Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se
Anderson_Inacio

Fonte de pc pifada !

Recommended Posts

Pegue esse esquema como exemplo:

http://www.electronica-pt.com/imagens/esquema-fonte-atx.gif

ligue na rede e meça a tensão sobre os capacitores da entrada, deve ter uns 150 em cada!

Se tiver, ai você mede a tensão ali no catodo do D25 (sobre o C38) pra ver se tem 12Vdc! Faça isso e diz aqui!

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites

@mroberto98

eu não sou profissional na eletrônica, já fiz um curso a distancia não manjo bem os esquemas fico perdido neles, não to localizando esse d25, tem uma dica de onde ele esta próximo ao que ?

no esquema eu localizei mas não na fonte !

Compartilhar este post

Link para o post

Você está usando a fonte separadamente? Se for, precisa conectar o fio verde com o preto.

Pra descobrir o que ta pifado: faça o teste de diodo (continuidade) nos diodos, que devem apresentar algo em torno de 1567 se eu não me engano (o 1N4007). Se algum fizer "bip", queimou. Ainda com o teste de continuidade, teste os transformadores (os com toroides e os retangulares) nos terminais de cada lado. Eles devem dar continuidade ("bip", com aqueles terminais do mesmo lado do transformador). Se der continuidade com lados opostos, queimou. Teste a capacitancia (se seu multimetro for digital) dos capacitores (descarregados) e veja de eles realmente estão com os valores indicado na embalagem, e também faça o teste do diodo, pois o dielétrico pode estar rompido, e isso pode danificar todo o circuito. Se quiser ter ainda mais trabalho porém mais precisão, meça a resistência dos resistores. Verifique pela continuidade das bobinas. Não se esqueça também de testar continuidade nos terminais de entrada da corrente AC com a placa de circuito impresso.

Boa sorte

Compartilhar este post

Link para o post

Para achar o d25 faz o seguinte.. na saída 12V segue a trilha até o secundário do trafo, o d25 vai ser o primeiro componente depois do trafo..

Falou,..

Compartilhar este post

Link para o post

O esquema não é o da sua fnte, provavelmente o que seria o D25 na sua fonte é outro D##...

mas essas fontes atx são padrão, praticamente todo igual.

você vai ter que achar o trafo t3, ele é o trafo flyback, é só você pegar o pino de alimentação do ci, no caso do esquema é o 20, ou pino 12 no caso dessa: http://1.bp.blogspot.com/-CY-NipYNM4A/TigMS8O5ykI/AAAAAAAAAxA/5qcU73mCgZk/s1600/10.gif

o pino 12 vai te levar para o trafo t3, dai você vai saber encontrar o diodo da retificação dele!! achando o pino de alimentação do ci, simplesmente meça a tensão dele, pino 20 com o 15, ou pino 12 com o 7 no caso do segundo esquema.

• Curtir 1

Compartilhar este post

Link para o post

@Anderson_Inacio,

Sugiro que você leve para um técnico consertar. Se você não consegue nem rastrear o esquema e localizar esse diodo físicamente, não tem a mínima condição de achar o(s) defeito(s).

Paulo

Compartilhar este post

Link para o post

@mroberto98

encontrei o diodo no meu caso ele e o D7,testei e ele esta bom, o meu ci e de 16 terminais medi a tençao no terminal 7 e no 12, meu multímetro e digital deixei na escala de 20v e ele marcou 0,40v,já testei todos os diodos, na fonte comum onde fica os dois capacitores eletrolitico de 470uf e 200v eu acredito que esteja boa porque nos dois capacitores ta com 150v ao ligar a fonte em 110v

Compartilhar este post

Link para o post

OK! não é os capacitores de filtro!

Mas você tem certeza que mediu a tensão nos pinos de alimentação do ci? pino 12 e 7 é do do tl494, o seu é o tl494? existem varios ci com 16 pinos mas com disposições diferentes!

mas se não for o tl494,veja quais pinos de alimentação no datasheet e meça!

mas se for mesmo o tl494, ai o problema esta no conversor flyback!

mantenha o multimetro no negativo (pode ser o pino 7 do ci) e com a ponta positiva do multimetro va seguindo a trilha do pino 12 até chegar no trafinho da flyback! vai ter resistor no meio do caminho igual do desse esquema: http://1.bp.blogspot.com/-CY-NipYNM4A/TigMS8O5ykI/AAAAAAAAAxA/5qcU73mCgZk/s1600/10.gif

tipo o de 22R.. se você encontrar tensão ai, algum componente no meio do caminho está aberto, se não n encontrar, o Q5 (que chavea o trafo da flyback) com certeza está aberto! na sua fonte pode ser outro transistor, mas siga a trilha do primario dessa trafo que vai achar ele! ai você testa ele.

Compartilhar este post

Link para o post

Anderson, remova da placa os duplos diodos do secundário da fonte, 5V e dos 12V, provavelmente um deles estará queimado...

Na dúvida remova eles junto com o dissipador de alumínio...

Compartilhar este post

Link para o post

@mroberto98

meu ci e um (at2005a) o datasheet que eu encontrei dele foi esse que ta em anexo !

no datasheet dis que o pino 1=vcc - 12terra, no caso seria nestes dois pinos que eu tenho que testa e ver se da 4,5v so q quando eu testo com o pino 1+12 nao da nada mais no  1+10 da 4,5v

@Bcpetronzio

fiz como você disse removi todos e testei de um por um, os dois que fica nas pontas eu tenho certeza que esta bom ja o que fica no meio eu fiquei com duvidas pois nao consigui testalo com o multímetro na escala de resistência apenas na escala de diodo,os outros dois eu testei nas duas escalas .

esse que ficou duvida e o (MOSPEC/F12C20C)

ATX-2005 Pt-Br.pdf

Compartilhar este post

Link para o post

@Anderson_Inacio

Por enquanto não tem nenhuma logica de ser os diodos na saida.... porque o ci está sem alimentação!

verifique na escala de diodo entre o pino 1 e 12 pra ver se tem coisa em curto!

se não tiver nada em curto, ai você tem que checar o circuito flyback que eu te falei! 

um esquema que é mais proximo do seu: http://www.eejournal.org/wp-content/uploads/2010/10/SMPS-IC-2003.gif

A flyback é o trafo T3, provavelmente vai ser o mesmo T3 na sua fonte, se não for só seguir a trilha do pino 1 que você chegará nele!

ai você testa o transistor chaveador, se tiver scope só botar no coletor ou dreno dele pra ver se está oscilando!

Compartilhar este post

Link para o post

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas publicações sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais