Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Por que não devemos usar estabilizadores de tensão


Posts recomendados

Imaginava que iria citar marcas e modelos de equipamentos aos quais não devem ser utilizados visto que além das bombas encontradas em estabilizadores, filtro de linha e no-breaks de baixa qualidade, também temos computadores com a mesma procedência, e ai? 
O artigo é bom porém imagino que faltou dar nomes aos bois... digo isso porque sou filiado a Legrand e indico sim o uso de Estabilizadores e No breaks aos meus clientes té porque nem todas as fontes possuem o padrão PFC.

Use mais termos simples e fontes de seus fundamentos,  quais os testes que foram feitos?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Use mais termos simples e fontes de seus fundamentos,  quais os testes que foram feitos?

 

A questão do estabilizador não precisa de teste, é um problema visível no próprio conceito dele, independente da qualidade do estabilizador (contanto que siga a mesma porcaria de topologia via relé que o Gabriel mostrou no vídeo).

Mas se quiser, tem este artigo aqui:

http://forum.clubedohardware.com.br/forums/topic/613646-raz%C3%B5es-pelas-quais-os-estabilizadores-atrapalham-a-fonte-do-pc/

 

Que inclusive capturou o momento do chaveamento do relé com um osciloscópio, e o que acontece na verdade é bem pior do que o Gabriel considerou no vídeo:

ImagemdeumTlecdoestabilizador.jpg

 

12EspriosdealtatensoReduzido-1.jpg

 

Este momento também foi capturado por outro usuário e o resultado foi o mesmo (só não estou lembrando onde está o post)

Edit:

Também tem este tópico também do Faller, com mais exemplos:

http://adrenaline.uol.com.br/forum/hardwares-em-geral/171039-voce-ja-viu-um-tlec-estabilizadores.html

 

 

Sim. Fontes decentes já têm mais componentes de filtragem do que a maioria dos filtros de linha existentes no mercado. Basta ver o vídeo... Há várias discussões sobre esse assunto aqui no fórum, recomendo: 

 

http://forum.clubedohardware.com.br/forums/topic/766491-recomenda%C3%A7%C3%A3o-de-filtro-de-linha/

 

http://forum.clubedohardware.com.br/forums/topic/738487-voc%C3%AA-j%C3%A1-viu-seu-filtro-de-linha-por-dentro-n%C3%A3o-entre-e-veja/

 

Também seria legal diferenciar os "filtros de linha" dos filtros que possuem proteção contra surtos e que aqui nessa beleza de país levam o mesmo nome, ao invés de se chamarem protetores contra surtos/supressores de surtos.

  • Curtir 3
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Também seria legal diferenciar os "filtros de linha" dos filtros que possuem proteção contra surtos e que aqui nessa beleza de país levam o mesmo nome, ao invés de se chamarem protetores contra surtos/supressores de surtos.

 

Estes que por sua vez não passam de extensões de tomada.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Gabriel Torres

Está servido? Com essa imagem o povo deve pensar melhor antes de comprar uma genérica.

 

fonte_boa.JPG

 

A julgar pelos dois conectores de alimentação da Vga se trata de um modelo "beberrão". Utilizar uma como esta junto a uma fonte generica é perdir pra perder a configuração.

Infelizmente o Brasileiro só acredita nos fatos quando estes acontecem com eles. Se nem com própria vida andam se preocupando, quem dirá com velhos hábitos.

Mudar uma cultura de decadas é complicado, e pra isso não contamos nem mesmo com o apoio da mídia ou mesmo de canais vinculados a ela, até porque diga-se de passagem

são os lugares onde mais tem enganação, tudo que sobra é a boa vontade de profissionais da área e de usuários que querem ajudar a disseminar conhecimento.

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Gabriel, parabéns pelo vídeo e mais uma vez obrigado por compartilhar esse tipo de conhecimento conosco.

 

Sobre estabilizador, tenho um case interessante que ocorreu comigo ha uns anos atrás.

 

Tinha acabado de adquirir uma fonte de verdade (PFC ativo e etc) pra fazer parte do meu 1º computador montado do zero por mim. Horas após montar todo o conjunto ligo a fonte no meu estabilizador pra proteger a maquina recém montada e... nada. Não funcionou, pensei logo - me f%&! - tinha comprado as peças de vários vendedores diferentes, de imediato veio a mente que algum deles devia ter me enganado ou algo do tipo. Mas logo em seguida por desencargo de consciência liguei o setup direto na tomada, e funcionou. Calculo que a fonte deve ter notado que a corrente não estava adequada e sequer deu start no sistema. Desde esse dia nunca mais usei estabilizador. Hoje uso somente nobreak porque onde moro há quedas de energia muito bruscas e sempre perdia um trabalho ou outro em razão disso.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Administrador

Imaginava que iria citar marcas e modelos de equipamentos aos quais não devem ser utilizados visto que além das bombas encontradas em estabilizadores, filtro de linha e no-breaks de baixa qualidade, também temos computadores com a mesma procedência, e ai? 

O artigo é bom porém imagino que faltou dar nomes aos bois... digo isso porque sou filiado a Legrand e indico sim o uso de Estabilizadores e No breaks aos meus clientes té porque nem todas as fontes possuem o padrão PFC.

Use mais termos simples e fontes de seus fundamentos,  quais os testes que foram feitos?

 

Oi Silas, eu não tenho como citar marcas e modelos sem ter testado cada um individualmente. No vídeo eu deixo bem claro que estou falando de estabilizadores baratos baseados em relés. Há bons estabilizadores no mercado? Há. Mas não são esses que a maioria dos usuários compra.

 

Quanto a usar termos mais simples, gostaria de saber qual parte do vídeo ficou complicada de entender. Quanto a usar fontes, não acredito ser necessário, pois o que eu explico são conceitos básicos que qualquer pessoa com conhecimentos básicos em eletrônica é capaz de acompanhar.

 

Agradeço ao @Jorno por todas as informações postadas, ainda mais detalhadas das que apresentei no vídeo, para aqueles que quiserem estudar mais o assunto.

 

Abraços e seja bem-vindo ao fórum, @Silas Bueno Fernandes

 

PS: Ao ver tanto comentário cretino postado no Facebook, me lembro de algo. É normal o ser humano, quando apresentado com uma informação que vai de frente a tudo o que ele acredita, rebater essa informação como estando errada, em vez de rever suas crenças. É só lembrar os cientistas da idade média que foram mortos porque disseram que a Terra gira em torno do Sol. Veja que eu começo o vídeo falando que eu mesmo recomendava o uso de estabilizadores e mudei de opinião, e mostro no vídeo, por A + B, porque eles não devem ser usados. Enfim. É só algo que gostaria de compartilhar com vocês.

  • Curtir 4
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Olá Gabriel Torres, Ótimo aulas no Youtube, cada dia mais vai crescer inscritos!!!

obrigado por compartilhar o conhecimento adquirido com muito estudo e esforço!!

 

Surgiu umas dúvidas:

 

 Tenho um Modulo isolador estabilizado não devo usar ?

 

características de uma fonte boa

- Cabo de força certificado, novo padrão brasileiro

PFC e Hold up Time

- Potencia Real

 

além dessas características tem mais ?

 

 

Minha fonte é essa http://www.ibyte.com.br/fonte-atx-500w-real-goldentec-g500-power-bivolt.html

 

- diz que tem 

 

Proteções: Curto-Circuito , Sobre-Potência, Sobre-Corrente, Sobre-Tensão

 

Por ela ter isso é considerado boa ?

 

Abraço.

 

 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Olá Gabriel Torres, Ótimo aulas no Youtube, cada dia mais vai crescer inscritos!!!

obrigado por compartilhar o conhecimento adquirido com muito estudo e esforço!!

 

Surgiu umas dúvidas:

 

 Tenho um Modulo isolador estabilizado não devo usar ?

 

características de uma fonte boa

- Cabo de força certificado, novo padrão brasileiro

PFC e Hold up Time

- Potencia Real

 

além dessas características tem mais ?

 

 

Minha fonte é essa http://www.ibyte.com.br/fonte-atx-500w-real-goldentec-g500-power-bivolt.html

 

- diz que tem 

 

Proteções: Curto-Circuito , Sobre-Potência, Sobre-Corrente, Sobre-Tensão

 

Por ela ter isso é considerado boa ?

 

Abraço.

 

1 - "potência real" não existe, isso é gíria de vendedor de mercadolivre/fabricante picareta/"técnico" apertador de parafusos.

 

2 - boa partes das fontes de boa qualidade sequer vêm com cabo de energia

 

3 - Existem fontes com PFC Ativo e que são uma porcaria (Casemall conseguiu essa proeza, mais de uma vez...)

O ideal é procurar testes (não confundir com unboxings) da fonte na internet, em sites confiáveis e com os equipamentos de testes adequados.

