Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se
Kirlerus

Diminuir Temperatura do Processador Com WC e Pasta Termica

Recommended Posts

possuo uma cpu que esquenta bastante na hora do render , sempre subindo e nunca diminuindo chegando a marca de incriveis 95º na hora de renderização , ja foi revisado e colocaram até pasta termica branca nele , até agora não sabem dizer se tem algum problema com o processador ou se é normal ele esquentar assim . estou pensando em colocar uma pasta termica nele estou em duvida entre a AKAMI 450 e a TUNIQ TX4 PERFORMANCE , para diminuir a temperatura dele , e sabendo que só ela não irá resolver pretendo colocar um WC (H80i) , porém não sei se meu gabinete suporta , pois ele só tem 18,5 cm de largura , se não suportar estarei trocando por um HAF ou um CM 690 II , que eu achei os mais em conta em relação a preço , mas a minha duvida é:

1 - qual das pastas termicas citadas é melhor?

2 - sempre renderizo com 8 núcleos , mas também ja renderizei com 2 para teste , será que é possivel que o WC segure a temperatura dele? , pois meus renders demoram em media de 2 a 6h , e gostaria de deixar ele a noite renderizando e ir dormir sem me preocupar em acordar de noite para pausar e esperar baixar a temperatura.

3 - o topico é mais sobre refrigeração , mas irei aproveitar e citar uma coisa por fora , quero trocar a minha fonte (que não presta) por uma melhor , mas com essa configuração acho que uma de 600w - 650w da , estou pensando na GX-650 da Cooler Master , ou na GS700 da corsair , qual vocês acham mais em conta , se quiser indicar mais alguma fonte , seguido do porque tudo bem.

PS : as pastas termicas são as unicas que tenho acesso a base de prata na minha cidade

http://www.ibyte.com.br/computador-ibyte-nitro-i2gw8l-intelr-coretm-i7-3770-3-4ghz-8gb-1tb-dvd-windows-8.html

Configuração :

Processador : I7 2600

Placa Mãe : GA-B75M-D3H

Placa de video : GTX 650

Memoria : 8 GB

HD : 1 TB

Fonte 500 W Goldentec

Gabinete : Não esxiste modelo , é fabricado pela propria empresa

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites

Segundo a Intel seu I7 2600 possui TDP (Capacidade de dissipação térmica) de 95w e temperatura máxima segura de operação de 72,6°C.
Isso não é problema do processador, é consequência do uso. Quanto maior a exigência, maior o aquecimento.

1 - Se pretende mesmo gastar em uma pasta térmica de alta performance, vá de Arctic Silver 5.

http://www.kabum.com.br/produto/27564/pasta-termica-arctic-silver-5-35g-asa535rt

2 - Sim o H80i vai segurar bem as temperaturas, porém como se trata de renderizações que utilizam muito poder de processamento, talvez

o ruído produzido vá incomodar um pouco. Claro que na versão "i" você pode usar o Corsair Link para balancear entre silêncio e desempenho.
Sem dúvida é um excelente cooler mas vale ressaltar que ele usa um radiador de 120mm, portanto certifique-se que seu gabinete possui saídas com essa metragem.

3 - Sua configuração consome cerca de 250w, sendo recomendada uma fonte de 300w.

https://www.balaodainformatica.com.br/Produto/49984/?parceiro=google&gclid=CJ28tPWHor8CFSwS7AodunkAyQ

Este modelo de 430w atende com grande tranquilidade e uma enorme margem de segurança.

Caso queria maiores detalhes passe no setor de fontes e energia.

Sobre o gabinete, o Haf 912 é uma excelente opção, além de ser bem refrigerado é bem mais barato que o 690 II da Cooler Master.

https://www.guerradigital.net/gabinetes/cooler-master/cooler-master-haf-912-black-black-rc-912-kkn1.html

É importante dizer que, além de um cooler com bom desempenho é de extrema importância a instalação de fans auxiliares no gabinete para promover a circulação

de ar.
Ao menos 2 fans sendo uma na parte frontal injetando ar frio e uma na parte traseira ou superior retirando ar quente.

