Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se
Anderson_Inacio

Fonte de pc pifada !

Recommended Posts

Pegue esse esquema como exemplo:

http://www.electronica-pt.com/imagens/esquema-fonte-atx.gif

ligue na rede e meça a tensão sobre os capacitores da entrada, deve ter uns 150 em cada!

Se tiver, ai você mede a tensão ali no catodo do D25 (sobre o C38) pra ver se tem 12Vdc! Faça isso e diz aqui!

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites

@mroberto98

eu não sou profissional na eletrônica, já fiz um curso a distancia não manjo bem os esquemas fico perdido neles, não to localizando esse d25, tem uma dica de onde ele esta próximo ao que ?

no esquema eu localizei mas não na fonte !

Compartilhar este post

Link para o post

Você está usando a fonte separadamente? Se for, precisa conectar o fio verde com o preto.

Pra descobrir o que ta pifado: faça o teste de diodo (continuidade) nos diodos, que devem apresentar algo em torno de 1567 se eu não me engano (o 1N4007). Se algum fizer "bip", queimou. Ainda com o teste de continuidade, teste os transformadores (os com toroides e os retangulares) nos terminais de cada lado. Eles devem dar continuidade ("bip", com aqueles terminais do mesmo lado do transformador). Se der continuidade com lados opostos, queimou. Teste a capacitancia (se seu multimetro for digital) dos capacitores (descarregados) e veja de eles realmente estão com os valores indicado na embalagem, e também faça o teste do diodo, pois o dielétrico pode estar rompido, e isso pode danificar todo o circuito. Se quiser ter ainda mais trabalho porém mais precisão, meça a resistência dos resistores. Verifique pela continuidade das bobinas. Não se esqueça também de testar continuidade nos terminais de entrada da corrente AC com a placa de circuito impresso.

Boa sorte

Compartilhar este post

Link para o post

Para achar o d25 faz o seguinte.. na saída 12V segue a trilha até o secundário do trafo, o d25 vai ser o primeiro componente depois do trafo..