Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se
Giorgio Ferreira Moraes

230V 50Hz para 220V 60Hz - Dúvida

Recommended Posts

Olá a todos.

A minha questão é a seguinte: comprei um toca-discos recentemente e quando o recebi, vi que a fonte é 230V 50Hz (apesar de o site onde comprei definir o produto como sendo bivolt  :( ). Quero saber se há algum conversor que me permita usa-lo aqui no Brasil (a energia na minha cidade funciona em 220V). A sorte é que caso não seja possível encontrar tal conversor, ainda estou dentro do prazo de devolução do produto e consequente cancelamento da compra.

Grato pela atenção. :)

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites

A diferença de 220 para 230 Volts é não significativa e pode ser usado em 220 Volts..

O maior problema pode ser a questão dos 50/60 Hz..

Se o motor desse toca discos for baseado na frequência da rede vais ter problemas com a rotação do mesmo. Se o motor for de corrente contínua e eletronicamente controlado não terá nenhum problema..

Desse modo fica difícil, sem saber desses dados, emitir uma análise definitiva..

Quanto a um conversor de frequência, sim é possível,  mas talvez possa custar mais doe que o próprio toca-discos..

Compartilhar este post

Link para o post

Bom dia, Faller. Pois é. Conversando com um amigo meu que trabalha na área de eletricidade e som, cheguei à conclusão que se eu plugar uma fonte padrão brasileiro no aparelho ele vai funcionar numa boa, pois não há indicação alguma que especifique que ele funcione SOMENTE em 50Hz.

O toca discos veio com uma fonte dessas genéricas, tipo as que ligamos em notebooks, etc. Tentarei colocar dois links com fotos da fonte pra você dar uma olhada. E na parte de trás do aparelho tem a seguinte indicação: DC 9V IN. A marca do aparelho é Crosley (não é grande coisa pelo que dizem. Mas como tenho alguns vinis, quero ouvi-los. E o preço tava bom :D )

https://www.flickr.com/photos/aondeoventofazacurva/14550135472/

https://www.flickr.com/photos/aondeoventofazacurva/14550142272/

Desde já eu agradeço demais pela atenção!!! :music:

Compartilhar este post

Link para o post

Se na entrada do toca discos a tensão já é DC, 9 Volts como citastes, não terá o menor problema com essa ou outra fonte qualquer de 9 Volts que mantenha a mesma polaridade, que pode ser observada em figuras desse tipo dai:

Polaridadedasadadoeliminadordepilha.jpg

Note, pelo desenho, que o da esquerda tem o positivo no centro e o da direita tem o negativo no centro.

Nisso a fonte tem de casar com a polaridade do toca discos.. E também na tensão de trabalho, bem como a corrente que ela fornece tem de ser maior ou igual aquela que o toca discos pede..

Compartilhar este post

Link para o post

Uhmm, certo. Segue o link de uma foto mostrando a parte de trás do aparelho. Se eu comprar uma fonte bivolt padrão nacional, terei apenas de observar a polaridade e a questão dos 9V no output, correto?

https://www.flickr.com/photos/aondeoventofazacurva/14367306440/

Compartilhar este post

Link para o post

Uhmm, certo. Segue o link de uma foto mostrando a parte de trás do aparelho. Se eu comprar uma fonte bivolt padrão nacional, terei apenas de observar a polaridade e a questão dos 9V no output, correto?

https://www.flickr.com/photos/aondeoventofazacurva/14367306440/

A polaridade, a tensão e a corrente de saída, que no seu caso teria que ser maior ou igual a 400mA.

Abraço.

Compartilhar este post

Link para o post

Faller e Felipe285...

Muito obrigado pelas explicações e pela atenção. Tudo resolvido e funcionando. Nem precisei recorrer a uma fonte bivolt. Fiz o teste usando a fonte em 230V que veio junto com o produto e estou sendo feliz demais ouvindo meus discos :D

• Curtir 1

Compartilhar este post

Link para o post

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas publicações sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais