Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Posso alterar arquivo de cabeçalho no CCS


Posts recomendados

Boa tarde galera do CDH.. seguinte...

 

estou fazendo um circuito que usará somente um canal AD, como disponho de varios 16F76 (28 pinos) 5 canais analog. vou usar ele mesmo... ai que está o problema..

 

na configuração do CCS não consigo usar somente o pino A0 (canal AD 0) tenho que configurar mais de um.. o CCS nao aceita...

 

lendo o arquivo do pic 16f76.h vi que está descrito na parte ADC os canais.. então queria saberse é possivel mudar para usar somenete o canal AD A0 deste pic e nao ter que configurar o A0 A1 e A3 ...

 

segue fragmento do arquivo do pic..

/ Constants used in SETUP_ADC_PORTS() are:#define NO_ANALOGS                            7   // None#define ALL_ANALOG                            0   // A0 A1 A2 A3 A5   #define AN0_AN1_AN2_AN4_VSS_VREF              1   // A0 A1 A2 A5 VRefh=A3              #define AN0_AN1_AN3                           4   // A0 A1 A3// aqui nesta linha só consigo configurar 3 canais !! tem como mudar só para o A0#define AN0_AN1_VSS_VREF                      5   // A0 A1 VRefh=A3 #define ANALOG_RA3_REF         1         //!old only provided for compatibility#define RA0_RA1_RA3_ANALOG     4         //!old only provided for compatibility#define RA0_RA1_ANALOG_RA3_REF 5         //!old only provided for compatibility   

o A1 e A3 usarei para outras funções!!! por isso nao podem ser analogicos....

 

Att.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Leia o manual, que se o CCS C não permitir, por meio da lib, vai permitir por programação.

:eek: Ops!

Li o manual (só uma pequena parte do ADC).

O menor número de pinos possíveis, quando se usa o ADC, ocorre em duas situações (e são três pinos);

RA0, RA1 e RA3 analógicos (Vref = Vcc) e

RA0 e RA1 analógicos e RA3 como Vref.

MOR_AL

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@MOR então caro amigo.. é justamente isso que eu queria saber... se posso mudar o arquivo .h do pic 16F76 para trabalhar com somente o A0 analogico?? tipo alterar esta linha:

#define AN0_AN1_AN3                           4   // A0 A1 A3

colocar tipo

 

#define AN0            e aqui algum outro numero no lugar do 4 ( que correspondesse somente ao A0)

 

att 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Estive pensando mais um pouco.

Talvez você possa compartilhar esses pinos no tempo.

Ao precisar medir uma tensão analógica, configure o ADC e use, por exemplo, RA0 como entrada. Os outros dois pinos não serão usados neste momento, então, como estarão configurados como entrada, é bom haver algo como resistores de pull up ou pull down, ou algo que permita que o pino não fique flutuante.

Logo após efetivar a medida, retorne à configuração do ADC desabilitado, para poder usar os outros pinos (no exemplo RA1 e RA3) para o que você deseja. Não esqueça de configurar também se RA1 e RA3 ficarão como entrada ou saída digital.

MOR_AL

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Visitante
Este tópico está impedido de receber novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...