Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Estabilizador de Tensão "Nobreak"


Posts recomendados

Olá, já de longa data que, quando busco orientações, procuro-as aqui, porém somente agora me cadastrei.

Com relação ao vídeo sobre estabilizadores de tensão, eu gostaria de saber, se no meu caso, seria bom mesmo eliminar esse equipamento.

Tenho uma corsair de 450w, e possuo um nobreak de 800kva. Acontece que em muitas cidades pequenas, como é o meu caso, a energia é muito ruim. Vou citar como exemplo, quando usamos o chuveiro, ou outros equipamentos ao mesmo tempo a luz da casa baixa de tensão (fica mais fraca, oscilando), razão pela qual eu utilizo o nobreak.

Caso eu eliminasse esse equipamento, ligando a fonte do pc diretamente à corrente, quando ocorresse essa oscilação não poderia queimar ou danificá-la?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Já que você tem um no-break continue usando o tal,assim você tem uma certa "proteção" contra oscilação de energia/quedas..Ligar a fonte diretamente na energia é meio arriscado,e sem contar que contribuí para o envelhecimento da fonte.A especificação de potencia da fonte se refere ao que ela "entrega" não ao que ela "puxa" da corrente.

 

Abraços

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Olá, já de longa data que, quando busco orientações, procuro-as aqui, porém somente agora me cadastrei.

Com relação ao vídeo sobre estabilizadores de tensão, eu gostaria de saber, se no meu caso, seria bom mesmo eliminar esse equipamento.

Tenho uma corsair de 450w, e possuo um nobreak de 800kva. Acontece que em muitas cidades pequenas, como é o meu caso, a energia é muito ruim. Vou citar como exemplo, quando usamos o chuveiro, ou outros equipamentos ao mesmo tempo a luz da casa baixa de tensão (fica mais fraca, oscilando), razão pela qual eu utilizo o nobreak.

Caso eu eliminasse esse equipamento, ligando a fonte do pc diretamente à corrente, quando ocorresse essa oscilação não poderia queimar ou danificá-la?

Antes de responder sua dúvida eu te faço outra pergunta: você usa nobreak na geladeira? No aparelho de som? Na TV? Microondas? Aparelho de DVD? Esses aparelhos queimam quando a luz da sua casa fica em baixa tensão?

 

Tenho certeza que não. E te respondo o porque: a grande maioria dos aparelhos elétro/eletronicos de hoje possuem fontes FullRange, ou seja, funcionam em qualquer tensão entre 90v e 264v. Isso inclui a fonte do seu PC.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Corsair de 450 Watts então???

Tem 6 diferentes modelos de 450 Watts que conheço..

VS450  -  (CP-9020009)

VS450   -  (75-001835 / CP-9020049)

CS450M  -  (75-010706 / CP9020075)

CMPSU-450VX

RM450  -  (75-010603 / CP-9020066)

CMPSU-450HX

 

Desse modo citares Corsair de 450 Watts quase não diz nada..

 

No-break de 850 VA e NÃO KVA, sem saber de seu FP (fator de potência) e sem saber qual o modelo, (saiba que a potência em Watts = Potência em VA's x FP), para se pesquisar qual seu tipo e forma de onda gerada, de pouco adianta..

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Antes de responder sua dúvida eu te faço outra pergunta: você usa nobreak na geladeira? No aparelho de som? Na TV? Microondas? Aparelho de DVD? Esses aparelhos queimam quando a luz da sua casa fica em baixa tensão?

 

Tenho certeza que não. E te respondo o porque: a grande maioria dos aparelhos elétro/eletronicos de hoje possuem fontes FullRange, ou seja, funcionam em qualquer tensão entre 90v e 264v. Isso inclui a fonte do seu PC.

Olá Braconius, agradeço muito pela resposta, todo e qualquer conhecimento é sempre muito bem vindo xD. Eu tenho uma Radeon 6790, digamos que eu esteja executando um jogo como por exemplo o Crysis 3 e nesse momento a energia oscile, não prejudicaria a vga tbn? ou não tem nada a ver...

Corsair de 450 Watts então???

Tem 6 diferentes modelos de 450 Watts que conheço..

VS450  -  (CP-9020009)

VS450   -  (75-001835 / CP-9020049)

CS450M  -  (75-010706 / CP9020075)

CMPSU-450VX

RM450  -  (75-010603 / CP-9020066)

CMPSU-450HX

 

Desse modo citares Corsair de 450 Watts quase não diz nada..

 

No-break de 850 VA e NÃO KVA, sem saber de seu FP (fator de potência) e sem saber qual o modelo, (saiba que a potência em Watts = Potência em VA's x FP), para se pesquisar qual seu tipo e forma de onda gerada, de pouco adianta..

Olá Faller, vou procurar essas informações e te retorno, ok? :D

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Olá Braconius, agradeço muito pela resposta, todo e qualquer conhecimento é sempre muito bem vindo xD. Eu tenho uma Radeon 6790, digamos que eu esteja executando um jogo como por exemplo o Crysis 3 e nesse momento a energia oscile, não prejudicaria a vga tbn? ou não tem nada a ver...

 

Oscilar significa variar, mudar de valor. Vamos supor que aí na sua casa a energia sai da tomada a 220v. Se a energia daí oscilar para 170v, o que vai acontecer? Obsolutamente nada. E se oscilar para o improvável valor de 130v? Nada também. E se oscilar pra 250v? Continua não mudando nadica de nada pra fonte que, como eu ja disse acima, funciona normalmente em qualquer valor entre 90v e 264v.

 

Ou seja, diferentemente de toda baboseira dita pelo colega Atheusm acima (shortbreaks não protegem de nada que ele disse, além de que ligar a fonte na tomada não é nem um pouco menos prejudicial que ligá-la nesses shortbreaks da vida), não existe nenhuma necessidade de se utilizar nobreak aí no seu equipamento, principalmente se ele for um desses nobreaks de baixo custo, interativos, de onda senoidal por aproximação. Não sei se sabes, mas esses nobreaks de baixo custo (que chamamos por aqui de Shortbreaks) nada mais são que estabilizadores com baterias, que são extremamente prejudiciais para os equipamentos eletrônicos, em especial à sua fonte que, bastante provavelmente, possui PFC ativo (apesar de você não ter dito que fonte é). Você leu o manual desse shortbreak aí? Aposto que nele está bem claro que não se deve utilizá-lo com fontes de PFC ativo.

 

Recomendo que você leia os tópicos abaixo:

 

http://forum.clubedohardware.com.br/forums/topic/827485-no-break-realmente-%C3%A9-a-salva%C3%A7%C3%A3o/

 

http://forum.clubedohardware.com.br/forums/topic/962754-existe-risco-de-ligar-o-pc-direto-na-tomada/

 

http://forum.clubedohardware.com.br/forums/topic/613646-raz%C3%B5es-pelas-quais-os-estabilizadores-atrapalham-a-fonte-do-pc/

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Visitante
Este tópico está impedido de receber novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...