Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Upgrade PC Gamer [R$ 1800] + [500 depois] - Tira dúvidas sobre gargalo, problemas de boot, desempenho, estabilidade e lojas.


Posts recomendados

Prezados,

 

Este é apenas o meu segundo post aqui no Clube do Hardware (o primeiro foi uma dúvida), e vou contar toda a minha experiência com o upgrade que fiz recentemente, bem como tirar dúvidas desde as lojas, peças, desempenho, problemas e soluções. Vou deixar tudo aqui, se for preciso desmembrar o post, por favor me avisem.

 

Orçamento inicial: R$ 1800,00.

Gasto a mais: R$ 500,00. Explicado abaixo.

Objetivo: Rodar todos os jogos de última geração com gráficos no máximo em um monitor de 22 polegadas.

Já tinha e iria aproveitar apenas uma placa-mãe M5a88-M e um processador AMD FX-8150.

 

1) Escolha das peças:

 

Primeiramente eu estava em dúvida sobre quais peças escolher para o meu computador. Gostaria de um computador que pudesse rodar todos os jogos da atualidade no máximo e deixa-lo preparado para rodar jogos por um tempo razoável, 2 ou 3 anos no máximo, e que para acompanhar mais do que isso fosse necessário apenas fazer um CrossFire e trocar o processador, não trocar todas as peças. Baseado nisso fui namorando as peças por um tempo, seguem abaixo as minhas escolhas e o motivo da compra de cada uma:

 

1. a) Placa de vídeo - R9 280x Iceq² 3gb DDR5 - R$ 1041

Para um monitor apenas, ela é mais do que suficiente. Esses super computadores com CrossFire são apenas para mais de um monitor e mesmo assim tem que ser monitores grandes. Na verdade, para um monitor apenas, essa placa já é um exagero, quis me garantir para o futuro mesmo.

Os 3gb de Ram deixam ela um pouco mais preparada para o futuro.

Ela é um dos melhores modelos em silêncio, e o melhor em temperatura comparada com as demais placas da sua classe.

O clock fica abaixo de outros modelos como Sapphire e DirectCU II, mas um upgrade é fácil de fazer (apesar de que até agora não vi nenhuma necessidade!)

Com a notícia de que o PS4 e o Xbox One rodam com GPUs da AMD, imagino que isso deixará a indústria dos jogos mais otimizada para ela, em relação à nVidia. Minha opinião à respeito do que li.

Tenho confiança que o Mantle vai se aperfeiçoar com o tempo e que vai pegar na indústria.

O preço no boleto estava muito bom! Foi um achado.

 

1. B) Cooler - Cooler Master Hyper 212x - R$ 133,47

Escolhi este cooler por que a minha experiência com o Cooler Box da AMD não estava sendo boa. O processador desligava várias vezes e tive até que desligar alguns cores na Bios para ele se manter estável em jogos e programas pesados. Não sei se tem a ver com o fato de eu não ter uma placa de vídeo decente conectada e assim sobrecarregava muito o processador, na época, usava apenas o vídeo on-board da M5a88-M, que eles dizem ser uma HD 4000 séries.

Li reviews muito bons sobre ele e achei desnecessário pegar um Water Cooler já que não vou fazer overclock. Li também que ele é similar a alguns Water Coolers de entrada, então para fazer diferença mesmo teria que pegar um Water Cooler mediano, o que já passaria em muito esse preço.

A pasta térmica que vem com ele é boa para quem não faz overclock.

O preço.

 

1. c) Fonte - Corsair CX 750 – R$ 340,00

O preço dela em relação à de 600W estava com apenas R$ 40,00 de diferença, o que me fez optar por ela.

Li em vários reviews que ela tem uma construção melhor do que as outras wattagens da mesma série CX.

Quando fui na Santa Efigênia pesquisar preços (perda de tempo, mais abaixo relatarei o por que), me disseram que já haviam montado computadores com a minha configuração com 600W, e a 750W serviria até para um CrossFire. Também vi isso em fóruns. Não sei se é verdade, talvez no futuro eu tente.

A relação ‘sobra de W’ e ‘diferença de $’ me fez pegar ela ao invés de uma abaixo.

 

1. d) Memória RAM  - G. Skill Ripjaws 8 GB (2x4) G Skill 1600mhz F3-12800CL9D 1.35v – R$ 299,00

Preço estava muito bom.

tensão baixa favorece a baixa temperatura.

