Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Dúvidas sobre configuração


Posts recomendados

Fala galera.

Como alguns já sabem estou montando um pc para jogos e uso cotidiano.

Resolvei comprar peça por peça, pois quero aprender mais sobre computadores e assim sou forçado a isso hehe

 

A configuração que cheguei até o momento é a seguinte:

 

Intel Core I5 4670 - R$659,95 - http://www.pichau.com.br/processador-intel-core-i5-4670-haswell-3-4ghz-6mb-quad-core-box

 

Placa Mãe Intel H87 LGA1150 GA-h87m-d3h Gigabyte - R$358,20 - http://www.megamamute.com.br/produto/placa-mãe-intel-h87-lga1150-ga-h87m-d3h-gigabyte-74143

 

Fonte Corsair CS650M - R$369,55 - https://www.balaodainformatica.com.br/Produto/65678/Fonte-Corsair-CS650M-650W-Reais-ATX_EPS-23-PFC-Ativo-CP-9020077-WW

 

HD Western Digital Caviar Blue 1TB - R$204 - https://www.balaodainformatica.com.br/Produto/45906/HD-Interno-WD10EZEX-Blue-Capacidade-de-1TB-Interface-SATA-III-7200RPM

 

Memória 8GB (2x4) Viper 3 series Patriot - R$367,20 - http://www.megamamute.com.br/produto/memoria-8gb-2x4gb-ddr3-1600mhz-extreme-performance-viper-3-series-patriot-65617

 

Total: R$1958,90 +frete

 

A placa de vídeo ainda estou analisando mas provavelmente será uma R9 280x ou uma GTX 770 (a que estiver com um preço melhor quando for comprar). 

 

Primeiramente gostaria de saber o que acham dessa configuração e se mudariam algo. 

 

As minha dúvidas são as seguintes:

1. A fonte recomendada pela R9 280x é de 750W. Seria melhor colocar uma fonte dessas então!? Vi alguns comentários aqui no fórum dizendo que não é necessário tanto.

2. A memória que escolhi é uma que possuiu dissipador e por isso sai um pouco mais caro que as sem. Vale esse investimento? É realmente necessário o dissipador?

3. Um processador mais fraco da linha I5 perderia muito desempenho? (I5 4590 por exemplo)

4. Não pretendo colocar driver de dvd, pois não utilizo. É necessário colocar ele? Vi que todos colocam.

 

Estou planejando colocar um SSD 120GB para sistema e alguns programas também.

O sistema será o Windows 8.1 Pro.

 

Coloquei esses preços como uma referência, mas estarei indo na Sta. Efigênia semana que vem e pretendo comprar o processador, placa mãe e fonte por lá. Alguém já comprou alguma coisa por lá?

 

Valeu galera.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Olha voce escolheu bem as peças, a fonte esta um pouco forte não precisa de uma 750w. a memoria não é necessário dissipador de calor, 8gb é a medida certa.

A placa de video recomendo a r9 280 ou r9 280x se puder pegar até uma r9 270x mas nao pega essa gtx 770. 


Qualquer processador i5 atual vai da conta do recado, pode pegar o 4440 que para jogos nao vai fazer tanta diferença assim.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Olha voce escolheu bem as peças, a fonte esta um pouco forte não precisa de uma 750w. a memoria não é necessário dissipador de calor, 8gb é a medida certa.

A placa de video recomendo a r9 280 ou r9 280x se puder pegar até uma r9 270x mas nao pega essa gtx 770. 

Qualquer processador i5 atual vai da conta do recado, pode pegar o 4440 que para jogos nao vai fazer tanta diferença assim.

Então a fonte de 650 já esta bom?

Qual seria uma boa memoria para colocar? Quanto seria aproximadamente?

Porque não colocar a 770?

E um I5 mais básico seria um melhor custo/benefício?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Não entendi porque não pegar uma GTX 770...  :huh: 

A GTX 770 é pouca coisa superior a R9 280x, portanto você deve levar em questão o preço... Se achar uma R9 280x bem mais barata que uma GTX 770 manda ver, caso não, eu particularmente te recomendaria uma GTX 770, mas aí fica ao seu critério.

