Ir ao conteúdo

Montar preamp valvulado ou com TL072?

aslem

Posts recomendados

Postado

Bom dia amigos, estou de volta com um assunto polêmico: pretendo montar um pré amplificador hi-fi para microfone pra eu usar em gravações caseiras.Mesmo sendo técnico em Eletrônica, estou com dúvidas quanto a montar um valvulado(não conheço) ou com o CI TL072(esse conheço). Li por aí que válvulas podem gerar um ruído danado, por outro lado eu queria um preamp bem linear.Até já achei um projeto muito fácil de montar, e queria saber a opinião de vocês, lembrando que acho muito mais emocionante MONTAR do que comprar pronto....Abaixo o esquema e se precisarem do arquivo do Isis eu envio.

post-633393-0-25998900-1403623886_thumb.

Postado

Vai de NE5532 no lugar dos TL072, eles são de ruido muito baixo e fica excelente com eles. Se conseguir que não seja da Texas, melhor ainda !

Complementando as sugestões do mestre @aphawk, caso nao encontre os 5532 (eita opamp bom sô!) pense em utilizar o LM833, são tambem de baixo ruído e tem foco de aplicação em áudio achei mais fáceis de achar ate do que o 5532.

Uma coisa que gosto bastante de amplificador a válvulas é a elevada impedância de entrada, o que permite trabalhar com sinais pequeninos sem muitos estágios de amplificação. O grande problema é a alta tensão de anodo que esses caras precisam que podem facilmente ultrapassar os 100V.

Mas conte nos mais sobre seu projeto, que tipo de microfone vai na entrada, o que vai na saída, essas coisas.

Abs

Postado

@,

Tome cuidado com esses NE5532, tem um lote imenso com problema de ruido em alta frequência bem maior do que devia.... é da Texas, e os chineses vendem muito baratinho no Ebay. Mas reparem que ninguém ofereçe de outro fabricante !!!!

Mas mesmo esses com ruido são bem melhores que os TL e LF da vida....

Paulo

Postado

Se você montar como está nesse projeto, vai queimar a válvula. Os dois filamentos foram conectados em paralelo a 12V, quando deveriam receber 6,3V CA nessa configuração.

Confira o datasheet dessa válvula no link abaixo:

http://pdf1.alldatasheet.com/datasheet-pdf/view/121279/GEC/12AX7.html

E verifique os valores de R2, R3, C1 e C4.

realmente, o filamento está errado...quanto aos outros componentes tomei por base esse modelo:http://diyparadise.com/preamptutorial.html

@aslem,

Vai de NE5532 no lugar dos TL072, eles são de ruido muito baixo e fica excelente com eles. Se conseguir que não seja da Texas, melhor ainda !

Paulo 

bom, os TL são também baixo ruído, já ouvi falar muito desses 5532.....

Complementando as sugestões do mestre @aphawk, caso nao encontre os 5532 (eita opamp bom sô!) pense em utilizar o LM833, são tambem de baixo ruído e tem foco de aplicação em áudio achei mais fáceis de achar ate do que o 5532.

Uma coisa que gosto bastante de amplificador a válvulas é a elevada impedância de entrada, o que permite trabalhar com sinais pequeninos sem muitos estágios de amplificação. O grande problema é a alta tensão de anodo que esses caras precisam que podem facilmente ultrapassar os 100V.

Mas conte nos mais sobre seu projeto, que tipo de microfone vai na entrada, o que vai na saída, essas coisas.

Abs

na entrada um mic dinâmico, na saída vou jogar direto ou via resistor na entrada de linha de uma placa UA-1G......

Postado

Talvez esses NE5532 da Texas baratinhos sejam fake.

bom, trabalho com televisores e sei o que um BU808 falso faz....aquece até entrar em curto....quando quero componentes originais como esse e com procedência compro na Farnell e nunca tive problemas....

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...