suas linhas).

 

Tem fechado os contatos do soquete da bateria-moeda da placa-mãe a cada colocação e retirada de peças ?

 

É que pode o chip do BIOS ficar em "curto" não permitindo que o PC ligue.

 

é ralação

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

A placa que consertei é uma Gigabyte GA-EP45-UD3L (Intel soquete 775).

Na época (tem uns 3,5 anos), acho que deu em torno de 100 reais, sendo que tinha pago quase 500 na mobo.

Testa esse método do curto p/ ver se funciona. Caso tenha interesse, posso te passar o contato da assistência técnica em que mandei. É uma assistência grande e recebe material por Correio. Na época, conheci através de recomendações no forumpcs.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Henrique - RJ

As presilhas do cooler estão firmes e em bom estado, mas eu também presumo que possa ser algo relacionado ao processador, mas nao tenho ninguém com socket 1155 pra testa-lo, infelizmente.

E em relação a bateria, começei a remove-la somente quando o PC deu esse problema pela primeira vez, nunca havia tentando tira-la. Agora substitui por uma nova e tudo na mesma. Aliás, como eu havia dito ali em cima, eu deixei o PC de molho, desconectado de energia, isolado por cerca de 2 semanas e num teste, ele havia funcionado por um dia, eu até ligava e desligava algumas vezes e tudo ok, só pra no outro dia repetir esse ciclo de liga-desliga (coolers e fans ligam por meio segundo e param, repetidamente). Alguma relação?

 

 

tonz

Eu ainda tenho uma Gigabyte VM800-PMC com mais de 5 anos e ela funciona perfetamente. Foi ela que eu usei pra testar a fonte cx600.

A mobo já está no papel alumínio aqui, vou deixar por umas 6 horas só pra garantir. Eu acho que pode funcionar, porque deixei o PC parado por 2 semanas e depois funcionou por 1 dia, então talvez possa ter descarregado um pouco nesse tempo.. Só ACHO, nao tenho nenhuma certeza.

Pode mandar o contato dessa assistência, fiquei interessado.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Usa algum estabilizador ?

 

Testou em outra tomada da parede ?

 

Não é só retirar a bateria-moeda da placa-mãe mas também fechar os contatos do soquete dessa bateria-moeda antes de cada troca de peças.

 

Placas de vídeo, de rede etc devem passar pelo curto de hardman também.

 

dá trabalho viu

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Usa algum estabilizador ?

 

Testou em outra tomada da parede ?

 

Não é só retirar a bateria-moeda da placa-mãe mas também fechar os contatos do soquete dessa bateria-moeda antes de cada troca de peças.

 

Placas de vídeo, de rede etc devem passar pelo curto de hardman também.

 

dá trabalho viu

 

Nao uso estabilizador.

Lembrei que nao testei diretamente na tomada.. :o

Uso um filtro de linha SMS CLean Energy..

 

Desculpa a ignorância, mas como assim fechar os contatos do soquete da bateria? Nao seria apenas recoloca-la no seu lugar?

 

Eita.. Já vou botar a VGA então..

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Depois de retirar a bateria-moeda da placa-mãe você liga o pólo positivo ao negativo no soquete com a ponta de uma chave de fendas por poucos segundos.

 

Isso deve remover qualquer energização do chip do BIOS.

 

Nao sabia dessa..

Por enquanto a mobo está lá no cantinho, no papel alumínio.. Acho que vou deixar por 24h. Amanha lá pelas 2 da tarde eu testarei.

então acho que dessa forma, o soquete da bateria já terá descarregado também, nao?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Sim

 

Eu já recuperei uma placa-mãe com o curto de hardman mas deixei por 3 dias.

 

Ainda nesta semana outra placa-mãe parecia ter morrido e só voltou a ligar após esse "curto" no soquete da bateria-moeda.

 

A placa de rede também apresentava defeito e a envolvi com o papel metalizado por uma noite para recuperar.

 

São segredos de ofício.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

nossa 3 dias... Ficaria na expectativa braba aqui..

 

Por enquanto tudo na mesma, assim que eu testar a mobo depois do curto de hardman, eu aviso o que deu.

 

Ah! Uma coisa.. Quando eu coloquei a mobo no papel alumínio, dei uma de ***** e acabei esquecendo de remover o pente de memória, processador e bateria. Elas ficaram juntas com a mobo e o papel por uns 3 minutos.. Mas logo lembrei e removi tudo.

 

Isso nao vai dar nenhum problema mais tarde, nao?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Nao deu.

 

Hoje, lá pelas 6 da tarde fiz os testes com a mobo depois do curto de hardman, mas deu na mesma, continua ligando por meio segundo e desligando logo em seguida, sem parar.

Refiz o teste da fonte com a mobo da Gigabyte e funcionou de boa. Acho que essa p8h61 já era, ou o processador.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Olha que até o plug PS/2 do mouse ou teclado pode causar isso por mal contato.

 

Já tentou ligar sem esses periféricos conectados ?

Sim, fiz todos os testes necessários com a mobo, com e sem quaisquer tipos de periféricos, só mobo, fonte e processador.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Apesar de já fazer bastante tempo, acho que esse seu defeito é parecido c/ o que eu tive. Pelo que consigo me lembrar, meu pc também dava um pequeno sinal de vida ao tentar ligar. A ventoinha da cpu girava um pouco, acho que fazia um bip na mobo e depois desligava. Mas não chegava a aparecer nada na tela.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

 Henrique - RJ

Sim, tenho várias fontes genéricas aqui em casa, testei e deu a mesma coisa.

Acabei de testar o cooler da mobo antiga da Giga nessa da Asus, só pra ver se nao era mau contato da ventoinha... E nada também.

 

tonz

É isso mesmo, só que no meu caso, nao dá bip nenhum, mesmo estando sem memória e sem processador.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Nao seio, mas me pintou essa dúvida agora.

 

Minha última mobo foi uma ASUS P5KPL-AM com um Core 2 Duo e a placa tinha capacitores sólidos. Durou cerca de 3,5 anos. Essa P8H61 LX3 me parece que tem capacitores eletrolíticos.

 

Nenhum capacitor parece estar estourado ou vazado, mas será que pode ser um deles que tenha dado defeito justamente por ser eletrolítico?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

morphel7

 

Pois é.. Minha antiga ASUS funcionou estão bem por tanto tempo, mesmo eu tendo passado pelo menos 1,5 anos usando fonte genérica e ventilação horrível, mas agora com fonte real e ventilação bem melhor, ela me morre agora..

 

Math.Pi

 

Pretendo mesmo.. Vi que só uma troca de capacitores custa de 100 a 190 reais.. Quase uma placa nova.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Volta aplicar o curto de hardman só que agora por 3 dias mas faz a coisa direito procurando fechar todos os contatos por trás da modo com o papel metalizado.

 

Quando for testar faz sem teclado e sem mouse conectados com apenas cooler, processador e fonte para ver se ela apita por falta de memória.

 

Essa insistência poucas assistências técnicas têm e preferem condenar logo o equipamento para não perderem tempo e dinheiro.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Visitante
Este tópico está impedido de receber novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...