Sobre a goldentec, aparenta ser mais uma fonte "xing ling de luxo", para dizer o quão ruim ela é, só com um teste do CdH mesmo (porque provavelmente essa ai não é vendida no exterior e no brasil só o CdH testa fontes adequadamente).

E vale lembrar que as proteções que você citou atuam somente no secundário da fonte (os cabos que vão para os componentes do seu computador), não na entrada dela.

 

 

Gabriel,

Gostaria de saber:  - Você já fez essa explanação aos fabricantes? Já relatou sobre tudo isso a eles? O que eles dizem sobre tudo que você disse e mostrou? Gostaria muito de saber da outra parte, a dos fabricantes. Pode nos informar sobre isso?

Obrigado,

Falcão

 

 

Os fabricantes sabem muito bem o produto que fazem e estão "cag* e andando" para isso. Aqui no Brasil, terra sem lei, o que vale é enganar o consumidor e obter o lucro máximo sem botar fogo na casa dele ou matar alguém (a única coisa que vai gerar problema para um fabricante dessas porcarias), mas os eletrônicos do cliente que se explodam, literalmente... no pior dos casos o usuário, depois da lavagem cerebral ministrada pelo departamento de marketing a empresa e por "técnicos" extremamente incompetentes (para não falar outra coisa), vai culpar o fabricante do produto que foi para o saco, não o fabricante do sagrado e milagroso estabilizador, salvador da pátria.

  • Curtir 4
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Fala isso pra minha fonte Corsair Gs800 a dois anos atrás ... fui no embalo de não usar o estabilizador e  em menos de 4 meses a fonte simplesmente parou de funcionar ... Graças ao fórum do CDH, entrei em contato com o RMA da própria Corsair , mandei minha fonte para os USA e em 18 dias tinha uma fonte totalmente nova. E também um No-Break  SMS 1200va ... depois disso nunca mais tive problemas com meu Pc. No-Break  SMS 1200va troco a bateria a cada ano. 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Olá, excelente vídeo, como ja acompanho o CDH já tinha conhecimento sobre o fato ha bastante tempo e pude constatar por experiência própria sobre as fontes vagabundas. Meu primeiro PC comprado em loja de informática era uma fonte nova a cada ano, como fiquei uns 3 anos com ele foram 3 fontes de alimentação aquelas vagabundas mesmo de R$ 50,00) queimadas(utilizando estabilizador sempre) ficava imaginando que a energia elétrica da casa era horrível. Quando fui montar meu primeiro PC depois de aprender muito com o CDH comprei uma fonte descente recomendada pelo mesmo e um protetor de surto, resultado: PC funcionando até hoje( 5 anos) sem nunca ter queimado a fonte e alem disso quando tinha aqueles "picos"de luz desligava tudo que era eletroeletrônico da casa menos o PC a fonte conseguia dar uma segurada básica.

 

Mas ainda tenho algumas dúvidas e relação a outros eletrônicos como televisores, eletrônicos, impressoras, DVD(ou Blue-Ray), aparelhos de som, notebooks e etc... Muitos destes aparelhos vem com fontes internas ou externas, estas fontes tem o mesmo principio que uma fonte dessas de computador?

 

Quanto ao vídeo concordo com algumas criticas do pessoal, poderia ser um pouco mais dinâmico, principalmente na parte do desenho, dava pra ter cortado e mostrado ele já pronto, e algumas coisas foram comentadas mais de uma vez, como se estivesse reforçando o assunto assim como professores costumam fazer, o que acho desnecessário em um vídeo de Youtube.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Lembro que no ano passado eu postei algo sobre estabilizadores. Talvez tenha sido muito radical. kkk

NÃO USE ESTABILIZADORES


A Enter Enter é uma empresa preocupada com os clientes e vem, através deste texto, esclarecer de forma simples e rápida os mitos sobre estabilizadores, já que o mesmo reduz a vida útil do equipamento que for ligado nele (princi
palmente computadores), e também o INMETRO e o Ministério Público não fazem nada em relação à maioria dos fabricantes desses produtos que cometem 2 crimes: fraude (artigo 171 do Código Penal) e propaganda enganosa (artigo 66 do Código de Defesa do Consumidor).

A Enter Enter não recomenda NENHUM estabilizador aos clientes. Se não houver um filtro de linha ou o cliente não tiver dinheiro para comprar um filtro é preferível ligar o computador diretamente na tomada e NUNCA usar um estabilizador.

- FALSO: Estabilizador protege o computador contra raios.

- FALSO: Estabilizador "estabiliza" a tensão elétrica.

- VERDADE: Estabilizador gasta energia elétrica encarecendo a conta. Filtro de linha não consome energia elétrica.

- VERDADE: Estabilizador faz com que o computador estrague mais rápido. Filtro de linha protege o computador.

- VERDADE: Comprar um estabilizador é o mesmo que jogar dinheiro fora.

A fonte tem um sistema eletrônico EXTREMAMENTE RÁPIDO que estabiliza a tensão. Os estabilizadores usam um sistema de relés e tiristores que são MUITO LENTOS. A cada "clique" (aquele som), do estabilizador, a tensão aumenta ou diminui, fazendo com que a fonte precise corrigir novamente, trabalhando em dobro e estragando mais rápido.

O fusível se rompe com uma descarga elétrica acima do limite durante um tempo prolongado. Uma descarga elétrica de um raio tem um tempo muito curto e o fusível não consegue se romper a tempo suficiente antes de haver a queima de algum componente eletrônico. Para proteção contra sobretensão é necessário componentes como varistor e centelhador ligados a um bom aterramento. Para remover as interferências na entrada e saída da rede elétrica é necessário componentes como indutor, capacitor X e capacitor Y.

As fontes do computador, televisão, rádio, aparelho de som, tocador de DVD e outros equipamentos eletrônicos já vêm equipadas com proteção contra sub-tensão, sobre-tensão, curto-circuito, etc. Como "PROTEÇÃO NUNCA É DEMAIS" e "É MELHOR PREVENIR DO QUE REMEDIAR", devem ser usados equipamentos que REALMENTE PROTEGEM que são os filtros de linha, ao invés de estabilizadores que NÃO TÊM UTILIDADE e só oferecem DESVANTAGENS.

A maioria dos filtros de linha é somente uma extensão com várias tomadas e um fusível (mas pelo menos não danificam o computador igual o estabilizador, além de não consumirem mais energia elétrica). Os filtros de linha de qualidade têm vários componentes: centelhador, varistores, indutores, capacitores X, capacitores Y, além de um fusível de ação rápida.

O que oferece uma PROTEÇÃO ADICIONAL para o computador, televisão, rádio, aparelho de som, tocador de DVD e outros equipamentos eletrônicos contra sub-tensão, sobre-tensão, curto-circuito e demais problemas elétricos é:

1 - FILTRO DE LINHA DE QUALIDADE.
2 - ATERRAMENTO REALIZADO CORRETAMENTE.


Os estabilizadores, na verdade, deveriam ser chamados de desestabilizadores...

256wh2v.jpg

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Fala isso pra minha fonte Corsair Gs800 a dois anos atrás ... fui no embalo de não usar o estabilizador e  em menos de 4 meses a fonte simplesmente parou de funcionar ... Graças ao fórum do CDH, entrei em contato com o RMA da própria Corsair , mandei minha fonte para os USA e em 18 dias tinha uma fonte totalmente nova. E também um No-Break  SMS 1200va ... depois disso nunca mais tive problemas com meu Pc. No-Break  SMS 1200va troco a bateria a cada ano. 

 

Isso é um caso a parte. Não existe produto perfeito, até mesmo fontes de qualidade (como Corsair e Seasonic) estão sujeitas a falhas, porém isso nada tem haver com a falta do estabilizador, talvez um lote defeituoso. Outra vantagem de se ter uma fonte de boa procedencia, pois se fosse uma "xing ling" de luxo como muitas que vemos por ai, você nem mesmo teria a troca da mesma efetuada.

Acredito que todos os colegas mais presentes no fórum não utilizam este acessório, e nem por isso algum deles relatou tal problema.

Eu particularmente dei adeus à aquela "estraladeira" a 2 anos. Minha Xfx agradece.

Na empresa onde trabalho tenho diversos casos da situação citada pelo Gabriel no vídeo, onde a oscilação de energia faz o equipamento desligar pois a fonte (Genérica) não consegue manter a tensão. A solução então é ligar diretamente na tomada.

Essa "cultura" dos estabilizadores é tão absurda que teve usuário que se negou a trabalhar na estação onde o computador foi ligado diretamente na tomada afirmando que o mesmo poderia pegar fogo.

 

@Edit: Gostaria de aproveitar a oportunidade para ressaltar sobre outro fator de risco que é negligenciado. Acredito que a maioria das pessoas que usam ou que recomendam um estabilizador é com a falsa ideia de que o mesmo serve para proteger seu computador no caso de uma descarga elétrica, porém esquecem (Ou não sabem) que surtos e descargas podem vir também da rede telefônica (Internet Adls), recurso de proteção da qual a esmagadora maioria desses estabilizadores não possui.

