Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Placa mãe não reconhece SATA


Posts recomendados

Amigos do forum!!!
Boa noite

Estou enfrentando um problema com um computador da DELL OPTIPLEX 755

O problema é o famoso - "NO BOOT DEVICE AVAILABLE"

Eu analisei a placa mãe e percebi os seguintes defeitos:

Quando você liga o computador logo de cara ele ja da esse erro, e na tela aparece F1 para continuar ou F2 para entrar no SETUP. Entrando nas configurações da BIOS, pude perceber que o HD (que estava na entrada SATA 0) não estava sendo reconhecido.

Fui nas configurações de "SATA Operation" e mudei de RAID Autodetect / AHCI para RAID Autodetect / ATA, só para fazer um teste. Feito isso o HD voltou a reconhecer. Fiquei tranquilo, pois pensei que tinha resolvido... engano meu..

Reparei em outra coisa... se você faz essa configuração  que citei acima na BIOS, e não tira o cabo de energia da fonte do computador esse problema some, porém se você retirar o cabo de alimentação do computador durante alguns minutos (~40min) ou ate mesmo horas (1h a 2h ) o problema volta. Aparece de novo na tela "NO BOOT DEVICE AVAILABLE".

Ai comecei a pensar que era a bateria, troquei e nada. Fui mais afundo e reparei que o South Bridge (Ponte Sul) esta esquentando MUITO, eu não consigo ficar com o dedo sobre ele.

Ai eu pensei sera que esse problema eu resolvo fazendo o reballing? ou se esse erro é de algum componente eletrônico que controla a tensão para o chip. Se for o reballing eu tenho a aparelhagem para fazer, porém se for algum componente que controla a tensão eu não sei diagnosticar ou vizualizar qual componente esta com defeito.

Outra coisa que reparei.

A entrada que sta dando erro é a entrada SATA 0, eu troquei o HD que estava na entrada SATA 0 e coloquei aonde estava o leitor DVD entrada SATA1, o problema parou, porém quando retira o cabo de alimentação da fonte por algumas horas o problema volta porém agora quem não reconhece é o DVD.

Ai pensei... "...acho que a entrada SATA 0 esta com problema..."
Mas e a ponte sul que esta FERVENDO?

Toda vez que da esse problema que entrar na BIOS e alterar as configurações do driver SATA Operation.

Se alguem poder me ajudar, eu agradeço!!!
Um forte abraço e fiquem com Deus!!!


Configuração do computador DELL OPTIPLEX 755

Processador - CORE 2 DUO
Memória -2GB
HD - 160GB

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Boa noite Morphel7, tudo bem ?

Obrigado pela sua atenção em responder...

Eu já fiz a troca do cabo sata, porém continuou o mesmo erro.
Já a fonte eu não lembro se fiz vou testar agora e logo mais retorno

obrigado por enquanto


Acabei falando coisa errada...

"A entrada que esta dando erro é a entrada SATA 0, eu troquei o HD que estava na entrada SATA 0 e coloquei aonde estava o leitor DVD entrada SATA1, o problema parou, porém quando retira o cabo de alimentação da fonte por algumas horas o problema volta porém agora quem não reconhece é o DVD."

 

ISSO QUE EU MENCIONEI LOGO ACIMA QUE A ENTRADA SATA0 ESTA COM PROBLEMA, NÃO È VERDADE, EU ME ENGANEI

não é a entrada que esta com defeito... acabei me equivocando

troquei o HD de entrada sata com outro cabo SATA e continua o mesmo problema

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Visitante
Este tópico está impedido de receber novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...