1600mhz (leiam mais para frente o que passei com esta frequência)

Preço estava muito bom

2 pentes de 4GB são melhores do que apenas 1 de 8GB. E com apenas um não há Dual Channel.

Preço estava muito bom

A M5a88-M com um processador AM3+ FX dá suporte a frequências de 1600Mhz.

Li alguns reviews falando que para jogos não há diferença notável entre 8 e 16gb atualmente, muito menos para 32gb, por isso peguei apenas 8gb.

 

 

1. e) Gabinete - Phantom 410 NZXT CS-NT-PHAN-410-W – R$ 268,00

Eu estava namorando este gabinete há tempos, ele é lindo.

Tem duas portas usb 3.0 na frente, e minha placa mãe os suporta. Bom para o futuro.

Ele é um mid tower mas é muito grande por dentro. Cabe o Cooler Master Hyper 212x sem problemas e a R9 280x sem problemas também.

Sistema Tool Less. Você pode desparafusar os parafusos e mexer por dentro em tudo com a mão, sem ferramentas.

Já vem com 3 fans e controlador e espaço para mais 2 ou 3, no mínimo. Tem também um espaço reservado para Water Cooler.

Espaço na tampa lateral para Gerenciamento de Cabos.

Tem o espaço para fonte embaixo, o que melhora a circulação de ar dentro do gabinete.

Estava em uma MegaPromoção do MegaMamute!

Acho que acertei, quando recebi vi que ele é realmente grande, e é muito sexy, o design dele com os leds azuis dos indicadores e dos fans tornam esse gabinete uma compra sensacional. Parabéns para o pessoal da NZXT.

Detalhe, li alguns posts na internet sobre barulho no controlador de fans, também vi que a NZXT substitui essas peças sem problema nenhum para quem reclama, mas eu até agora não tive esse problema.

Vale ressaltar que montado, ele me lembrou um StormTrooper, rs.

 

 

2) Montagem:

 

Essa foi a minha primeira montagem, mas não encontrei muitas dificuldades, procurei vídeos no YoutTube e li instruções aqui do CdH.

 

2. a) Cooler: O mais tenso mesmo foi a hora de colocar a pasta térmica no processador, rs. Li muitos reviews sobre as diferentes maneiras de colocar, vi até vídeos absurdos de pessoas lambuzando o processador, mas preferi confiar nos posts feitos aqui no CdH pelo Rafael Otto Coelho, onde eles mostram várias formas de aplicar a pasta e o melhor resultado. Eu apliquei uma quantidade próxima a um grão de arroz no centro do processador, apertei o cooler e tirei para me certificar que havia coberto toda a superfície com a pressão. Desta forma prossegui com o resto.

Depois segui as instruções do manual e não tive nenhum problema.

Deixei o Cooler na Horizontal com o fan jogando ar para cima, que dá de cara com o fan superior do gabinete, que joga ar para fora.

Detalhe: Ele permite o uso de todos os slots de RAM, inclusive para o meu modelo que tem dissipador, mas se você for usar o primeiro slot, coloque a ram antes de instalá-lo, pois ela fica justinha no espaço com o cooler. Eles não se tocam, mas também não há espaço para mais nada, nem para remover. Li que não há diferença entre usar o primeiro e o terceiro ou o segundo e o quarto slot para fazer Dual Channel, basta respeitar a ordem da placa, no meu caso deixei no segundo slot por precaução caso um dia eu queira tirar a RAM. As vezes um ou outro slot só favorece a mudança de tensão em caso de overclock dependendo da sua placa-mãe.

 

2. B) Removendo o que não uso: Tirei a minha unidade de disquete antiga, era um pouco de saudosismo na verdade, mas tirá-la ajuda na circulação de ar. Também removi um case para colocar 4 HDs a mais que vem no gabinete, ele já é removível para quem tem placas de vídeo gigantes ou quer melhorar a circulação de ar.

