Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se
titiopatinhas

Instabilidade no sistema, travamentos e irresponsividade constantes até mesmo rodando via Live CD

Recommended Posts

Tenho um Dell Optiplex 360 (2 GB de RAM (DDR 2), 160 GB SATA, Intel Pentium Dual-Core 2.20 GHz, placa de vídeo offboard ATI Radeon HD 6450).

 

Há uns 3 meses, meu computador começou a apresentar problemas. Quando eu inicializava o Windows, a barra de tarefas não respondia pelo meu mouse, só pelo teclado. Apenas após abrir um programa que necessitava de permissões de administrador para ser executado, ou fazer logoff e logon com o menu Iniciar, só com o teclado, ela começava a responder pelos comandos do mouse.

 

Achei que era algum problema nos arquivos do Windows.

 

Rodei o chkdsk, limpei o registro, exclui arquivos temporarios, limpei o cache do sistema, e o problema persistiu.

 

Rodei o memtest que vem no Windows, e não apareceram problemas.

 

 

Como ando sem tempo para fazer uma formatação completa, deixei isso para lá. Continuei com o problema me atormentando por uns 2 meses e meio, até que, na semana passada, durante uma desfragmentação de disco, minha tela ficou toda colorida e borrada... Toda ela, a não ser o ponteiro do mouse, ficou desfigurada.

 

Como o ponteiro travou, apesar de não ter ficado desfigurado, e o teclado não respondia aos comandos, reiniciei a máquina... Mas não consegui dar o boot pelo disco rígido.

 

Rodei o Ubuntu via Live CD para ver se ele reconhecia o hd. Para a minha surpresa, os mesmos problemas de instabilidade e irresponsividade que eu tinha no Windows também apareceram no Ubuntu, de tal forma que tive que fazer um desligamento forçado.

 

Chequei o setup da BIOS... Aparecia como Unknown o tamanho do disco.

 

Até ai, eu estava até tranquilo. Como eu não tinha equipamento pra fazer testes, era só levar em um técnico e pedir para testar. Como eu fazia um backup de tudo no meu hd externo a cada mês, não tinha perdido muita coisa importante.

 

No outro dia, levei a máquina no técnico. Ele deu um reset na BIOS e testou memória RAM e minha placa de vídeo offboard. Ele disse que ambos não apresentavam problemas, e que o hd era a causa de todos os meus problemas. Quando conectamos um outro hd com sistema operacional instalado, o computador iniciou normalmente.

 

Voltei para casa. Ao chegar, tentei rodar novamente o Ubuntu, já que o técnico havia me dito que o hd (que não está mais na minha máquina) era a causa dos problemas. E, ao iniciar o Ubuntu, adivinha? Uma tela colorida e borrada me apareceu, sumindo após uns 5 segundos e dando lugar à área de trabalho do sistema.

 

Mas isso é o de menos.

 

Os problemas de irresponsividade continuam. Vou dar um exemplo: quando abro o firefox, ele não responde ao meu mouse. Tenho que dar alt+tab, voltar à área de trabalho, retornar ao firefox clicando na barra de tarefas, e clicar em algum menu da barra superior do programa. Ai ele funciona.

 

Às vezes, quando faço um download,  assim como acontecia no Windows, tenho que ficar apertando alt+tab e alternando entre a janela de downloads e a janela principal do navegador. Se não faço isso, apesar de a janela de downloads estar à frente da principal, os comandos do mouse são enviados à janela principal... E a janela de downloads continua na frente!

 

Se eu abro uma  aplicação, seja o terminal, seja o gerenciador de arquivos, ou mesmo o instalador do Ubuntu, o mesmo problema acontece.

 

Agora a pouco mesmo, antes de escrever este post, a instabilidade chegou a tal ponto que a barra superior do firefox continuou aparecendo mesmo depois de eu ter fechado o mesmo. A barra de tarefas do sistema, apesar de destacar os ícones que meu ponteiro apontava, não respondia aos cliques. Só consegui evitar o uso do reinício forçado dando reboot pelo terminal.

 

Quando reiniciei, aquela tela colorida que eu tinha citado voltou a aparecer. Ela sempre aparece... Mas desta última vez ela me chamou a atenção. Dava pra ver perfeitamente um "print" da minha tela no momento do travamento, claro, todo borrado e colorido.

 

Os problemas não aparecem só no Windows ou no Ubuntu, como também na ferramenta de reparação do sistema do Windows, e no dvd de instalação do mesmo.

 

Testei o dvd do Ubuntu que estou usando em outra máquina, e não houve problemas.

 

Então, o que é? RAM? Placa de vídeo? Ou é só colocar um hd novo que resolve? (Lembrando que a máquina está sem hd.)

 

Tenho quase certeza que é RAM, mas não sou perito e não tenho muita experiência em hardware ainda, então resolvi pedir a opinião de vocês. :lol:

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

O técnico te mostrou que não apresentou nada ou apenas falou? Se realmente não apresentou nada lá, pode ser algo referente a energia. 

Você usa algum aparelho pra ligar ele na energia, estabilizador, nobreak, regua ou qualquer outra coisa? As vezes não ta enviando tensão precisa para os componentes. 

Se você liga no 110v, muda a chave pra 220v atrás da fonte e liga no 220v pra testar. Falo isso com base no que o técnico te passou. O vídeo onboard da placa não funciona mais?

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Ele apenas falou, mas é de confiança. Era um amigo, não ganhou dinheiro com o orçamento...

 

No entanto, ele fez o teste de RAM rápido demais. Pedi pra ele testar, e em 5 minutos ele me devolveu o pente e falou que não tinha nada.

 

O vídeo onboard da minha placa funciona se eu tirar a offboard. Ah, mais uma coisa: tive que fazer o reset da BIOS ontem de novo. A placa mãe não tava reconhecendo a offboard. A mesma coisa tinha acontecido pouco antes de eu levar a máquina para o técnico.

 

Vou tirar a offboard e testar como a máquina se comporta. Estou sem internet, posso demorar dois ou três dias para responder.

 

Valeu pela ajuda ^^

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Veja se sua placa mãe possui algum capacitor estufado, e ainda teste seu computador com outra fonte de alimentação.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora





Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas publicações sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×