Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se
Lincolnn

RESOLVIDO UBS + inversor de tensão: 5V ~ 12V

Recommended Posts

Olá pessoal, boa noite.

Estou precisando de uma fonte de alimentação com saída 12V, mas onde pretendo usar não dispõe de rede elétrica. Considerando que a saída USB de um notebook tem 5V, pensei em usar um inversor de tensão 5V~12V. Isso funcionaria?

O uso da fonte, a princípio, é para alimentar uma câmera CDD (daquelas de vigilância) que pretendo adaptar no telescópio pra capturar algumas imagens. Como o uso do telescópio geralmente é em lugares distantes da rede elétrica, pensei em utilizar o notebook.

A ideia parece viável, porém antes de fazer isso e tomar algum prejuízo, gostaria de algum melhor esclarecimento.

Desde já agradeço a atenção.

Lincoln

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites

Não seria mais fácil/conveniente levar uma bateria 12v com você, inclusive por questões de autonomia?

Compartilhar este post

Link para o post

Não seria mais fácil/conveniente levar uma bateria 12v com você, inclusive por questões de autonomia?

Usar a bateria é uma boa opção sim (creio que a melhor), mas como eu já tenho o inversor, a opção de montar esse possível adaptador seria mais viável por hora.

Se tudo funcionar e se as imagens ficarem boas, adquirir uma bateria seria o próximo passo.

Compartilhar este post

Link para o post

A saida usb é de 500mA, 2.5W

Tem certeza que o que você vai ligar nela n consome mais que isso?

Não me atentei a esse detalhe. O aparelho que tenho consome 800 mA.

Mas a corrente nominal do inversor é de 3A. Essa seria a corrente máxima que ele suporta então?

Compartilhar este post

Link para o post

Mas a corrente nominal do inversor é de 3A. Essa seria a corrente máxima que ele suporta então?

O limite da porta USB é 500mA, então teoricamente não suporta a carga. (independente da capacidade do inversor, a porta USB vai limitar primeiro)

Compartilhar este post

Link para o post

Cara, isso não dará certo.

Use uma bateria de 12V por 7AH chumbo ácida e seja feliz.

Compre também um carregador inteligente para a bateria. 

A dica é nunca deixar a bateria descarregar muito. Sempre que puder, mantenha a bateria carregada. Nunca guarde descarregada.

Dicas de baterias:

YUASA

CSB Battery

long battery

São as melhores. 

• Curtir 1

Compartilhar este post

Link para o post

O aparelho demanda 0,8 Amperes e opera em 12 Volts, e isso???  Isso da 0,8A x 12V = 9,6 Watts e a USB só entrega 0,5A x 5V = 2,5 Watts

Claro que não vai dar certo.. Esqueça essa ideia, coloque uma bateria.

O inversor, com capacidade de entregar 3A aguentaria sim a carga, mas a USB não teria energia suficiente para alimentá-lo..

• Curtir 1

Compartilhar este post

Link para o post

O limite da porta USB é 500mA, então teoricamente não suporta a carga. (independente da capacidade do inversor, a porta USB vai limitar primeiro)

Verdade, valeu pela ajuda.

Cara, isso não dará certo.

Use uma bateria de 12V por 7AH chumbo ácida e seja feliz.

Compre também um carregador inteligente para a bateria. 

A dica é nunca deixar a bateria descarregar muito. Sempre que puder, mantenha a bateria carregada. Nunca guarde descarregada.

Dicas de baterias:

YUASA

CSB Battery

long battery

São as melhores. 

Valeu, vou seguir vou fazer isso mesmo. Muito obrigado pelas dicas!

O aparelho demanda 0,8 Amperes e opera em 12 Volts, e isso???  Isso da 0,8A x 12V = 9,6 Watts e a USB só entrega 0,5A x 5V = 2,5 Watts

Claro que não vai dar certo.. Esqueça essa ideia, coloque uma bateria.

O inversor, com capacidade de entregar 3A aguentaria sim a carga, mas a USB não teria energia suficiente para alimentá-lo..

Valeu pelo esclarecimento, fiquei empolgado coma  ideia, mas vou mudar os planos mesmo... rs

Compartilhar este post

Link para o post
Visitante
Este tópico está impedido de receber novos posts.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas publicações sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais