Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Circuito de controle para caça niquel (Sistemas Digitais)


Posts recomendados

Fala galera, beleza?

 

Estou montando um circuito (no Quartus II) para simular uma máquina caça níquel, mas não consigo achar uma solução para controlar a máquina.

 

As "regras" são as seguintes:
 
Entradas:
 
Sinal de clock
Enable (simulando a ficha)
Start (começar a contagem)
Stop (parar a contagem, um contador de cada vez. se nao for apertado, para a cada 10 segundos).
 
Saídas:
3 display de 7 segmentos, com contagem de 0 a 9
Sinal ou luz de aviso que os 3 displays mostram o mesmo numero
 
A parte de contagem e comparação de resultados já foi resolvida, mas não consigo encontrar uma solução para o botão Stop. Pensei em um contador assincrono com 3 JK que contasse 0, 1, 3 7, sendo que cada saída seria ligada a um dos contadores, mas isso complicaria a parte dos 10 segundos.
 
Alguma sugestão?
 
 
O6lE58V.png4oqvLn5.pngs2PsIfl.png
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Não sei se a intenção é a de usar o circuito na prática, mas se for me parece que quem faz isso pode ser penalizado,

 

Cuidado!

 

É realmente necessário fazer uso de circuitos lógicos, não poderia usar microcontrolador?

 

Uma vez ví um circuito com o CD4060, e leds bicolor, ele tem um oscilador interno e o jogador apertava um botão então o objetivo era de acertar as cores.

 

O problema do botão stop é justamente parar o clock, o que esta gerando o clock?

 

Se não pode controlar o clock pode usar uma AND e controlar o fornecimento para o resto do circuito.

 

Boa sorte!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Não sei se a intenção é a de usar o circuito na prática, mas se for me parece que quem faz isso pode ser penalizado,

 

Cuidado!

 

É realmente necessário fazer uso de circuitos lógicos, não poderia usar microcontrolador?

 

Uma vez ví um circuito com o CD4060, e leds bicolor, ele tem um oscilador interno e o jogador apertava um botão então o objetivo era de acertar as cores.

 

O problema do botão stop é justamente parar o clock, o que esta gerando o clock?

 

Se não pode controlar o clock pode usar uma AND e controlar o fornecimento para o resto do circuito.

 

Boa sorte!

 

Não vou colocar em prática não haha, é só o esquemático mesmo!

 

Cara, a matéria é de Circuitos Digitais, tem que ser nesse esquema mesmo :/

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Visitante
Este tópico está impedido de receber novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...