Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Qual nome daquela "parte verde" em toda peça eletronica?


Pirataaa
Ir à solução Resolvido por Jonny Henrique,

Posts recomendados

Eu não sei como especificar,mas reparei que praticamente tudo que é eletrônico é feito sob uma especie de placa verde;nela ficam uns pequenos pontinhos de metais soldados.  Nessa foto abaixo da pra perceber bem. É de uma ram,mas é padrão em quase todas as pecas,nao apenas de pc

post-728213-0-86218500-1404013553_thumb.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Pirataaa,

 

Essa base é chamada de PCB, ou seja, placa de circuito impresso. Nela podem existir vários níveis de "trilhas" , sendo as mais comuns as trilhas que voce vê nas partes externas, que normalmente são chamadas de lado dos componetes e lado da solda.

 

Hoje é comum encontrar placas que tem além das partes externas mais duas trilhas DENTRO, totalizando 4 trilhas ou "Layers" .

 

Paulo

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
  • Solução

@Pirataaa, Se me permite, reabri o tópico para acrescentar algumas informações.

 

Para complementar o que o @aphawk disse sobre as camadas:

Se não me engano existem placas mãe e placas de vídeo com 8 camadas ou "layers". Nas placas mãe, RAM's e placas de vídeo, esse numero de camadas é representada por este numero da imagem abaixo, ou pelo tanto de "quadrados" que existam caso no primeiro quadrado esteja o numero "1". Essa placa mãe abaixo, no caso tem tem 6 camadas:

p55ud5pre_det.jpg

 

Em algumas RAM's, os números de camadas ficam assim:

 

13_pcb_layers.jpg

 

E aqui abaixo tem uma foto do PCB de iPhone 4 "cortado", com 10 camadas:

 

iphone%204%20pcb%20x%20420.jpg

 

[...] mais duas trilhas DENTRO, totalizando 4 trilhas ou "Layers" .

Paulo, não seria "camadas"?

 

 

 

Abraços.

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Jonny Henrique,

 

Sim, pode chamar também de "camadas" ... é a tradução mais correta para "Layers" ! É que eu costumo dizer "trilhas" justamente para dizer que são trilhas de cobre que fazem as conexões !

 

Eu já havia visto 8 layers, mas 10 layers... uau foi a primeira vez !!!!

 

Acho que é porisso que esses Iphones custam estão caro heheheh !

 

Pena que nossos processos caseiros mal e mal fazem duas façes...  já temos até como montar uma impressora 3D em casa, mas em termos de PCB, não ví nada para processos caseiros com mais layers...

 

Paulo

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@aphawk

 

Amigo, seria legal se tivesse à venda placas cobreadas de dupla face bem fininhas. Assim daria pra trabalhar com elas, tendo somente o cuidado de passar tinta isolante sobre as trilhas e um pouco de cola, daí colocava outra placa por cima ... Mas com as placas que encontramos por aí, não sairia menor que um  mini tijonho, hehe. 

Sem falar que não adiantaria todo esse esforço sem poder utilizar componentes SMD, tendo que recorrer à essas empresas que fazem PCI. 

 

É uma pena que está longe do nosso alcance ! Imagina como seria reduzido o tamanho do projetos caseiros ?  :) Os doidos da internet já estariam fazendo coisas como celulares e afins, seria revolucionário.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Ainda sobre o assunto:

 

ar está carregado de umidade em alguns  períodos do ano.

Algumas placas mãe modernas tem uma proteção adicional em seu PCB e  incorporam uma nova tecnologia chamada Glass Fiber PCB, que repele a umidade e reduz a quantidade de espaço entre fibras, a tecnologia Glass Fiber PCB, faz com que a penetração da umidade seja mais difícilcomparando com PCBs de placas-mãe tradicionaisIsto oferece uma proteção muito melhor para evitar curto-circuito e problemas causados por ambientes úmidos.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

é verdade  eu mesmo montei um circuito em aranha  sem PCB   "um bloqueador de moto via celular" com  um ano de uso  as pernas  dos componentes   tipo  enferrujaram e  perderam  material ela oxidaram  melhor dizendo  mas estava  dentro de uma caixinha   que  entrava  ar apenas  não molhava  nem nada  e  pude ver que  a ação do tempo  coroe  tudo  imaginei que se tivesse aplicado um verniz  teria  durado  mas também pude observar  se me permitirem   ainda   em um determinado projetinho que  trabalha 3 varetas de cobre " eletrodos "dentro da caixa de agua para monitoramento de  nivel  a vareta  terra  fica a maior parte do tempo  dentro  da agua  esta não  se coroe,    mas  a que  fica maior tempo em contato com ar  coroe   assustadoramente com maior velocidade   ja  pensei  ate  em fazer um teste  com   bronze  ou prata  mas deve ser muito  mas caro  veja http://rvrcircuitos.blogspot.com.br/

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Visitante
Este tópico está impedido de receber novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...