Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Chave seletora de tensão confusa, queimei as caixas de som.


Posts recomendados

Amigos estou numa angústia danada, efetuei a compra de uma Caixa Som 2.2 Subwoofer Duplo Usb 30w Rms Sp118 Multilaser, e a fabricante informa que a mesma é bivolt, contudo é necessário que o individuo tenha que selecionar qual tensão alimentará o aparelho.

 

Porém a chave seletora dessa caixa me deixou confuso ao abrir a caixa, procurei no manual e também na caixa algum passo a passo para esse processo de escolha de tensão. Como não encontrei, resolvi mover o botão para baixo onde tem a tensão 220, esta aceita no meu estado. Porém essa não era a forma correta, com isso, liguei a caixa de som no modo 110 na tomada 220. :( :(, ela funcionou algum tempo, mas depois escutei um estalo e um cheiro de queimado.

A princípio não entendi o que havia acontecido, mas depois percebi que a minha caixa tinha queimado.

 

Entrei em contato com a loja e disse que a mesma havia desligado sozinha, não expliquei o que realmente aconteceu. Feito isso, eles pediram que eu enviasse para a loja de modo que o produto iria para análise.

 

Estou muito preocupado, pois acho que eles não vão aceitar trocar o produto.

 

E a minha dúvida é a seguinte, caso eles não troquem o produto eu posso mandar consertar em alguma eletrônica? Sai muito Caro?

 

O fato de que no manual não exista nenhuma instrução, eu posso usar esse argumento para reivindicar o conserto?

 

Espero que vocês possam me ajudar!!

post-730364-0-76606900-1405480371.jpg

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

normalmente, se ela funcionou e deu um estalo e ela desligou, se foi o transformador de entrada. Das que peguei com esse, digamos "defeito" ela funcionou normalmente quando trocado o trafo

 

as únicas que perdi, fizeram um ruído muito alto, antes de desligar, e daí não teve conserto, salvo trocando os CIs

 

dica que te dou é.... na dúvida, ligue ela em algum estabilizador/nobreak. Por padrão, não vi caixas, salvo a bivolt, que não fosse 110V.  se tu puseres em 220V, e ligar em 110V ela ou não liga, ou fica fraca. Quando deres volume (não muito, por favor) ela piscará bastante, mas não queimará

 

e se ligar em 110V, e ela estiver em 110V, ela funcionará de boa, por isso que muitos equipamentos bivolt vem em 220V, para evitar esses contratempos

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

CI é circuito integrado. Geralmente essas caixinhas usam um TDA 2822, é baratinho, e um 2002 para as caixas de agudo.

 

Quanto custa o transformador? depende....20, 30, 40 dilmas. um exemplo

http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-564827433-transformador-trafo-12-12-vac-2a-_JM

 

de repente nem precise tudo isso, mas só abrindo para ver.

 

isso é um TDA 2822

TDA2822.jpg

 

 

E aqui um circuito simples, de caixinhas de som comuns, usando ele

TDA2822-Amplifier.jpg

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Amigo, se a chave seletora mostrar 115 é por que ela está selecionada para operar em 115 Volts e se mostrar 220 ou 230Volts ela estará selecionada para operar em 220 Volts... Não lhe parece lógico??? \

Chaveseletoradetenso.jpg

Sei que não lhe pareceu lógico senão não a terias queimado.. Mas pense bem, porque mostrar o que não é??? No seu pensamento é isso que entendestes..

Se a caixa tiver fusível o custo será de R$ 1,00 mais mão de obra. Se não tiver fusível ai sobe para algo como uns R$ 60 a R$ 90, do transformador mais mão de obra. Os custos são puro chute e vai depender muito do valor que a revenda/assistência técnica resolve cobrar ..

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

@faller, eu quase queimei uma dessas um tempo atrás, e foi de um jeito bem parecido. Depois que fui ver, ela tinha sido mexida, e o bocó cara que trocou o trafo ligou errado o trafo, e a sorte foi que liguei ela primeiro em 110V (220V) e fui ver que ela ficou "bem potente" para estar em meia força.... daí que vi o perigo.

 

Até hoje tenho ela, mas... com um baita adesivo INVERTIDO ao lado dela

 

@Rafael Rodrigues_711756

Cara, assim.

1) como se sabe se o bolo é bom?

2)  No mundo da eletrônica, duas laranjinhas mais duas laranjinhas, não necessariamente serão 4 laranjinhas, por isso que tem tolerância, por exemplo.

 

Então os passos seguintes, a seguir, serão estes:

 

Se o teu avatar é tua foto, recomendo trocar, pode ser que tenha alguém da empresa aqui no forum e descobriu o que tu fizeste :P :P :P

buenas.. a empresa trocou? sossegado!

 

Não trocou, agora vamos ver: Então, aguardemos o primeiro passo

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Amigos assim que eu tiver resposta da empresa que ficou de resolver a minha situação, irei compartilhar com vocês.

Estou quase chegando a conclusão de que o seletor de tensão estava invertido. Porquê quando eu selecionava para a direção onde estava escrito 220v aparecia a chave o numero 110. vice versa..

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Como estava essa chave afinal de contas?

Estava escrito a tensão na carcaça e também na chave ou so na chave?

Se for so na chave, a tensão que aparecer é a que esta selecionada, se estiver for, a tensão selecionada é a que a chave estiver pro seu lado, agr se tiver os dois casos e invertido, ai é problema!

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Amigos assim que eu tiver resposta da empresa que ficou de resolver a minha situação, irei compartilhar com vocês.

Estou quase chegando a conclusão de que o seletor de tensão estava invertido. Porquê quando eu selecionava para a direção onde estava escrito 220v aparecia a chave o numero 110. vice versa..

Ja lhe disse..  O que vale e a tensão que a chave mostra.. Se mostrava 110 estava para 110 Volts e ai você ligou em 220 Volts deu no que deu..

 

Você não tem que ver a direção para onde se coloca em 220 Volts e sim o que a chave mostra...  Mostrou 110 Volts esta em 110 Volts... E deu!!

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Galera olha só como isso é confuso!!

Quando eu liguei na tomada, a ponta do seletor estava voltado para a tensão 220 indicada na madeira, depois que me despertou a curiosidade e deixei do jeito que está aí.

 

Foi isso que me prejudicou, posso usar isso como um argumento numa possível briga judicial?

post-730364-0-67990500-1405734521.jpg

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Possível briga?

Ue se você n falar q botou em 220V com a chave errada eles n vão saber kkkk

um fusível queimado, um transformador queimado... N da pra provar que foi ligado em tensão errado, da pra achar, mas certeza na lei não!

Embora eu ache essa prática errada, ja que dessa vez a culpa não foi do fabricante kkkkk

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Possível briga?

Ue se você n falar q botou em 220V com a chave errada eles n vão saber kkkk

um fusível queimado, um transformador queimado... N da pra provar que foi ligado em tensão errado, da pra achar, mas certeza na lei não!

Embora eu ache essa prática errada, ja que dessa vez a culpa não foi do fabricante kkkkk

Eu me referi a esse termo "possível briga" para supor que caso a loja não troque o produto por um novo, eu posso estar entrando com uma ação judicial para reivindicar isso, caso o laudo técnico aponte que foi queimado por tensão errada.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Olhando a sua foto postada finalmente tenho que dar o braço a torcer e reconhecer que a empresa que montou esse equipamento fez o possível e o impossível para atrapalhar..

Fosse tão somente a inscrição da chave, não vejo nenhum problema mas no momento em que eles puseram a serigrafia de painel, completamente oposta a descrição da chave, não dá de saber qual o correto e você teria sempre 50% de chances de fazer a coisa errada, como fez... A Empresa colaborou no sucesso da queima de seu equipamento..

Se respeitares a chave, contradizes ao painel e vice-versa,..

Tens toda razão..

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Como disse o colega, póde mas não compensa.....

 

uma chave de tensão selecionada erraticamente normalmente estoura o trafo, e o CI. no teu caso, você falou que ela trabalhou e deu um estalo e desligou, então se foi o transformador, provavelmente. Pelo preço dele, não deve passar de uns 20 dilmas... então não compensa mesmo

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Como disse o colega, póde mas não compensa.....

 

uma chave de tensão selecionada erraticamente normalmente estoura o trafo, e o CI. no teu caso, você falou que ela trabalhou e deu um estalo e desligou, então se foi o transformador, provavelmente. Pelo preço dele, não deve passar de uns 20 dilmas... então não compensa mesmo

Certo, vou esperar o desfecho do solicitação que foi aberta, onde eu enviei a caixa pra loja. Caso eles não dêem jeito, vou partir para uma  casa de manutenção eletrônica.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Visitante
Este tópico está impedido de receber novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...