Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Problemas após queda de energia.


Posts recomendados

Bom dia a todos.

 

Estou com um problema em minha máquina. Ela é um modelo um pouco antigo, mas mesmo assim até hoje está dando para o gasto.

 

Aconteceu uma queda de energia e antes da queda ocorrer o meu computador estava ligado, com a queda tudo foi desligado e consequentemente o computador também. Quando a energia voltou, notei que ele estava muito lento.

 

Segue as configurações:

 

WINDOWS XP SP3

Placa mãe ASUS P5KPL/1600 (Socket 775)

4GB DE RAM (DDR2)

Placa de vídeo: Geforce 9600 GT

HD 360 GB

PROCESSADOR intel Core 2 Duo E7400

VIA High Definition Audio

 

Suspeito que o Processador esteja morrendo ou um das Rams esteja morta. Mas o computador acusa que todas estão funcionando e consegui usar o máximo de memória disponível.

 

O que eu notei foi o seguinte. Quando eu liguei ele, ele demorou um pouco mais de tempo até carregar tudo. O led do monitor piscou umas três vezes e só então ligou, e esse processo acontece todas as vezes que eu ligo.

 

Outra coisa que eu reparei é que os jogos como World of Warcraft que rodavam a 40fps~50fps, não passam mais de 15. League of Legends que rodava a 60 fps, não passa de 15. Dota 2 não passa de 10.

 

Será que devo aposentá-lo ou ainda tem como eu arrumar?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

O que eu notei foi o seguinte. Quando eu liguei ele, ele demorou um pouco mais de tempo até carregar tudo. O led do monitor piscou umas três vezes e só então ligou, e esse processo acontece todas as vezes que eu ligo.

 

Com a queda de energia pode ter danificado alguma peça tipo a memória RAM, retire com cuidado, passe uma borracha branca escolar e macia nos contatos (n deixe nenhum vestígio de borracha e retire* a estática corporal) ou troque de slot. Esta placa-mãe tem vídeo onboard? Se tiver habilite e retire a placa de vídeo (limpe os contatos também). Se possível reset o BIOS retirando a bateria (moeda) por alguns instantes. Usa estabilizador, no-break? Verifique a temperatura da placa de vídeo.

 

Obs> outro problema com queda de energia é que pode desestabilizar o sistema operacional, desconfigurando-o, deixando instável. Repare o sistema ou use o comando chkdsk /r em iniciar/cmd (modo administrativo). Atualize os drivers de vídeo.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Com a queda de energia pode ter danificado alguma peça tipo a memória RAM, retire com cuidado, passe uma borracha branca escolar e macia nos contatos (n deixe nenhum vestígio de borracha e retire* a estática corporal) ou troque de slot. Esta placa-mãe tem vídeo onboard? Se tiver habilite e retire a placa de vídeo (limpe os contatos também). Se possível reset o BIOS retirando a bateria (moeda) por alguns instantes. Usa estabilizador, no-break? Verifique a temperatura da placa de vídeo.

 

Obs> outro problema com queda de energia é que pode desestabilizar o sistema operacional, desconfigurando-o, deixando instável. Repare o sistema ou use o comando chkdsk /r em iniciar/cmd (modo administrativo). Atualize os drivers de vídeo.

 

Olá EdgarPereira.

 

Eu limpei os pentes e troquei de slot. Continuou a mesma coisa. A placa mãe não tem vídeo onboard.

 

Resetar a bios fará com que eu formate o computador? Ou é apenas eu tirar e colocar a bateria e ligar novamente? Uso estabilizador.

 

A temperatura da placa de vídeo está ok.

 

Ainda não utilizei o utilitário chkdsk. Estou pensando em formatar e instalar o WIN 7, já que não formato esse computador tem cerca de dois, quase três anos.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Resetar a bios fará com que eu formate o computador?

 

Não.

O que é BIOS?

http://windows.microsoft.com/pt-br/windows/bios-faq#1TC=windows-7

 

Ou é apenas eu tirar e colocar a bateria e ligar novamente?