Já passei por isso 4 vezes, e cheguei a ver meu modem literalmente explodir em cima do hack. Por sorte foi apenas o modem, porém se uma descarga de tal proporção consegue passar por ele não haverá nada para evitar que sua placa mãe seja literalmente torrada e o prejuízo será bem maior que apenas um modem de 40 reais, colocando inclusive sua segurança em risco.

Não sem enganem quem acha que aquele filtro que vem acoplado na linha telefônica tem essa finalidade, ele apenas serve para evitar ruídos na ligação enquanto o sinal de internet é utilizado.

Com segurança não se brinca.

 

Abraço

  • Curtir 5
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Gabriel muito legal você fazer vídeo aulas inclusive contemplando a parte técnica pra quem já tem um conhecimento melhor sobre eletrônica e circuitos elétricos!

 

Ia falar do microfone de lapela e tudo o mais mas como já vi que foi falado por outras pessoas, fica aqui só o reforço.

O resto como edição e essas firulas se necessário se pega com o tempo!

 

O formato e edição do vídeo ficou muito bom, inclusive o som. 

 

No mais belo trabalho e continue fazendo vídeo tutoriais,  isso só aproxima e dissemina cada vez mais conhecimento para o povo brasileiro tão carente de boas fontes!

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Fala isso pra minha fonte Corsair Gs800 a dois anos atrás ... fui no embalo de não usar o estabilizador e  em menos de 4 meses a fonte simplesmente parou de funcionar ... Graças ao fórum do CDH, entrei em contato com o RMA da própria Corsair , mandei minha fonte para os USA e em 18 dias tinha uma fonte totalmente nova. E também um No-Break  SMS 1200va ... depois disso nunca mais tive problemas com meu Pc. No-Break  SMS 1200va troco a bateria a cada ano. 

Gastou 500 reais à toa, com um Nobreak de péssima qualidade, com onda semi-senoidal que prejudica o funcionamento do seu equipamento, com estabilizador interno que vai matando sua fonte aos poucos e, se já não bastasse todos esses problemas, ainda está subdimensionado (se você ainda usa uma fonte de 800w), já que esse treco aí (shortbreak) só entrega 600w.

 

Alias, pela configuração da sua assinatura, você já anda gastando dinheiro à toa faz tempo, pois foi isso que aconteceu quando comprou uma fonte de 800w pra alimentar uma configuração que consome cerca de 350w.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1 - "potência real" não existe, isso é gíria de vendedor de mercadolivre/fabricante picareta/"técnico" apertador de parafusos.

 

2 - boa partes das fontes de boa qualidade sequer vêm com cabo de energia

 

3 - Existem fontes com PFC Ativo e que são uma porcaria (Casemall conseguiu essa proeza, mais de uma vez...)

O ideal é procurar testes (não confundir com unboxings) da fonte na internet, em sites confiáveis e com os equipamentos de testes adequados.

Sobre a goldentec, aparenta ser mais uma fonte "xing ling de luxo", para dizer o quão ruim ela é, só com um teste do CdH mesmo (porque provavelmente essa ai não é vendida no exterior e no brasil só o CdH testa fontes adequadamente).

E vale lembrar que as proteções que você citou atuam somente no secundário da fonte (os cabos que vão para os componentes do seu computador), não na entrada dela.

 

 
 

 

 

Olá 

Jorno

Obrigado pelo FeedBack. 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@NIGHT FALL

 

Perfeita colocação.

 

Ano passado, durante o verão, ouve uma descarga daquelas. Tudo estava fora da tomada como sempre para evitar dor de cabeça. Mas esqueci que o modem estava na linha telefônica!!! Resultado?

 

Perdi uma placa mãe de um PC meio antigo 775 core 2 duo.

 

Minha placa mão caríssima na época a ASUS Crosshair IV Formula segurou o tranco e queimou somente a rede onboard!!!! Sorte a minha.

 

Tive que montar um PC quase do zero pois não valia a pena comprar uma mobo 775 mais.

 

Fica a dica aí... Cuidado com a linha ADSL.....

 

Hoje, troquei a rede cabeada pela wireless. Caso eu esqueça o modem ligado, só ele queima....

 

Falou

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

@MatheusLPS, Já aconteceu a mesma coisa comigo, resultado: 2 placas mãe queimadas, uma H67 1155 completinha (que na época era top) e uma Gigabyte G41 "simples", fora modem e roteador que também foram dessa para uma melhor. 