 

2. c) Fonte: A fonte tem cabos suficientemente grandes para o cable management desde que você preste atenção em como eles estão posicionados, tenha cuidado para desenrolá-los da forma certa, etc. Algo que é muito importante citar é, em placas mães que tem conectores de força de 4 pinos próximos ao processador, não ligue o conector pci express (6+2) nele, mesmo que ele encaixe e fique com dois pinos sobrando, e ainda mais dois do lado, não é o correto, o correto é você pegar o cabo de 8 pinos da fonte e dividi-lo em dois (eles vem juntos por um conectorzinho que já é feito para esta necessidade de separá-los). Quase que eu liguei o de 6+2 por que ele “encaixa”, acho que é o único caso em que um conector encaixa em mais de um lugar em computadores. Os cabos devem todos passar pela tampa traseira para fazer o cable management, até os que tem conectores mais próximos, você vai ver que dá mais trabalho mas o resultado é magnífico, é um gabinete limpo, com muito espaço para circular o ar.

 

2.d) Placa de vídeo: A instalação é fácil, não tem como errar a montagem no slot PCIe x16. Ela fica com os dois coolers para baixo, o que foi uma surpresa para mim. Na energia ela tem dois pinos de 8, mas li que não tem problema nenhum em ligar dois cabos de 6+2, foi o que fiz, e ela funciona perfeitamente.

 

 

3) Problemas encontrados:

 

Quando terminei a montagem das minhas aquisições CX 750w, Radeon R9 280x e G.Skill Ripjaws 8gb  (já tinha a ASUS M5a88m e o AMD FX 8150), o computador apresentou problemas de boot. Vou relatar tudo o que aconteceu por que vi que é um problema que afeta muitas pessoas, muitas mesmo, em todo o mundo, não só em fóruns daqui do Brasil como nos de fora, a quantidade de pessoas afetadas é espantosa. Acredito que um dia saia uma atualização de bios para corrigir isso, mas por enquanto, segue o que passei e o que fiz – após muita, muita, muita busca, muita leitura e muita tentativa e erro – para solucionar.

No início o computador apresentava sinais diferentes, às vezes ao pressionar o power ele ia até a tela de carregamento do Windows 7 - a com o logo e preta no fundo – e ás vezes ele não chegava nem na bios, ou tela de post. Feito isso as primeiras coisas que tentei foram:

------- Importante: Todos os passos abaixo eu tentei com o monitor: 1) Ligado na saída VGA do vídeo on-board 2) Ligado na saída DVI do vídeo on-board 3) Ligado na saída DVI da placa de vídeo  4) Ligado na saída HDMI da placa de vídeo 5) Com a placa de vídeo conectada na entrada PCI 6) Com a placa de vídeo desconectada da entrada PCI. Foi uma quantidade absurda de tentativa e erro. Não vou colocar essas mudanças nos passos abaixo se não o texto fica muito repetitivo, mas podem ter certeza que eu tentei todas essas possibilidades em cada passo, rs. Mas o que sempre me deixava ir mais longe antes de travar era a saída VGA do vídeo on board. A bios e todos os drivers estavam atualizados. Então tentei:

 

3.a) Entrar no modo de segurança: Tentei e não conseguia, quando conseguia entrar no Windows (apenas pelo VGA consegui isso) tentei remover os drivers antigos, consegui, instalei os da placa de vídeo e mesmo assim não rodava. Ela nem mostrava imagem.

 

3. B) Desativar o vídeo on-board pela bios: Tentei e não deu certo, a placa de vídeo também não jogava imagem.

 

3. c) Alterar a ordem de boot do vídeo na bios: Também tentei e não deu certo

 

3.d) Reinstalar o Windows 7: Também não deu certo, tentei até instalar o Windows 8.1 para ver se tinham feito algo que solucionasse isso e nada, travava na tela de boot.

 

3.e) Colocar a memória RAM antiga, deixar um pente só, mudar a RAM de slots: Também não deu certo.

 

Não tentei limpar o CMOs pois vi que todos que fizeram isso não tiveram sucesso em fazer a placa funcionar, lembrando que os passos acima funcionaram para algumas pessoas mas para outras não nos fóruns.

Também é importante falar que no início achava que poderia ser problema com a placa de vídeo, mas depois vi que quando tirava ela agora tinha problema de boot também no vídeo onboard, ele travava na tela de login do Windows ou travava com artefatos na tela. Na Bios a placa de vídeo ficava o tempo que fosse ligada (quando conseguia chegar até a bios), por isso concluí que o problema não era nela.

