Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

SSD+HDD numa mesma partição


Ir à solução Resolvido por misterjohn,

Posts recomendados

Bom dia. Ontem me deparei com um Notebook Asus qual possuía um SSD de 20Gb +HDD de 750 gb. Ao olhar as partições vi que não tinha uma partição separada fazendo referência ao SSD. Pelo que entendi, e também pelo desempenho da instalação dos programas imagino que o SSD e uma parta de HDD estejam particionado como unidade C.

Isso pode ser feito? Eu consigo fazer isso com o DVD de instalação do Windows 8 ou preciso de um aplicativo diferente?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Verifique a situação dos discos/partições em iniciar> bd em computador> cliquem em gerenciar> na coluna a esquerda gerenciamento de disco; é impossível ter duas unidades como disco C.

Continuando minha pesquisa li que em alguns casos o SSD fica apenas como cache de arquivos. Não seria esse o caso?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Olá.

 

Na central de downloads para Windows 8 encontrará em utilidades, o arquivo para colocar o SSD como cache, o que não tem nada a ver com o Intel Rapid Storage, pois o SSD deste notebook é da Condusiv e usa a tecnologia deles, aliás, podem verificar depois que instalarem o programa, na pasta de instalação vai ter um arquivo ReadMe.txt que fala que ele também é usado no Windows 7. Abaixo mostro como fazer para o download do programa da Condusiv que vai deixar o seu SSD como cache.

Entre no site da Asus, digite o modelo do notebook (S46CA, no meu caso), vá até downloads e escolha a opção paraWindows 8 x64, vá em Utilidades e baixe o primeiro arquivo que ver sobre ExpressCache.

Depois que baixar o arquivo, descompacte e instale-o normalmente, reinicie o computador. Seu computador não vai estar com o cache habilitado ainda, você deve seguir esses passos para habilitar:

  • 1 - Vá em iniciar e digite "cmd" (esse e outros comandos devem ser digitados sem aspas) e execute como administrador;
  • 2 - Digite "diskpart" e pressione enter;
  • 3 - Digite "list disk" e pressione enter;
  • 4 - Veja qual é o número do seu SSD, por exemplo, se for disco 0, digite "select disk 0" (troque o número caso seu SSD não for esse, não segue um padrão, pode ser o 1, 2...);
  • 5 - Digite "clean" e pressione enter.
  • 6 - Digite "exit" e pressione enter.

    Não saia do prompt de comando, agora, faça isso:

  • 1 - Agora nós vamos entrar no diretório onde o programa foi instalado, pelo prompt, digite "cd C:Program FilesCondusiv TechnologiesExpressCache"

  • 2 - Digite "ECCmd -partition" (isso diz para que o ExpressCache use todo o disco como uma partição de cache),reinicie o computador.
  • 3 - Está pronto! Para confirmar o se está tudo funcionado corretamente, vá no propmt de comando e digite "ECCmd -info", e as informações do disco aparecerão.

Fonte: http://forum.techtudo.com.br/perguntas/77450/como-recriar-particao-ssd-em-cache-original-de-fabrica/116318

 

Espero que funcione para ti. ;)

 

Ps: Caso seu Hibrido seja Intel, utilize intel rapid start technology manager e intel rapid storage technology.

 

Abraço

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Há diferença entre Disco rígido + SSD como cache (separados) e HD híbrido.

 

Discos híbridos são uma mistura de um HD com um SSD, combinando os pratos magnéticos e ampla capacidade dos HDs com um SSD veloz mas de pequena capacidade em uma única unidade. Estes discos monitoram os dados que são lidos do HD, e armazenam uma cópia dos arquivos acessados mais frequentemente no SSD. Na próxima vez em que eles forem necessários, serão lidos do SSD, com um desempenho muito maior

Algumas das vantagens dos discos híbridos incluem o baixo custo, alta capacidade e facilidade de gerenciamento. Eles costumam custar um pouco mais que um HD tradicional, mas bem menos do que uma unidade de estado sólido.

 

Como o volume de cache é oculto do sistema operacional e gerenciado automaticamente, os usuários não precisam ficar escolhendo o que vai no SSD e o que vai no HD. O tempo de boot é reduzido, e a capacidade é equivalente à de um HD tradicional, e devido ao fato de que dependem de software para funcionar, podem ser um pouco mais difíceis de configurar. 

 

Fonte: http://pcworld.com.br/dicas/2013/01/24/hd-ssd-ou-disco-hibrido-qual-o-melhor-para-voce/

 

Ou seja, é gerenciado pela controladora do próprio disco/ programa proprietário.

 

Edit: Respondendo sua pergunta, você pode descobrir pelo modo que o @misterjohn indicou, ou pelo gerenciador de dispositivos do windows (Painel de controle > Gerenciador de dispositivos > Unidades de disco. 

 
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Solução

SSD é um dispositivo composto de memória flash http://images.eurogamer.net/2012/articles//a/1/4/4/8/4/5/4/InsideanSSD.jpg.jpg ao passo que HD contém o disco metálico rotativo http://images.eurogamer.net/2012/articles//a/1/4/4/8/4/5/4/hard_drive.jpg.jpg ambos tem a mesma função seja para instalar o sistema operacional ou não. Desta feita nem o disco denomidado C, D ou qualquer outra letra atribuída pelo Windows não pode ter parte em um driver e parte em outro.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Visitante
Este tópico está impedido de receber novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...