 

Bom, fonte até mesmo a de 650 watts já estaria sendo um desperdício de dinheiro, pegue uma XFX 550 Core Edition na Pichau que é uma das melhores fonte a venda no mercado e vai segurar sua configuração com muita folga.

http://www.pichau.com.br/hardware/fonte/fonte-xfx-550w-core-edition-pro-series-certificado-80-plus-bronze-pfc-ativo-p1-550s-xxb9-box

 

Memórias com dissipadores não são necessárias, mas eu até gosto porque querendo ou não quando chega a época de calor, pelo menos aqui, minhas memórias sempre ficavam dando pau no antigo PC porque elas ficavam "fervendo"... Então dessa vez comprei umas com dissipador, Corsair Vengeance... No mercado Livre tem o kit 2x4GB por R$300, foi onde eu comprei as minhas, vendedor é confiável, entregou no prazo e estão funcionando perfeitamente.

http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-567247407-memoria-8gb-kit-2x-4gb-ddr3-1600mhz-corsair-vengeance-azul-_JM

 

E quanto ao i5, com certeza seria um melhor custo-benefício, não vai haver diferenças significativa de um i5 4440 para um i5 4670 em jogos, só vale a pena pegar um i5 superior quando a diferença de preço é de 20 reais e olhe lá. 

 

E quanto a placa-mãe se realmente fazer questão de uma com chipset H87 aconselho que pegue essa aqui por ter preço bem mais em conta e é tão boa quanto a que você postou da Gigabyte:

http://www.kabum.com.br/produto/49721/mb-msi-para-intel-h87m-g43-military-class-4-lga-1150-box/

 

Ou você pode economizar mais ainda e pegar uma de chipset B85 que já vai te atender tranquilamente:

http://www.kabum.com.br/produto/45735/mb-gigabyte-ultra-durable-p-intel-ga-b85m-hd3-lga-1150-box/

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Não entendi porque não pegar uma GTX 770...  :huh: 

A GTX 770 é pouca coisa superior a R9 280x, portanto você deve levar em questão o preço... Se achar uma R9 280x bem mais barata que uma GTX 770 manda ver, caso não, eu particularmente te recomendaria uma GTX 770, mas aí fica ao seu critério.

 

Bom, fonte até mesmo a de 650 watts já estaria sendo um desperdício de dinheiro, pegue uma XFX 550 Core Edition na Pichau que é uma das melhores fonte a venda no mercado e vai segurar sua configuração com muita folga.

http://www.pichau.com.br/hardware/fonte/fonte-xfx-550w-core-edition-pro-series-certificado-80-plus-bronze-pfc-ativo-p1-550s-xxb9-box

 

Memórias com dissipadores não são necessárias, mas eu até gosto porque querendo ou não quando chega a época de calor, pelo menos aqui, minhas memórias sempre ficavam dando pau no antigo PC porque elas ficavam "fervendo"... Então dessa vez comprei umas com dissipador, Corsair Vengeance... No mercado Livre tem o kit 2x4GB por R$300, foi onde eu comprei as minhas, vendedor é confiável, entregou no prazo e estão funcionando perfeitamente.

http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-567247407-memoria-8gb-kit-2x-4gb-ddr3-1600mhz-corsair-vengeance-azul-_JM

 

E quanto ao i5, com certeza seria um melhor custo-benefício, não vai haver diferenças significativa de um i5 4440 para um i5 4670 em jogos, só vale a pena pegar um i5 superior quando a diferença de preço é de 20 reais e olhe lá. 

 

E quanto a placa-mãe se realmente fazer questão de uma com chipset H87 aconselho que pegue essa aqui por ter preço bem mais em conta e é tão boa quanto a que você postou da Gigabyte:

http://www.kabum.com.br/produto/49721/mb-msi-para-intel-h87m-g43-military-class-4-lga-1150-box/

 

Ou você pode economizar mais ainda e pegar uma de chipset B85 que já vai te atender tranquilamente:

http://www.kabum.com.br/produto/45735/mb-gigabyte-ultra-durable-p-intel-ga-b85m-hd3-lga-1150-box/

Obrigado pelas dicas.

 

Acho que vou pegar um I5 4440 mesmo. Em que situaçao perceberia diferença de um processador para o outro?

Tem alguma diferença entre essas placas mae? Qual seria?

 

E a fonte e bem forte mesmo, mas nao seria melhor para quando for fazer um upgrade?

Penso em ficar com um bom tempo com ele e apenas ir trocando uma coisa ou outra.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Ela vai segurar qualquer upgrade que você for fazer, só se você fosse fazer SLI/Cross aí seria bom comprar outra com mais watts. Mas aí você gastaria mais dinheiro em placa-mãe, mais dinheiro em fonte pra uma coisa que você nem sabe se vai fazer ou não...

 

Quanto as placas-mãe, a H87 tem umas coisas a mais como RAID e suporte a Crossfire, mas creio eu que você vai usar nada disso, então pega uma B85 mesmo e economiza a grana pra VGA. :P

 

E quanto ao processador, você iria perceber a diferença numa renderização por exemplo ou edições de vídeo / imagens.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Nao pretendo fazer SLI/Cross, mas penso em colocar uma placa mais potente futuramente.

O meu medo é montar um pc mais básico e ter que trocar as peças logo. Quero um pc forte para jogos que dure um tempo bom.

Nao seria um problema essa fonte e essa placa então!?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Não seria problema algum, principalmente a fonte, pode ficar tranquilo que mesmo você colocando uma VGA mais potente ele irá suportar tranquilamente.

 

E quanto a placa-mãe se não pretende SLI/Cross ela é perfeita pra você, ainda mais que foi dito que os processadores da 5ª geração da Intel vão usar o mesmo socket e vão pode ser usados nas placas-mãe atuais como essa B85 por exemplo, bastando uma atualização na BIOS... Logo você provavelmente vai ficar com essa placa-mãe por um bom tempo, só vai trocar mesmo daqui uns anos quando o padrão de memória se estabelecer como DDR4. :D

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Bom, aí teria a CX500M que seria uma boa opção pra você, mas eu ficaria com a XFX 550w Core Edition e faria um bom cable management, até porque seu gabinete tem bastante espaço pra cable management, muito bom ele.

 

Mas aí fica ao seu critério, tem gente que não gosta e prefere fonte modular, eu já prefiro comprar uma normal e fazer um cable management... Até porque no final das contas você vai usar basicamente todos os cabos. kkkkkk :D

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Valeu pelas dicas!

 

Acredito que amanhã ou quinta vou na Sta. Efigênica para dar uma olhada em preços e se encontrar algo barato já compro.

Sobre a fonte pensei melhor e concordo com você. O gabinete tem um espaço bem grande para fazer cable mamagement e vou economizar um pouco nisso.

 

Você conhece alguma outra loja onde possa pesquisar os preços? Até o momento estou vendo no Balão da Informática, Kabum, Mega Mamute e Pichau.

 

Se comprar alguma coisa comento aqui depois!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Essas daí são boas, tirando o Balão da Informática, essa eu não recomendo e não confio de jeito nenhum por ter visto muitos casos de quem comprou, pagou e não recebeu o produto... Mas enfim, uma boa loja pra dar uma olhada também é a Onda Digital, lá vendem ótimas placas da Nvidia com preço maravilhoso 20% de desconto, você consegue achar uma GTX 770 lá por um ótimo preço, vale a pena dar uma olhada.

 

Mas de resto essas lojas que você postou são as melhores pra pesquisar o preço (a Kabum tem umas coisas _BEM_ caras mas da pra se ter uma ideia também)..., tem outras como Londritech, Guerra Digital, Quero Preço e por aí vai...

Tirando essas lojas tem o Mercado Livre também, comprei minhas memórias lá e não me arrependo, economizei R$100. :P

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Comprei os seguintes itens:

HD 1TB seagate barracuda sata 3 -R$178

Memória 8GB corsair vengence (2x4) -R$300

Fonte Zalman ZM700-GLX de 700w com selo 80 plus -R$260

Agora estou repensando o processador que vou colocar com a R280x.

O que acham do Fx 8350? Vi uns videos dizendo que o desempenho com essa placa é o mesmo do I5.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Pelo preço que pagou nessa fonte poderia ter comprado uma XFX 550w / CX500 / CX600 que já são bem melhores, afinal falta de indicação não foi, mas tudo bem... Essa da Zalman não é "ruim" mas como eu disse, pelas indicações que te foram passadas você podia ter comprado algo melhor.

 

Quanto a esse história de uma placa de vídeo funcionar melhor com o processador XYZ é pura ladainha... Uma R9 280x não vai funcionar melhor num FX 8350 assim com uma GTX 770 não vai funcionar "melhor" num i5 e vice-versa.

