Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Recommended Posts

Bom dia! Por favor me ajudem, o computador da minha mãe estava funcionando normalmente, segundo ela der repente ele desligou sozinho, ela tentou ligar várias vezes e depois de um tempo ele ligou, funcionou normal 15 minutos e desligou novamente e agora não liga mais de forma nenhuma. Olha o que já fiz:

Testei outra fonte, limpei a memória com borracha, limpei o cooler e todos os outros componentes, testei o cabo de energia e nada. Quando ligo não acende nenhum led na placa mãe, o que poderá estar acontecendo?

Muito obrigado.

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites

Bom dia, antes de mais nada mande a configuração completa: placa mãe, processador,placa de vídeo(se tiver) e marca e potencia do fonte.Uma dúvida: tem como medir o fonte para ver as tensões dos cabos de alimentação?( precisa de um amperímetro). Se não acecende nada a fonte deve ser a origem do problema, mas pode ser na placa mãe também. Se puder emprestar um fonte vai poder tirar a dúvida mais fácilmente.

Compartilhar este post

Link para o post

Bom dia, antes de mais nada mande a configuração completa: placa mãe, processador,placa de vídeo(se tiver) e marca e potencia do fonte.Uma dúvida: tem como medir o fonte para ver as tensões dos cabos de alimentação?( precisa de um amperímetro). Se não acecende nada a fonte deve ser a origem do problema, mas pode ser na placa mãe também. Se puder emprestar um fonte vai poder tirar a dúvida mais fácilmente.

Amigo eu sou iniciante então desculpe se minha pergunta parecer *****, mas como eu faço para encontrar estes dados sem ligar o computador? O computador tem uns 6 anos de uso ela não tem mais a documentação de compra, se eu abrir e olhar nas peças encontro essas informações? Eu tenho um amperímetro, só não sei usar. :(

Compartilhar este post

Link para o post

Abrindo o gabinete dá para ver todas as informações( menos o processador, mas não é importante). Tire o PC da tomada ao fazer isso.Para facilitar tire umas fotos e faça o download e poste no sitehttps://imageshack.com/ ( use a macro da câmera para melhorar a nitidez das fotos) dos seguintes itens: chapa de identificação do fonte e a placa mãe (deve estar perto do logo do fabricante(ASUS,GIGABYTE<FOXCONN,etc). pelo sintoma deve ser o fonte, mas para testar o fonte usando o multímetro é fácil.

PS: tome o cuidado de testar se a bateria desse multímetro está boa- é de 9 V

Pegue o multímetro e coloque os cabos nas corescertas( deve ser preto e vermelho). Ajuste para medir a tensão de corrente contínua deve ter a letra "V" e um traço em cima de 3 pontinhos( normalmente tem escalas tais como 200m,2000mm(2V),20,200,500. Coloque na escala de 20 que é o indicado( o fonte apresenta cabos de +- 5V, e +-12V). Coloque as pontas e veja a leitura. Pode treinar com uma bateria tipo palito comum( que dá entre 1,2 e1,5V)

Compartilhar este post

Link para o post

Amigo desculpe a demora em responder, estava no interior e só voltei hoje. A placa mãe é fc gigabyte ga-945gzm-s2 e a fonte é icmex px-350 max 220w (testei e essa fonte está queimada). O multimetro está ok. Acontece que testei com outra fonte que eu tinha aqui e que estava funcionando normalmente e quando conectei fedeu queimado e queimou minha outra fonte. A outra fonte que testei era a CT-2045S max 450w. O que será que está acontecendo? Obrigado desde já.

Compartilhar este post

Link para o post

Defeito na tomada ou estabilizador, verifique a tensão que esta saindo da tomada da parede e joga o estabilizador no lixo e compre um filtro de linha ou um no-breack.

Compartilhar este post

Link para o post

Defeito na tomada ou estabilizador, verifique a tensão que esta saindo da tomada da parede e joga o estabilizador no lixo e compre um filtro de linha ou um no-breack.

A tomada e o estabilizador estão ok. A placa mãe ou o processador poderiam estar causando o curto?

Compartilhar este post

Link para o post

A sua placa mãe pode entrar em curto mas o processador não.

E mesmo a placa mãe estando em curto, ela não vai queimar sua fonte, mas como voce afirma que o estabilizador e a tomada estão ok, então aconselho a você levar o pc a uma assistência técnica.

Troque a bateria da placa mãe. o tempo de vida útil desta bateria é de dois anos e o pc de sua mãe já tem 6 anos.

Tenho dois computadores ligados quase que direto sem estabilizador ha mais de 7 anos (estão ligados num filtro de linha). O pc não precisa de estabilizador, na placa mãe existem vários componentes que fazem o serviço do estabilizador. você precisa é de um filtro de linha ou um no-breack.

Por que um filtro de linha?. Geralmente um filtro de linha recebe uma energia de até 127 volts, se ultrapassar esses 127 volts, o fusível queima e automaticamente corta a energia que com certeza queimaria sua fonte ou até os capacitores de sua placa mãe. Já o estabilizador fica oscilando entre 80volts até 127volts, mas quando recebe uma carga maior geralmente o fusível não queima deixando passar o escedente causando danos nos componentes da fonte e com isso afetando também a placa mãe.

Compartilhar este post

Link para o post

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas publicações sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais