Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

UBS + inversor de tensão: 5V ~ 12V


Lincolnn
Ir à solução Resolvido por Lincolnn,

Posts recomendados

Olá pessoal, boa noite.

 

Estou precisando de uma fonte de alimentação com saída 12V, mas onde pretendo usar não dispõe de rede elétrica. Considerando que a saída USB de um notebook tem 5V, pensei em usar um inversor de tensão 5V~12V. Isso funcionaria?

 

O uso da fonte, a princípio, é para alimentar uma câmera CDD (daquelas de vigilância) que pretendo adaptar no telescópio pra capturar algumas imagens. Como o uso do telescópio geralmente é em lugares distantes da rede elétrica, pensei em utilizar o notebook.

 

A ideia parece viável, porém antes de fazer isso e tomar algum prejuízo, gostaria de algum melhor esclarecimento.

 

Desde já agradeço a atenção.

 

Lincoln

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Não seria mais fácil/conveniente levar uma bateria 12v com você, inclusive por questões de autonomia?

 

Usar a bateria é uma boa opção sim (creio que a melhor), mas como eu já tenho o inversor, a opção de montar esse possível adaptador seria mais viável por hora.

 

Se tudo funcionar e se as imagens ficarem boas, adquirir uma bateria seria o próximo passo.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Não me atentei a esse detalhe. O aparelho que tenho consome 800 mA.

 

Mas a corrente nominal do inversor é de 3A. Essa seria a corrente máxima que ele suporta então?

O limite da porta USB é 500mA, então teoricamente não suporta a carga. (independente da capacidade do inversor, a porta USB vai limitar primeiro)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Cara, isso não dará certo.

Use uma bateria de 12V por 7AH chumbo ácida e seja feliz.

 

Compre também um carregador inteligente para a bateria. 

A dica é nunca deixar a bateria descarregar muito. Sempre que puder, mantenha a bateria carregada. Nunca guarde descarregada.

 

Dicas de baterias:

 YUASA

CSB Battery

long battery

 

São as melhores. 

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Não me atentei a esse detalhe. O aparelho que tenho consome 800 mA.

 

Mas a corrente nominal do inversor é de 3A. Essa seria a corrente máxima que ele suporta então?

O aparelho demanda 0,8 Amperes e opera em 12 Volts, e isso???  Isso da 0,8A x 12V = 9,6 Watts e a USB só entrega 0,5A x 5V = 2,5 Watts

Claro que não vai dar certo.. Esqueça essa ideia, coloque uma bateria.

 

O inversor, com capacidade de entregar 3A aguentaria sim a carga, mas a USB não teria energia suficiente para alimentá-lo..

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Solução

O limite da porta USB é 500mA, então teoricamente não suporta a carga. (independente da capacidade do inversor, a porta USB vai limitar primeiro)

 

Verdade, valeu pela ajuda.

 

 

Cara, isso não dará certo.

Use uma bateria de 12V por 7AH chumbo ácida e seja feliz.

 

Compre também um carregador inteligente para a bateria. 

A dica é nunca deixar a bateria descarregar muito. Sempre que puder, mantenha a bateria carregada. Nunca guarde descarregada.

 

Dicas de baterias:

 YUASA

CSB Battery

long battery

 

São as melhores. 

 

Valeu, vou seguir vou fazer isso mesmo. Muito obrigado pelas dicas!

 

 

O aparelho demanda 0,8 Amperes e opera em 12 Volts, e isso???  Isso da 0,8A x 12V = 9,6 Watts e a USB só entrega 0,5A x 5V = 2,5 Watts

Claro que não vai dar certo.. Esqueça essa ideia, coloque uma bateria.

 

O inversor, com capacidade de entregar 3A aguentaria sim a carga, mas a USB não teria energia suficiente para alimentá-lo..

 

Valeu pelo esclarecimento, fiquei empolgado coma  ideia, mas vou mudar os planos mesmo... rs

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Visitante
Este tópico está impedido de receber novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...