 

Isso mesmo. Só retirar por alguns instantes e colocar novamente (na mesma posição). Mas isso terá de tirar o cabo de energia da tomada para n ter problemas.

 

Uso estabilizador.

 

Experimente ligar na tomada temporariamente para ver se nota alguma diferença, pois o mesmo só prejudica o funcionamento da máquina.

 

Ainda não utilizei o utilitário chkdsk. Estou pensando em formatar e instalar o WIN 7, já que não formato esse computador tem cerca de dois, quase três anos.

 

Experimente este comando sugerido, pode resolver, ou até mesmo reparar o sistema. Mas se quer formatar, também é uma opção, mas faça suas cópias

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

 

 

 

Não.

O que é BIOS?

http://windows.microsoft.com/pt-br/windows/bios-faq#1TC=windows-7

 

Isso mesmo. Só retirar por alguns instantes e colocar novamente (na mesma posição). Mas isso terá de tirar o cabo de energia da tomada para n ter problemas

 

Vou fazer esse teste em alguns instantes.

 

 

 

 
Experimente ligar na tomada temporariamente para ver se nota alguma diferença, pois o mesmo só prejudica o funcionamento da máquina.

 

Não vou fazer esse teste, depois da queda de energia eu estou com um pouco de medo. Se eu pudesse eu ligaria um filtro de linha no estabilizador, um estabilizador no no-brek e ai sim as peças no nobreak HAHAHA.

 

 

 

Experimente este comando sugerido, pode resolver, ou até mesmo reparar o sistema. Mas se quer formatar, também é uma opção, mas faça suas cópias

Está na lista para testes.

 

 

Agora vamos aos acontecimentos.

 

Descartei a possibilidade do problema ser na placa de vídeo

 

Motivos.

 

-Roda World of Warcraft (mesmo com 15 de fps)

Se fosse na placa eu não conseguiria fazer nada.

 

Descartei a possibilidade do problema ser na placa mãe.

 

-Realizei um teste do programa que eu baixei no site da Intel e o mesmo acusou que estava tudo ok.

 

Descartei a possibilidade de ser problema nas RAMS

 

-Todos os programas reconhecem elas, independente da troca de ordem. Eu consigo utilizar 3GB de RAM tranquilamente.

 

Suspeitas

 

1- Problemas no SO.

 

Vou testar o Chkdsk

 

Vou formatar no sábado e instalar o WIN7

 

Tentarei uma restauração de Sistema.

 

2- Fonte

 

Não sei se existe algum teste virtual para ver se a fonte está boa ou não, mas se tudo isso está errado, é a unica opção que resta. Andei pesquisando e parece que um sujeito teve um problema parecido com o meu e foi só trocar a fonte que o problema dele resolveu.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Consegui sanar o problema.

 

SOLUÇÃO: Resetar a BIOS. 

 

Após eu ter resetado a BIOS e ter configurado tudo novamente, o computador ficou mais rápido que o normal. Eu também realizei o CHKDSK, mas não vou deixar de formatá-lo no sábado.

 

Aparentemente está tudo ok. O WoW voltou a ficar com o numero de FPS, assim como os outros jogos.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Consegui sanar o problema.

SOLUÇÃO: Resetar a BIOS. 

Após eu ter resetado a BIOS e ter configurado tudo novamente, o computador ficou mais rápido que o normal. Eu também realizei o CHKDSK, mas não vou deixar de formatá-lo no sábado.

Aparentemente está tudo ok. O WoW voltou a ficar com o numero de FPS, assim como os outros jogos.

 

Que bom. Problema resolvido. Pode esperar tudo de uma queda de energia, pois trata-se de um desligamento iminente/inesperado. Sobre o estabilizadores, não sei se já leu nesse tópico explicando sobre:

 

Razões pelas quais os estabilizadores atrapalham a fonte do PC

 

obs> continue testando o pc em caso de alguma eventualidade antes de marcar como resolvido ou como achar melhor ;)

 

Att

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Visitante
Este tópico está impedido de receber novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...