Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Congelamento do PC - Somente nos jogos


Posts recomendados

Boa noite pessoal,

 

Como um usuário consciente, sempre que possível evito abrir tópicos e procuro a solução na infinidade de tópicos já existentes, mas o problema de hoje, é excepcional. :muro:

 

Minha configuração:

 

MB - GA-B75M-D3H

Fonte - Corsair 430W

RAM - 8Gb (1pente) Kingston 1333Mhz

Proc. - i5 3570

Vídeo - HD7770 Gigabyte

Win 7 64 Ultimate

2 HD's *1Tb Seagate* e *250Gb Seagate*

Gabinete HAF912 Plus (2 ventiladores 1 de 200mm e 1 de 120mm)

 

Galera, o problema é o seguinte: :help:

Tenho esse pc há mais de 1 ano, desde sua montagem nunca deu nenhum travamento nem problemas relacionados a mal funcionamento do HW, sempre joguei ou rodei programas pesados monitorando a temperatura, a grande maioria dos jogos rodando no ultra sem dificuldade, porém, se aquecendo até 75~80° eu fazia questão de parar o jogo para não permitir aquecimento excessivo. Já perdi uma placa de vídeo há muito tempo por este motivo então de lá pra cá, sempre cuidei das placas.

Atualmente comprei este Gabinete que está acima citado, e foi quando começaram os problemas. Fiz a limpeza no pc normal só pra tirar a poeira e montei no novo Gabinete exatamente como estava montado antes.

Ligou normal, só que assim que fui rodar o primeiro game após alguns segundos (ou poucos minutos) o pc congelou. De lá pra cá, é uma labuta que parece ir longe. Por incrível que pareça, só acontece nos jogos. Isso já fazem alguns meses e não tive tempo para procurar a resolução antes (trabalho+faculdade=zombie). O pc pode ficar dias ligado direto no torrent, executando música+filme em 1080p ou talvez rodar photoshop ou fazer um render de alguma coisa (o que exigiria bastante da placa de vídeo). Mas somente nos jogos, apos alguns instantes, tenho a triste imagem da tela congelada.

Vale ressaltar que anteriormente, por mais de 1 ano, joguei todos os jogos recentes normalmente sem travamentos ou congelamentos.

 

Agora vamos as tentativas fracassadas de resoluções:

 

Tentei desligar os 2 coolers extra, foi a primeira coisa que pensei "A fonte não está aguentando", porém quando entrei novamente no jogo, congela novamente. tentei ligar a VGA no PCI EX 4x, desativar a energia extra da fonte pra placa de vídeo, tentei deixar o drive de DVD sem receber energia, então tenho quase certeza que não é culpa da fonte, tanto porque, como disse, tentei ligar exatamente como estava antes, sem os coolers, e travou mesmo assim.

Re-calculei todo o HW e parecia ser necessário apenas 350W +/- não me lembro exatamente.

 

Tirei a Placa de vídeo e conectei de novo, desconectei a RAM e conectei-a novamente, enfim, fiz memtest por 1 noite inteira e não acusou nada, o GPUz me dá essa tela http://gpuz.techpowerup.com/14/06/23/6nf.png e o pc não parece ter problemas com vírus pois todas as semanas passo o malwarebytes, faço limpeza de disco e chkdsk. Não sei mais o que fazer, se pode ser fonte, se é vídeo, se é sujeira na placa mãe, se é o OS, posso dizer q desde o momento que fiz a alteração do gabinete, o que não deveria ser nada d+, começaram meus pesadelos e desde então não consigo jogar nada por mais que 5 minutos. hahaha  :bravo:  :bravo: 
 

Ví alguns casos aqui parecidos, mas nada igual, o que pode ser? Algúem tem alguma ideia ou viu algo parecido?

ps. só para avisar, o problema já existe a algum tempo, só pude correr atrás agora mesmo nas férias da faculdade... :naonao:

VALEU!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Atualmente comprei este Gabinete que está acima citado, e foi quando começaram os problemas. Fiz a limpeza no pc normal só pra tirar a poeira e montei no novo Gabinete exatamente como estava montado antes.

Ligou normal, só que assim que fui rodar o primeiro game após alguns segundos (ou poucos minutos) o pc congelou. De lá pra cá, é uma labuta que parece ir longe. Por incrível que pareça, só acontece nos jogos.

 

Trocou a pasta térmica do processador também? Experimente trocar o slot da placa de vídeo para teste. O mesmo para a memória. Há um usuário aqui que estava com problemas de desligamento e congelamento. Tente resetar o BIOS retirando a bateria-moeda da placa-mãe por alguns instantes  e se n resolver e se tiver experiência retire a placa-mãe do gabinete e ligue (com muito cuidado, é claro).

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Eu apenas tirei a placa mãe junto com o processador mesmo, tanto porque não estava ruim a temperatura do processador (e não está) então acho q isso não afetou... Já sobre trocar o slot pci, fiz o teste, então acredito q não deve ser o slot da placa mãe.. mas vou testar novamente alternando também o slot da memória. Não pensei nisso. Vou resetar a BIOS tmb... sobre retirar a placa mãe, você diz pra ligar o pc "fora do gabinete"? Será que pode ser algo entrando em curto quando executados os jogos?

Acredita que pode ser problemas do meu Sistema Operacional também? Faz mais de ano que não é formatado o HD..

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

sobre retirar a placa mãe, você diz pra ligar o pc "fora do gabinete"?

 

Isso mesmo. Liga normalmente só que com a chave de fenda

 

Será que pode ser algo entrando em curto quando executados os jogos?

 

Acredito que não.

 

Acredita que pode ser problemas do meu Sistema Operacional também? 

 

Não pode descartar esta possibilidade.

 

Use o programa chamado HDTUNE ou Crystaldiskinfo para verificar o HD.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Fiz os testes, porém sem resultados, única coisa que não fiz foi retirar a placa mãe do CPU...

 

Porém uma coisa pareceu expressar algum significado... Quando limpei com a borracha os terminais, o jogo pareceu rodar um pouco mais, durou cerca de 6,7 minutos enquanto que antes, com 1~2 já travava...estou apreensivo, será que pode ter dado algum problema na placa de vídeo...?

Instalei aqui também o CrystalDiskInfo e ele me reportou as imagens abaixo:

 

DnyloPh.png

 

O HD que contém o Windows é o de cima, está bem usado mesmo, alguns anos, por isso as 25 mil horas...

 

bAuPudO.png

 

A imagem abaixo é a foto q tirei do monitor no momento em que travou...

na imagem a primeira linha é a GPU, a segunda até a 5 (#4) são os processadores. Nessa mesma linha, tem a tensão da GPU, o clock o uso do FAN, e a taxa de transf.

Na última linha coloquei a temp. do hd, tensoes 5v,3v e 12v só não me lembro se foi essa a ordem exata, mas pelo que me parece está tudo dentro do normal...

 

22uoDBV.jpg

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

estou apreensivo, será que pode ter dado algum problema na placa de vídeo...?

 

Não teria como testar a placa de vídeo em outro PC? Testou outro slot pci-express x16?

 

Fiz os testes, porém sem resultados, única coisa que não fiz foi retirar a placa mãe do CPU...

 

CPU que você diz é o gabinete? Seria interessante e se tiver conhecimento e experiência tirar do gabinete. voce usa estabilizador, no-break?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Não teria como testar a placa de vídeo em outro PC? Testou outro slot pci-express x16?

 

Minha MB é simples só possui 1 slot pci express x16 e um pci express x4... vou tentar testar em outra máquina no fds...

 

 

CPU que você diz é o gabinete?

 

Yes, falei besteira, confundi CPU com gabinete... Era Gabinete mesmo.

 

 

 Seria interessante e se tiver conhecimento e experiência tirar do gabinete.

 

Farei isso assim que tiver tempo... Aviso sobre os testes o mais breve possível!

 

 

voce usa estabilizador, no-break?

Uso estabilizador, que está conectado a um filtro de linha (SMS o estabilizador e o filtro é bem antigo nem sei a marca)... O estabilizador pode estar atrapalhando certo?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 3 semanas depois...

TENHO BOAS NOTÍCIAS!

 

Quem estava acompanhando meu problema além do EdgarPereira, me desculpem por ter subitamente sumido, estava muito enrolado no trabalho e meu tempo livre se resumia a comer e dormir...haha

 

Enfim, após fazer uma breve arrumação em alguns dos cabos atrás do pc, quando estava retirando o estabilizador, iniciei o computador, abri o HDinfo64 (similar ao Everest e AIDA64), me reportou temperaturas menores. Não sei se é por conta do frio ou por conta de retirar o estabilizador...haha enfim, testei 1 jogo e até o momento nada de problemas de travamentos... mas vou colocar coisas mais pesadas pra testar a fundo e garantir que a máquina estava com problema de energia mal fornecida?! haha estranho não...

 

Enfim, fiz isso tudo hoje 16.07 e amanhã testarei melhor... Vamos ver no que dá...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Quem estava acompanhando meu problema além do EdgarPereira, me desculpem por ter subitamente ter sumido, estava muito enrolado no trabalho e meu tempo livre se resumia a comer e dormir...haha

 

Enfim, após fazer uma breve arrumação em alguns dos cabos atrás do pc, quando estava retirando o estabilizador, iniciei o computador, abri o HDinfo64 (similar ao Everest e AIDA64), me reportou temperaturas menores. Não sei se é por conta do frio ou por conta de retirar o estabilizador...haha enfim, testei 1 jogo e até o momento nada de problemas de travamentos... mas vou colocar coisas mais pesadas pra testar a fundo e garantir que a máquina estava com problema de energia mal fornecida?! haha estranho não...

 

Enfim, fiz isso tudo hoje 16.07 e amanhã testarei melhor... Vamos ver no que dá...

 

Problemas no Pc já é muito estranho mesmo kkkk Bom, o estabilizador causa problema na máquina inclusive na fonte. Não tenho certeza mas o estabilziador pode causar superaquecimento no pc. Faça os testes aí e dê um retorno ;)

 

(SMS o estabilizador e o filtro é bem antigo nem sei a marca)

 

Há filtros de linhas que servem apenas como extensão e não protegem em nada. Creio que hj no mercado há aqueles filtros de linha bons da marca UPSAI e CLAMPER. Vejo mais da marca Clamper que está custando na faixa de R$80 a R$100. Ele é meio carinho mas deve valer a pena caso um dia for investir:

http://www.dhcp.com.br/filtro-de-linha-dps-clamper-multi-energia-8-tomadas-preto.html

 

Falou!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Bom dia!

Edgar, vou seguir sua dica e comprar em breve um filtro desses...

Uma das coisas q faço no meu computador, é compartilhar os arquivos do HD, por meio de roteador, com a minha televisão. Ela fica conectada por meio do cabo, e o computador fica ligado ao roteador também. Portanto consigo fazer a televisão ler os arquivos direto do HD.

Uma coisa que nesses últimos dias vem acontecendo é o computador reiniciar, mesmo quando não está sendo feito nada, mas com a televisão ligada "puxando" algum arquivo para ler.

Eu vi que está acontecendo este problema, similarmente aos problemas quando executo os jogos. Aí estava pensando, será que pode ser os HD's que estão tendo algum problema e não placa de vídeo ou placa mãe?

Alguma opinião?

Hoje testarei uma placa de vídeo, um pouco mais antiga, mas que serve para o teste verificar se o problema é na placa de vídeo mesmo...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

 

será que pode ser os HD's que estão tendo algum problema e não placa de vídeo ou placa mãe? Alguma opinião?

 

Complicado responder sem a realização dos devidos testes. 

 

Programa para testar o HD:

http://www.hdtune.com/download.html (baixe o que está apenas como HD Tune, faça o teste e depois veja na aba health; ah o teste é meio demorado). 

 

obs: aquele problema de congelamento foi resolvido? é, teste também outra placa de vídeo.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

fala aee!

 

bom, fiz um pequeno teste hj, meio sem tempo e o sistema pareceu estável... por um pequeno período não travou, nem congelou... incrível q só foi tirado mesmo o estabilizador..ainda não acredito q isso é possível...haha

 

segue um pequeno vídeo q fiz no decorrer do teste

https://www.youtube.com/watch?v=NiWS36rYW3Y


estive pensando e vale ressaltar que na ultima vez q mexi no pc, aquele dia em q tirei o estabilizador, também mexi no hardware, movendo a placa de vídeo, e a memória ram. apenas retirei e reinseri nos slots... agora estou pensando que talvez o problema volte a aparecer no futuro e talvez seja na placa-mãe... mas por enquanto, rodando payday2 no máximo e também o bioshock infinite no ultra rodou...continuarei a testar amanha..

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

infelizmente, hoje congelou..hahahahaha

 

desânimo total...travou no payday2 numa hora q tava um rush danado, o engraçado é q até uns 60° nada, ficou assim por umas 2 horas...quando chegou a 65~70° a placa de vídeo, travou rápido... nao sei mais se é a placa de vídeo, software ou fonte...vou testar outra placa em breve e torcer pra ser isso...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Esse teste que não tinha congelado era com a placa de vídeo antiga? Com a atual também congela?

A placa antiga funcionou normalmente, o problema é que com ela não consegui rodar as mesmas coisas q na outra q é mais atual roda. vou tentar arrumar um computador de algum amigo pra testar a placa de vídeo...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Visitante
Este tópico está impedido de receber novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...