No caso da aquisição do Haf 912, o mesmo já vem com 2 fans instaladas nas posições citadas acima.

Abraço

Compartilhar este post

Link para o post

o meu processador é o 2600 normal , o fato de ele chegar a temperaturas proxima dos 100º me preocupa um pouco 

1 - porque a Artic Silver 5 seria melhor que as 2 outras pastas ja citadas?

2 - eu ja estou de olho nesse WC ja faz algum tempo

3 - tem certeza que uma fonte de 300 aguenta? , sendo que o requisito minimo de fonte da placa de video é de 400W

sobre as fans auxiliares , eu não pretendo deixar elas de fora não , pretendo colocar no minimo umas 4 , mas isso eu tenho que ver direito , e sobre o CM eu achei ele bem mais bonito que o HAF 912 , e com mais suporte de refrigeração , porém é bem mais caro , isso tudo tem que ser avaliado no papel , e outra , estou pensando na possibilidade de colocar um SSD de 60 ou 120 GB , só para colocar o windows e programas que eu mais uso no meu trabalho , será que vale a pena mesmo o investimento nesses SSD's?

Compartilhar este post

Link para o post

o meu processador é o 2600 normal , o fato de ele chegar a temperaturas proxima dos 100º me preocupa um pouco 

1 - porque a Artic Silver 5 seria melhor que as 2 outras pastas ja citadas?

2 - eu ja estou de olho nesse WC ja faz algum tempo

3 - tem certeza que uma fonte de 300 aguenta? , sendo que o requisito minimo de fonte da placa de video é de 400W

sobre as fans auxiliares , eu não pretendo deixar elas de fora não , pretendo colocar no minimo umas 4 , mas isso eu tenho que ver direito , e sobre o CM eu achei ele bem mais bonito que o HAF 912 , e com mais suporte de refrigeração , porém é bem mais caro , isso tudo tem que ser avaliado no papel , e outra , estou pensando na possibilidade de colocar um SSD de 60 ou 120 GB , só para colocar o windows e programas que eu mais uso no meu trabalho , será que vale a pena mesmo o investimento nesses SSD's?

Equívoco de minha parte em ter colocado o "K" na descrição, os dados são todos do i7 2600. Informação editada.

1 - Por questão de desempenho. A Arctic silver custa o mesmo que a Tx4, sendo superior.

Eu particularmente não vejo nenhuma vantagem em gastar tanto em uma pasta térmica, ainda mais se tiver um cooler tão potente como o H80i.

O benefício é muito pequeno visto o valor investido. A diferença entre a Implastec que custa 5 reais e a Arctic que custa 30,00 é de apenas 4°. Claro

que isso é uma escolha pessoal, se você não se apega ao quesito custo x benefício vale a pena sim.

Veja você mesmo nos comparativos.

https://www.clubedohardware.com.br/artigos/Comparativo-de-Pastas-Termicas-Marco-2011/2192/5

https://www.clubedohardware.com.br/artigos/Comparativo-de-Pastas-Termicas-Fevereiro-2012/2472/5

2 - Sim é um excelente cooler, pode comprar despreocupado.

3 - 300w é o recomendado para sua configuração, a fonte citada possui 430w. Segura com folga Vga. Vale lembrar que o importante não é potência, mas

sim eficiência.

https://www.clubedohardware.com.br/artigos/Teste-da-Fonte-de-Alimentacao-Corsair-CX430/2186

Os 2 modelos vem com fans auxiliares, porém ambos são boa opções. Vai depender de quanto você deseja investir.

Creio que estamos fugindo um pouco do assunto da sessão. Deixemos este para a área devida afim de mantermos a organização e evitarmos transtornos.

Abraço

Compartilhar este post

Link para o post

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas publicações sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais