Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Fórmula PROCV - Matriz Inversa


Ir à solução Resolvido por vagnersouza1976,

Posts recomendados

Bom Dia Pessoal!

 

Já procurei em muitos lugares, encontrei algumas soluções, mas sou o tipo de pessoa que gosta de entender o que está fazendo, não apenas copiar e colar a fórmula substituindo os valores... Espero que possam me ajudar

 

Tenho uma planilha com várias informações, estou usando o PROCV para procurar e colar valores de terminado item, sei que o PROCV usa como referência de pesquisa a extrema esquerda da matriz, a primeira coluna, mas preciso que ele procure o valor na terceira coluna dessa matriz e me retorne o valor que se encontra na coluna de seu lado esquerdo e não direito como de padrão.

 

Sei que as fórmulas a serem usadas nesse caso são as de ÍNDICE e CORRESP como já vi em um tópico aqui mesmo no fórum, mas não entendi ao certo como elas funcionam nem como aplica-las juntamente com o PROCV. Gostaria de saber se são essas mesmas as fórmulas que terei de usar e como de fato elas funcionam para estar usando em futuros casos sem tem de recorrer a pesquisa ou qualquer outro meio.

 

Desde já agradeço a atenção!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Ana Cristina,

 

A PROCV você não vai conseguir pesquisar para trás, somente para a frente (dados à direita da coluna pesquisada), mas é uma função poderosa, combinando com INDICE e CORRESP você pode fazer pesquisas por linha e coluna (2 dados, exemplo nome e ano).

 

Para procurar pra trás somente será possível com BDEXTRAIR.

 

Também dá pra usar índice e corresp sem a procv.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Bom Dia

 

Segue um exemplo do que quero fazer, a planilha que irei usar essas fórmulas é muito mais "complexa" do que a anexada, com muito mais informações, entender a ideia de como aplicar a fórmula é o essencial para mim no momento, pois não irei usar apenas em uma planilha e sim em várias.

 

Eu utilizava uma macro para copiar as informações, porém se caso acrescentasse ou alterasse algum valor, a mesma alteração não acontecia na planilha a qual elas tinham sido copiadas.

 

Agradeço a atenção de todos!

ex.xlsx

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Solução

Ana,

 

Bom dia !!!

 

Quando precisei dessa fórmula, também fiquei com dúvida ...

 

Segue um tutorial que me ajudou a compreender melhor a lógica ...

 

http://pcworld.com.br/dicas/2009/05/06/excel-como-fazer-o-procv-realizar-pesquisas-inversas/

 

No caso da fórmula do "osvaldomp", ele também incluiu a função SEERRO ...

 

Segue tutorial dessa função...

 

http://www.aprenderexcel.com.br/2014/tutoriais/funcao-seerro

 

Sem mais.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Visitante
Este tópico está impedido de receber novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...