Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Dúvida sobre temperatura


Ir à solução Resolvido por Contiusa,

Posts recomendados

  • Membro VIP

Boa noite amigos, como consta no tópico tenho dúvidas com relação as temperaturas do meu PC. Eis a dupla que me complica: Placa-mãe: ASRock N68-S3 FX e Processador AMD Sempron 145.

 

Vamos à dúvida: destravei o segundo núcleo desse processador e pelo que vejo esse segundo núcleo está funcionando (ainda falta o stress test) entretanto percebi que o sensor meio que "buga" e não mede a temperatura dos núcleos.

 

Segue as temps. do HWMonitor.

 

post-722362-0-27234100-1405302024_thumb.

 

E temps no SpeedFan.

 

post-722362-0-20069100-1405302047.png

 

As dúvidas que ainda não me foram esclarecidas são:

 

1- Porque o sensor "buga" e não mede as temps do núcleo?

 

2- O que significa as medições de temperatura SYSTIN, CPUTIN e AUXTIN?

 

3- que temperaturas devo considerar: CPU no geral como mostra na BIOS ou temp. de cada núcleo?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Quando você destrava um núcleo, você perde as leituras de temperatura dos núcleos. Mas você ainda tem a leitura do soquete, northbridge, etc, mas não é a mesma coisa. Aqui você pode ter uma explicação melhor sobre os valores: http://www.tomshardware.com/answers/id-2008484/hwmonitor-cpuid-cputin-auxtin-systin-tmpin3.html

 

A temp do CPUTIN e AUXTIN estão altas no máximo, mas tente com outro programa. O Speedfan está dando uma temperatura baixa, mas deve estar em repouso. Fique ligado, pois sem a temperatura do core você precisa de uma boa refrigeração. Mas veja com outros programas também.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Então galera do fórum e meu amigo @Contiusa como eu disse fiz o teste por cerca de uma hora de todos núcleos desse processador e não tive erros e/ou travamentos o que me dá mais certeza de que o 2º núcleo está funcionando.

 

Mas vamos ao que interessa. As ScreenShots.

 

1- Tela geral de monitoramento do OCCT:

 

post-722362-0-29822900-1405361946_thumb.

 

2- Screenshot da CPUTIN gerada pelo próprio OCCT

 

post-722362-0-25187400-1405362025_thumb.

 

3- ScreenShot do ASRock OC Tuner (com atraso de um segundo no print abaixou 1ºC, mas estava marcando 50ºC na CPU)

 

post-722362-0-20848100-1405362000_thumb.

 

Obs: não coloquei a foto das temperaturas dos núcleos porque está claro que os sensores não monitoram a temperatura após o destravamento do núcleo.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

50ºC em stress test está muito bom. Eu não sei o limite sugerido de temperatura do Sempron, mas geralmente fica entre 62ºC e 67ºC. Acho que dá para desencucar. Mas veja no site da AMD a temperatura máxima sugerida. E depois confira as temperaturas de vez em quando, só para ficar ligado.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

bom estou monitorando as temps do PC e está entre 39 e 43ºC em idle (só estou navegando aqui no fórum).

 

acho que a temperatura do processador no geral é calculada pela média dos dois núcleos, ex core 1= 40ºC e core 2= 43ºC, assim 40+43= 83 dividindo por 2 (83/2=41,5ºC) confere? ou não serve para ter uma noção da temperatura dos núcleos?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Solução

bom estou monitorando as temps do PC e está entre 39 e 43ºC em idle (só estou navegando aqui no fórum).

 

acho que a temperatura do processador no geral é calculada pela média dos dois núcleos, ex core 1= 40ºC e core 2= 43ºC, assim 40+43= 83 dividindo por 2 (83/2=41,5ºC) confere? ou não serve para ter uma noção da temperatura dos núcleos?

 

Do que eu sei, a temperatura geral é dada pelo chipset/soquete, externamente, e a temperatura de cada núcleo varia da Intel para a AMD, mas eu acho que é um algorítimo interno do núcleo. Um engenheiro da AMD uma vez falou que é normal a temperatura da CPU (externa) variar até mais de 10ºC da temperatura do núcleo, e ele disse que o mais preciso é a temperatura do núcleo.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Verdade. vou aproveitar enquanto é inverno para providenciar a devida refrigeração pensando no verão, to pensando até em um Water Cooler (é obvio que um WC no Sempron 145 destravado é inviável) pois to pensando em um upgrade de processador e placa-mãe. Valeu pelo suporte.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Visitante
Este tópico está impedido de receber novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...