Por sorte medo eu construí um bom filtro de linha utilizando a carcaça de estabilizador velho (unica utilidade deles), e já é a segunda vez que ele salva a minha OCZ ZT 550 de um possível dano.

Infelizmente moro em uma região que tem as maiores densidades de raios do Brasil, sempre queima alguma coisa que ficou na tomada ou que ficou conectada com alguma rede externa.

 

Obs: Usei esse belo tópico do @faller como base na época, e alguns outros tutoriais encontrados no Google.

 

 

Abraços.

  • Curtir 3
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Administrador

@ suas dúvidas já foram respondidas pelo @Jorno e não tenho nada a acrescentar. Apenas que essa fonte linkada não parece ser boa. Eu optaria por Seasonic, Corsair, XFX, etc.


@Falcão Falkba a mensagem do amigo @Jorno já responde satisfatoriamente à sua pergunta direcionada à mim e não tenho nada a acrescentar!


@NIGHT FALL perfeita a sua colocação, parabéns por acrescentar e contribuir significantemente com essa nossa discussão.


Mas ainda tenho algumas dúvidas e relação a outros eletrônicos como televisores, eletrônicos, impressoras, DVD(ou Blue-Ray), aparelhos de som, notebooks e etc... Muitos destes aparelhos vem com fontes internas ou externas, estas fontes tem o mesmo principio que uma fonte dessas de computador?

 

Sim, funcionam da mesma forma. Esqueci de mencionar isso no vídeo. Basta olhar atrás do seu eletrônico ou na fonte externa do mesmo, se estiver escrito "Input voltage: 100-240 V" é do tipo universal ("full range") e funciona da maneira explicada no vídeo.

 

Obrigado pelas críticas construtivas, os próximos vídeos ficarão melhores ainda.

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Fala isso pra minha fonte Corsair Gs800 a dois anos atrás ... fui no embalo de não usar o estabilizador e  em menos de 4 meses a fonte simplesmente parou de funcionar ... Graças ao fórum do CDH, entrei em contato com o RMA da própria Corsair , mandei minha fonte para os USA e em 18 dias tinha uma fonte totalmente nova. E também um No-Break  SMS 1200va ... depois disso nunca mais tive problemas com meu Pc. No-Break  SMS 1200va troco a bateria a cada ano. 

 

Isso é a mesma coisa que dizer que "o fulano nunca fumou e teve câncer de pulmão, então todo mundo deve fumar para não ter câncer"...

Se, sem estabilizador, sua fonte queimou em 4 meses, com um estabilizador ela queimaria em 2 meses!

  • Curtir 3
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Gabriel Torres!

 

 

Gostei muito da sua explicação técnica sobre o funcionamento do estabilizador, mas tenho uma dúvida com relação ao nobreak semi-senoidal (mais comum encontrado no mercado), que usam um sistema parecido com o do estabilizador de tensão,  mas com a vantagem de ter uma bateria para evitar o desligamento do equipamento. 

 

Então a minha pergunda é, o nobreak consegue fazer essa correção das tensões de saida? E você recomendaria o uso de Nobreak?

 

Att

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Gabriel Torres!

 

Gostei muito da sua explicação técnica sobre o funcionamento do estabilizador, mas tenho uma dúvida com relação ao nobreak semi-senoidal (mais comum encontrado no mercado), que usam um sistema parecido com o do estabilizador de tensão,  mas com a vantagem de ter uma bateria para evitar o desligamento do equipamento. 

 

Então a minha pergunda é, o nobreak consegue fazer essa correção das tensões de saida? E você recomendaria o uso de Nobreak?

 

Att

Sei que a pergunta foi direcionada ao Gabriel, mas gostaria de dar minhas opiniões:

 

Esses shortbreaks não usam sistemas parecidos com estabilizadores, eles possuem estabilizadores internamente. Ou seja, além da onda semi-senoidal que é bem prejudicial aos equipamentos, todos os problemas inerentes aos estabilizadores estarão nesses shortbreaks.

 

Usando-se uma fonte Fullrange (tensão universão) não existe nenhum motivo para necessitar de correção de tensão de saída.

 

Eu, pessoalmente, não recomendo o uso de nobreaks de qualidade (online, dupla conversão e onda senoidal pura) para equipamentos cujo funcionamento não é vital (equipamentos médicos, servidores, ilhas de edição e afins). Pior ainda se forem esses shortbreaks.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...