 

Mas ainda sim, eu te recomendo o i5, só fuçar testes e mais testes por aí e vai ver que o i5 tem um desempenho melhor nos jogos e basicamente dá o mesmo preço de um combo de processador + placa-mãe...

Agora se quiser ir de AMD, pegue uma placa-mãe de chipset 970 ao menos e no mínimo um CM TX3 Evo pra substituir aquele cooler box horrível que esses FX 8xxx possuem.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Como disse estou tentando aprender sobre pcs e por isso erros vão acontecer mesmo.

você poderia me explicar porque essas fontes sao melhores?

Comprei essa pois procurei um pouco sobre a marca e as especificaçoes e pensei que era uma boa fonte. Posso ter problemas com ela?

Sobre o processador nao tem ligaçao com as marcas.

Vendo umas analise sobre gargalo de placa e desempenho nos processadores vi que a diferença em frames do I5 para o 6350 (digitei errado anteriormente) era minima e variava de jogo para jogo. Seria aquela historia de economizar no processador e investir na placa de video desde que nao de gargalo.

A diferença de valores de um amd para um i5 seria de aproximadamente R$300 e por isso estou perguntando.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Como disse estou tentando aprender sobre pcs e por isso erros vão acontecer mesmo.

você poderia me explicar porque essas fontes sao melhores?

Comprei essa pois procurei um pouco sobre a marca e as especificações e pensei que era uma boa fonte. Posso ter problemas com ela?

Basicamente: qualidade de construção, projeto e componentes utilizados.

Como o @Thund disse acima, ela não é uma fonte ruim, mas teria opções melhores, como a XFX que ele citou. Além disso, você acha reviews dessas fontes de boas marcas na Internet. Geralmente, em sites europeus, aonde a legislação sobre esse tipo de produto é bem rigoroso..

 

Sobre o processador nao tem ligaçao com as marcas.

Vendo umas analise sobre gargalo de placa e desempenho nos processadores vi que a diferença em frames do I5 para o 6350 (digitei errado anteriormente) era minima e variava de jogo para jogo. Seria aquela historia de economizar no processador e investir na placa de video desde que nao de gargalo.

A diferença de valores de um amd para um i5 seria de aproximadamente R$300 e por isso estou perguntando.

Realmente, isso é verdade. Pra games, o que importa é a VGA..

 

Nisso, fica a seu critério mesmo. Apenas no caso da AMD, pegue uma placa-mãe com chipset 970, pelo menos. Não te deixará tão limitado em questão de upgrades..

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Entendi.

A fonte dei mancada mesmo e foi total culpa minha. Vou pesquisar mais antes de fazer alguma coisa por conta.

Os processadores estou perguntando por conta do valor que poderia economizar. Essa diferença poderia ir para uma vga mais potente e até mesmo um ssd (sei que nao melhora a taxa de frames, mas deixa tudo mais rápido).

vocês teriam um modelo dessa placa mãe para eu dar uma olhada? Como nao manjo muito estou procurando por uma com esse chipset, mas nunca tenho certeza se é a certa.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Olha, como o @RS Faria disse quem manda nos jogos é a VGA, essa é a primeira coisa que você deve investir num PC Gamer.

Mas lá no seu primeiro post, você postou um orçamento no qual seria possível pegar um i5 e uma placa de vídeo top (Ex: R9 280x / GTX 770)

 

E porque um i5?

 

Porque o i5 vai se sair superior ao FX 6300 não só em jogos, mas em outras tarefas também, como coisas do cotidiano (Internet, Office etc), edições de vídeo e imagens, renderização enfim qualquer coisa que você for fazer no i5 ele vai ser mais rápido que o FX 6300 e se você pode pagar pelo i5, porque não? 

Até porque se você economizar os R$250 da diferença entre i5+placa-mãe vs FX6300+placa-mãe você não vai conseguir investir isso numa placa de vídeo melhor como GTX 780/R9 290 e mesmo que conseguisse o FX 6300 já começa a dar gargalo nessas placas-mãe enquanto o i5 leva elas de boa.

 

Como eu disse antes, qualquer teste aí pela internet mostra que o i5 é superior, a questão é se a pessoa tem dinheiro ou não pra pagar por ele... Eu acho o FX 6300 um processador muito, mas muito bom mesmo e tem um preço melhor ainda... Porém se a pessoa tem dinheiro pra comprar um i5 e quer usar uma placa de vídeo mais top como a R9 280x / GTX 770 ou superior eu sempre vou recomendar um i5 pelo mesmo ter melhor desempenho nos jogos se comparado ao FX 6300 / FX 8350.

 

Olha esse teste aqui do CDH eles comparam o FX 8350 que seria superior ao FX 6300 com um i5 3470 que seria equivalente a um i5 4570 atualmente, leia o teste e veja os resultados:

https://www.clubedohardware.com.br/artigos/Teste-dos-Processadores-FX-8350-vs-Core-i5-3470/2698

 

E em games mais tarde edito aqui com as imagens porque agora vou ver o jogo. :P

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Muito obrigado pekas dicas galera.

Vou dar uma pesquisada nessas placas e ver os valores.

Estou perguntando para saber mesmo. Imagino que seja melhor o i5 e quero saber o porque desse investimento maior.

Como vou fazer com o tempo e nao estou querendo terminar logo posso invedtir em um i5, só quero saber quais as vantagens, pois se nao tiver uma grande diferença economizar sempre é bom.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Dei uma pesquisada sobre os processadores (pelo link que me mandou Thund e por alguns canais do youtube) e decidi que vai ser I5 mesmo.

Em casos extremos o FX6300 da gargalo enquanto o I5 leva na boa.

Vou ficar com um I5 4440 e acho que não vai ter erro. Como disse anteriormente quero pesquisar para saber mais sobre os processadores e vocês estão ajudando muito hehe

 

Umas perguntas sobre a placa mãe agora.

você me recomendou a B85 HD3 e realmente vi que é um ótimo custo beneficio.

Ela teria um suporte tranquilo para as portas usb, fans com controle de velocidade (o gabinete já vem com 3 e pretendo colocar mais um superior) e HDs (meu gabinete tem aquela entrada hot swap na parte superior)?

A segunda é sobre placa de vídeos, mas envolve a placa mãe. Futuramente o que seria melhor: colocar uma segunda 280x (o que faria com que precisasse investir mais na placa mãe agora) ou vender a atual e comprar uma placa de vídeo mais forte?

 

Pergunto mais por curiosidade. Um upgrade desse viria caso o pc precisasse de mais poder para rodar jogos que vão sair ainda então não tem uma data para acontecer.

Essa minha configuração deve aguentar jogos pesados em 1080p por quanto tempo aproximadamente?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 semanas depois...

Comprei a placa mãe esse mês.

Foi essa:

http://www.asus.com/br/Motherboards/B85MEBR/

Achei por um bom preço e acredito que seja uma boa placa mãe para o 4440.

Próximo mês comprarei o SSD de 120GB e o sistema. Só vai faltar o processador para poder ligar.

 

Tenho algumas dúvidas:

É necessário o uso de pasta térmica para o processador e o cooler box?

Seria necessário colocar mais um cooler nesse meu gabinete? Estava pensando em colocar um 140mm no topo do gabinete.

Placa de rede wifi faria com que eu perdesse muito em qualidade de internet para jogos? Tenho uma internet GVT 25MB.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Necessário não, porque o Cooler Box já vem com aquele chiclete chamado Elastômero... Porém todo mundo diz ser ruim e recomendam trocar, aí fica ao seu critério... Eu estou usando aqui enquanto não compro um cooler novo e sei lá, tem hora que o processador chega em 59ºC do nada, isso porque está frio pra caramba, então estou meio desconfiado que esse cooler box + elastômero não sejam muito eficientes.

 

Quanto as FANS, seria interessante você colocar 1 como exaustor que normalmente já vem pré instalado, 1 na frente e outro no topo se o gabinete permitir.

Aconselho dar uma lida aqui nesse tópico sobre refrigeração, muito bom e tem ótimas informações: http://forum.clubedohardware.com.br/forums/topic/536726-dicas-para-melhorar-a-refrigera%C3%A7%C3%A3o-no-seu-pc-atualizado/

 

E fez uma ótima compra na placa-mãe!

E quanto a placa de rede não posso responder porque não entendo muito dessa parte. hehe

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Visitante
Este tópico está impedido de receber novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...