Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Recommended Posts

De uns dias pra cá notei que o fórum está terrivelmente lento para acessar. Não mudei nenhuma configuração do sistema, nem do navegador, e todos outros sites abrem normalmente.

Só comigo que isso está acontecendo?

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites

@Amarildo Junior o problema é realmente do nosso lado. Há dois problemas:

1. O servidor de banco de dados do fórum estava sobrecarregado, nós fizemos ontem de madrugada um upgrade da memória para 64 GiB e isso aparentemente ajudou. Ainda faltam fazer ajustes finos para aproveitar essa memória extra, o que devo estar fazendo hoje de madrugada.

2. O servidor web está sobrecarregado de forma não usual e estou investigando o motivo. Ainda não tenho nenhuma conclusão a esse respeito, mas estou fazendo alguns testes.

Por favor, mantenha-me informado através deste tópico sobre o desempenho do fórum, obrigado!

• Curtir 1

Compartilhar este post

Link para o post

Algumas páginas ainda abrem como painel de controle, mensagens e esse tópico aqui.

Outros como este aqui ficam carregando e não abrem. A primeira vez apareceu erro 504 bad gateway. Agora demorou mas abriu.

• Curtir 1

Compartilhar este post

Link para o post

Aparentemente está resolvido, mas só vamos descobrir em horários de pico.

Compartilhar este post

Link para o post

Bem, eu converti o banco de dados de MyISAM para InnoDB, o que deve aumentar o desempenho no acesso ao banco de dados. Mas só mesmo no horário de pico para saber se há modificações extras a serem feitas. Por favor, mantenham-me informado! Abraços.

Compartilhar este post

Link para o post

Aparentemente os ajustes que eu fiz (além do aumento na RAM do servidor MySQL) resolveram o problema. Por favor, mantenham-me informados caso o problema volte a ocorrer. Obrigado!

• Curtir 1

Compartilhar este post

Link para o post

Gabriel, aqui o fórum está terrivelmente lento, mas não é no carregamento da pagina e sim no tempo de resposta.

Toda vez que clico em uma parte do fórum demora para a pagina ser redirecionada. Fora que eu já recebi vários gateway's do forum. Não teria algo haver com o servidor??

• Curtir 1

Compartilhar este post

Link para o post

Aqui ficou lento por uns 5 minutos mas parece que normalizou.

Compartilhar este post

Link para o post

@Ne0n aparentemente é um problema na rota entre a sua casa e os nossos servidores, pois aqui para mim está um foguete.

Inclusive, estamos usando um sistema CDN ("gateway") chamado Cloudflare (mais um upgradezinho que fizemos na semana passada para aumentar o desempenho no acesso aos nossos servidores), que diminuiu sensivelmente a latência. Tradução: esse sistema é um servidor de cache entre os usuários e os nossos servidores localizado no meio do caminho, fazendo com que o ping (latência) entre a maioria dos usuários tenha caído de 250 ms para apenas 20-25 ms. Então era para o fórum estar respondendo "a jato".

As mensagens de erro do CDN (que você chama de "gateway") normalmente indicam de forma detalhada onde está o problema. Como você não postou a mensagem exatamente, fica difícil uma análise, pois cada mensagem de erro é diferente e personalizada para a sua condição em particular. Uma tela capturada nos ajudaria muito.

Para um teste mais aprofundado, sugiro um traceroute. Siga o que está explicado aqui:

http://forum.clubedohardware.com.br/topic/594089-f%C3%B3rum-lento-ou-fora-do-ar-o-que-fazer/

Mas, resumindo, rode: tracert forum.clubedohardware.com.br e veja os tempos e se não há nenhum asterisco, o que indica que algum roteador no meio do caminho está com problemas.

Espero que essas informações te ajude. As suas informações também ajudaram, mas eu particularmente acho que é um problema temporário na rede do meio do caminho, pois eu consigo acessar sem problemas.

• Curtir 1

Compartilhar este post

Link para o post

@Ne0n aparentemente é um problema na rota entre a sua casa e os nossos servidores, pois aqui para mim está um foguete.

Inclusive, estamos usando um sistema CDN ("gateway") chamado Cloudflare (mais um upgradezinho que fizemos na semana passada para aumentar o desempenho no acesso aos nossos servidores), que diminuiu sensivelmente a latência. Tradução: esse sistema é um servidor de cache entre os usuários e os nossos servidores localizado no meio do caminho, fazendo com que o ping (latência) entre a maioria dos usuários tenha caído de 250 ms para apenas 20-25 ms. Então era para o fórum estar respondendo "a jato".

As mensagens de erro do CDN (que você chama de "gateway") normalmente indicam de forma detalhada onde está o problema. Como você não postou a mensagem exatamente, fica difícil uma análise, pois cada mensagem de erro é diferente e personalizada para a sua condição em particular. Uma tela capturada nos ajudaria muito.

Para um teste mais aprofundado, sugiro um traceroute. Siga o que está explicado aqui:

http://forum.clubedohardware.com.br/topic/594089-f%C3%B3rum-lento-ou-fora-do-ar-o-que-fazer/

Mas, resumindo, rode: tracert forum.clubedohardware.com.br e veja os tempos e se não há nenhum asterisco, o que indica que algum roteador no meio do caminho está com problemas.

Espero que essas informações te ajude. As suas informações também ajudaram, mas eu particularmente acho que é um problema temporário na rede do meio do caminho, pois eu consigo acessar sem problemas.

Obrigado por responder Gabriel,

O erro era 502 Bad gateway. Acredito que a causa não era aqui, pois outros sites entravam normalmente. Fora que eu tinha feito o tracert antes de postar, e o resultado continha vários asteriscos com tempo esgotado(timeout). Dai pensei que o problema fosse "com vocês".

Mas de qualquer forma agora voltou ao normal e as paginas estão abrindo normalmente.

Compartilhar este post

Link para o post

@Ne0n não sei se você sabe, mas o caminho da sua casa até sites da internet varia. Para cada site, um caminho diferente pode ser usado. Por isso, o fato de nosso site não estar abrindo e outros estarem não quer dizer que o caminho até o nosso site esteja bom (muito pelo contrário, justamente indica um problema no caminho). Os asteriscos no traceroute indicam justamente isso: que o roteador indicado está fora do ar ou congestionado. Esses roteadores do meio do caminho NÃO são de nossa responsabilidade, mas sim das empresas de telecomunicações existentes que formam o backbone da internet. Ou seja, quando há esse tipo de problema, não há nada que a gente possa fazer (a não ser esperar).

A mensagem de erro que você menciona indica que o caminho entre a Cloudflare e os nossos servidores está com algum problema. Eu vou ver se personalizo essas mensagens, pois apesar de elas estarem bem explicadas inclusive com diagramas, aparentemente o pessoal não sabe ler inglês.

De qualquer forma, era erro temporário e está tudo resolvido, pelo menos em relação a esse problema de rota.

Compartilhar este post

Link para o post

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas publicações sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais