Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

E necessario o terra?


Ir à solução Resolvido por faller,

Posts recomendados

Bem, eu vou comprar o Clamper multi proteção ( nao consegui o link pois o site esta fora do ar ) e ouvi relatos de pessoas que ligaram este equipamento em uma tomada sem o terra e o equipamento nao parava de apitar, assim fiquei com duvida, como minha casa e como grande parte do brasil ( nao possui terra ) posso ligar esse equipamento na tomada sem o terra?, seria seguro? causaria algum dano ao meu equipamento e os demais ligados?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Bem, eu vou comprar o Clamper multi proteção ( nao consegui o link pois o site esta fora do ar ) e ouvi relatos de pessoas que ligaram este equipamento em uma tomada sem o terra e o equipamento nao parava de apitar, assim fiquei com duvida, como minha casa e como grande parte do brasil ( nao possui terra ) posso ligar esse equipamento na tomada sem o terra?, seria seguro? causaria algum dano ao meu equipamento e os demais ligados?

Bom dia colega Itamar, como vai? Eu sou um dos que, infelizmente, não pude usufruir desse excelente filtro de linha devido à alguma incompatibilidade do mesmo com os problemas da minha rede elétrica.

 

http://forum.clubedohardware.com.br/forums/topic/1070022-clamper-multiprote%C3%A7%C3%A3o-com-funcionamento-estranho/

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Olá, @ItamarCPS!

 

Como foi dito em outro tópico comentado por você, esse Clamper possui o tal sistema patenteado SLFP, que que garante a proteção 

mesmo sem a presença de condutor específico de terra, usando o neutro da rede.
 
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

 

 

Olá, @ItamarCPS!

 

Como foi dito em outro tópico comentado por você, esse Clamper possui o tal sistema patenteado SLFP, que que garante a proteção 

mesmo sem a presença de condutor específico de terra, usando o neutro da rede.
 

 

eu nao tenho nada, vou utilizar de um adaptador para fazer isso , pois minha tomada e modelo antigo, e so tem 2 pinos...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

eu nao tenho nada, vou utilizar de um adaptador para fazer isso , pois minha tomada e modelo antigo, e so tem 2 pinos...

 

Já pesquisou um pouco sobre a diferença da tomada de 2 pinos e a de 3 pinos?

A tomada de 2 pinos não tem o conector terra.

 

Olá, @ItamarCPS!

 

Como foi dito em outro tópico comentado por você, esse Clamper possui o tal sistema patenteado SLFP, que que garante a proteção 

mesmo sem a presença de condutor específico de terra, usando o neutro da rede.
 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Eu sei... mas seria correto eu usar um adaptador para isso, ja que o padrão que vem o filtro de linha e o novo?

O padrão de 3 pinos, tanto o nacional quanto o NEMA, americano, além de oferecer um pino a mais, para o aterramento tem a importante função de garantir que o fio fase adentre seu equipamento exatamente aonde ele deveria adentrar, pois isso dai e polarizado. Essa polarização não visa o funcionamento, pois ele vai funcionar de qualquer modo o fase entrando no lugar certo ou entrando no lugar do neutro..

 

Essa polarização, a correta localização do fio fase tem a ver com segurança..

Quando tens um adaptador de 3 pinos para 2 pinos jogas fora tudo isso e em 50% dos modos de inserir o plug na tomada vai estar de forma errada..

Pense nisso e faça a coisa certa que é trocar a tomada da parede que custa de 6 a 10 Dilmas..

 

Não erre nas coisas mais simples..  Não adianta ter dispositivos de proteção caros e errar nessas babaquices dai..

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

O padrão de 3 pinos, tanto o nacional quanto o NEMA, americano, além de oferecer um pino a mais, para o aterramento tem a importante função de garantir que o fio fase adentre seu equipamento exatamente aonde ele deveria adentrar, pois isso dai e polarizado. Essa polarização não visa o funcionamento, pois ele vai funcionar de qualquer modo o fase entrando no lugar certo ou entrando no lugar do neutro..

 

Essa polarização, a correta localização do fio fase tem a ver com segurança..

Quando tens um adaptador de 3 pinos para 2 pinos jogas fora tudo isso e em 50% dos modos de inserir o plug na tomada vai estar de forma errada..

Pense nisso e faça a coisa certa que é trocar a tomada da parede que custa de 6 a 10 Dilmas..

 

Não erre nas coisas mais simples..  Não adianta ter dispositivos de proteção caros e errar nessas babaquices dai..

Parcialmente Resolvido, vou ver se troco a entrada da tomada da parede para o novo modo, mas mesmo assim, ja que minha casa nao tem terra, o pino do meio da tomada de 3 pinos brasileira, ficara inutil.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
  • Solução

Existe uma norma, que como tal nasceu para ser respeitada, que é a de colocar os fios fase neutro e terra em uma tomada, quando vista de frente, pelo lado em que se insere o plug, de tal modo que respeite essas posições dai, tanto na nacional quanto na NEMA.

Polarizac3270a3030odetomadasele3010trica

 

Além de colocar uma tomada de 3 pinos certifique-se de que a ligação da fiação respeite essa norma.. Simples..

 

Se não tens aterramento o pino respectivo não vai ter função elétrica embora mantenha sua função mecânica que é de evitar que o plug seja inserido de forma errada na tomada seja inserida de forma errada na tomada, o que não acontece com plugues de 2 pinos..

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Existe uma norma, que como tal nasceu para ser respeitada, que é a de colocar os fios fase neutro e terra em uma tomada de tal modo que respeite essas posições dai, tanto na nacional quanto na NEMA.

Polarizac3270a3030odetomadasele3010trica

 

Além de colocar uma tomada de 3 pinos certifique-se de que a ligação da fiação respeite essa norma.. Simples..

 

Se não tens aterramento o pino respectivo não vai ter função elétrica embora mantenha sua função mecânica que é de evitar que o plug seja inserido de forma errada na tomada seja inserida de forma errada na tomada, o que não acontece com plugues de 2 pinos..

Obrigado, vou trocar a tomada da parede, e os cabos que vão ate meu computador, que sao padrão NEMA 5,

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Visitante
Este tópico está impedido de receber novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...