 

Solução encontrada para o problema com o vídeo: Ao ler os inúmeros posts do mundo todo vi que havia algo em comum: Placas-mãe com vídeo on-board. Este é um problema que está sendo enfrentado por muitas pessoas com placas-mãe com vídeo onboard e placas de vídeo de última geração, TANTO AMD COMO NVIDIA ESTÃO ENFRENTANDO ESSE PROBLEMA. Sendo assim após inúmeras tentativas tive que fazer o que não queria, e não podia, comprei uma placa-mãe nova, sem vídeo on-board.

 

3. f) Instalando a nova placa-mãe M5a97 EVO R2.0 – R$ 578,00

Escolhi essa placa-mãe, e desta vez não foi à vista rs, por que ela estava com um preço bom para o modelo, é uma versão atualizada (R 2.0), dá suporte a usb 3.0 frontal, tem boas saídas de som, e outras parafernalhas tecnológicas que a fizeram valer a pena. Também tem suporte nativo ao AM3+, então não seria necessário fazer um update da BIOS, como na M5a88M.

Bom, instalei então M5a97 EVO R.2.0, FX 8150, R9 280x e G Skill Ripjaws 8gb (2x4), no primeiro momento ela não ligou, mas após alguns resets consegui fazer o boot pela placa de vídeo. Já cheguei mais longe do que havia chegado antes. Instalei o Windows e a placa, e ela funcionava! Mas ainda tinha problemas de boot como antes, às vezes travava no Windows, às vezes não mostrava nem a tela de post da BIOS. Pensei ser até problema de hd, pois alguns travamentos aconteciam quando copiava arquivos de um hd para outro (tenho 2 um de 500gb e um de 200gb), mas acho que isso era só coincidência pois ocorriam em outros momentos também.

Após ler muito, parti para outra coisa: a memória RAM.

 

4. ) Resolvendo problema com a memória RAM

Comecei a ficar encafifado com ela quando vi que sempre que apertava o botão MemOk! mostrava imagem na tela, sempre ia para a tela de post, então pensei, a placa de vídeo está funcionando e como todas as vezes que apertava o memok ia pelo menos para a tela de post, então o problema era com a memória. Desta forma fui para as tentativas e erro com a memória ram:

 

4. a) tensão: A tensão dela é de 1.35v, apesar de que li que isso é um plus, pois toda a RAM de 1.35v é compatível com 1.5v. Mesmo assim tentei alterar a tensão manualmente, as vezes a bios salvava a configuração, as vezes não e voltava para a anterior, poucas vezes passava da tela de inicialização do Windows e mais poucas ainda entrava nele perfeitamente, mas em todas travava após alguns minutos.

 

4. B) Latência: Tentei alterar as latências, do 11 até o 9, seguindo recomendações de fabricante da placa-mãe, memória e posts de fóruns. Nada, continuava com os mesmos problemas de travamento.

 

4. c) Mudar perfis de configuração na BIOS: Também tentei deixar no Offset, Manual, DOCP, e nada, nada funcionava. Em muitas vezes quando mexia nas configurações acima citadas, e em outras como Optimized Defaults, etc, etc aparecia a mensagem Overclock Failed, e aí forçava a entrada na bios com as configurações anteriores.

 

4.d) Aumentar a tensão da NB – North Bridge: Não conseguia, sempre resetava a bios e voltava com os valores originais, na verdade ela mostrava a tensão atual, (1.3?) e quando eu tentava imputar um valor manualmente, nem chegava neste, ficava vermelho antes indicando que era além do que a placa-mãe pode suportar. Estranho não?

 

4. d) Mexer na frequência: Foi aí que resolvi mexer na frequência, já havia tentado reduzir para 1300Mhz e ainda apresentava travamento ou falha de boot, foi então que resolvi descer mais para 1066Mhz e... Voi lá! Funcionou!

O sistema ficou estável! Ligava todas as vezes, ia para o Windows sem travar, não travava dentro dele, nem em jogos, maravilha!! Uhulll!!!

Por algum motivo ela não ficava estável a 1600mhz, vi que parece que toda DDR3 rodando acima de 1333mhz é overclocada de fábrica pelos seus fabricantes (à exemplo do que acontece com as placas de vídeo). Não sei se tem alguma coisa a ver com os processadores FX, com o chipset dessa MoBo, com a tensão da NB que eu não consegui mudar, ou o que for, mas só sei que com isso funcionou.

Depois de três semanas entre receber as peças, testar, pedir a nova placa-mãe, receber ela e testar também, consegui fazer o PC funcionar, graças em muito à vocês do Clube do Hardware, e também ao Tom´s Hardware, da gringa.

Coloquei tudo o que fiz para pessoas que também estão com o mesmo problema e já tentaram as mesmas coisas verem que há a luz no fim do túnel, rs. Para as que ainda não tentaram, segue um resumo mastigado de tudo, rs.

 

5.) O que funcionou e conclusões:

 

5.a) Pegar uma placa-mãe sem vídeo on-board e abaixar a latência da RAM.

5.B) Vi que a diferença de 1600mhz para 1333mhz de RAM é quase nula, e de 1600mhz para 1066mhz insignificante, apenas notada em benchmarks. Mas isto não quer dizer que no futuro, quando saírem novos drivers, eu não vá tentar chegar aos 1600mhz.

5.c) Placas mãe com vídeo on-board e placas de vídeo de última geração não são amigas.

5.d) O problema do vídeo era com a placa-mãe, o problema da estabilidade era com a memória ram.

 

6 ) Desempenho do sistema:

 

Ele voa! Com um processador FX 8150, 8 gb de RAM e r9 280x o computador voa e é silencioso! Roda todos os jogos que joguei até agora no máximo, com AA e tudo, liso, eu não imaginava que seria possível rodar tudo assim sem um super PC desses com trezentas placas de vídeo e processadores de última geração.

Acho que muito se deve à eu usar um monitor apenas de 19’’, com certeza se fosse colocar outros a performance iria diminuir, mas até agora não tenho problemas, rodo tudo no Ultra, Ultimate, ou o que quer que for.

 

7) Preços na Santa Efigênia

 

Fui na Santa Efigênia pesquisar preços (quem mora em SP conhece), e me decepcionei, foi perda de tempo. Já havia ido lá uma vez e percebi que as coisas estavam caras, mas só agora pude perceber que está TUDO mais caro. Todas as peças estão com preços acima da internet, e coisas absurdas, 40%, as vezes o dobro ou o triplo (caso do gabinete). A variedade caiu muito, dá para se perceber que existem três tipos de inventário nas lojas, e são esses que você irá encontrar em toda a rua. Não tem mais produtos tops, por exemplo modelos tops me placa de vídeo ou placas mãe. Existe sim a r9 280x, mas você não encontra os modelos mais sofisticados dela. E os argumentos estão padronizados, tentam te vender o que eles tem. É difícil alguém com bom conhecimento para debater a nível de hardware coisas como latência, frequência, tensão, etc. São todos vendedores e se você tiver dúvidas, lá não é o melhor lugar para tirá-las.

 

8) Relação com o MegaMamute + AMD Never Settle Forever e HIS

 

Comprei os produtos no MegaMamute, e posso dizer que os preços lá são muito bons! Para quem pode juntar um pouco e pagar à vista vale a pena pois é o melhor preço a vista dentre os sites que busquei, Kabum, Balão da Informática, até do que o Mercado Livre.

Recebi antes do prazo também, um dia antes, mas é uma grata surpresa, também pedi uma troca da placa de vídeo antes de fazer o pedido da placa-mãe nova e não tive problemas, fui bem atendido e a resposta foi rápida, mas não fiz a troca pois vi que com a nova placa-mãe a placa de vídeo funcionou.

Aliás todas as vezes que precisei do atendimento eles foram muito cordiais e concisos nas informações, apenas no chat ao vivo que a fila é muito demorada, mas quando fui atendido, foi satisfatório.

Outra coisa que precisei do pós-venda foi nos códigos para download dos jogos da AMD Never Settle Forever, pois na inscrição do site brasileiro AMD na Veia não tem a fabricante HIS. O suporte do MegaMamute me ajudou, entrou em contato com a AMD e consegui fazer a minha inscrição.

Recomendo demais o MegaMamute.

A memória Ram comprei na Oxi Informática, preço muito bom e entrega dentro do prazo, mas não veio com nota fiscal e o site tem que melhorar as descrições. Mas quando cogitei a troca, não tive problema. E não foi preciso fazer a troca.

Então é isso pessoal, qualquer dúvida me perguntem, estou pronto para ajudar como fui ajudado em todas as vezes que precisei.

Em breve colocarei fotos do PC!

 

Obrigado!

 

Thiago

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Visitante
Este tópico está impedido de receber novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...