Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Ventoinhas de chassi vibrando podem causar bad blocks no disco rígido?


Posts recomendados

  • Membro VIP

O gabinete tem várias ventoinhas. Elas garantem a refrigeração a ar. Este precisa passar forçosamente por filtros de cascalho de silica, uma solução muito satisfatória que encontrei há mais de 2 anos para combater os males da umidade e da maresia numa cidade litorânea.

 

Um problema é que de tempos em tempos uma ou outra ventoinha, por carecer de lubrificação, ou por simples desgaste esperado, começa a "roncar". Nesse estado, a manutenção urge!

 

O que me preocupa agora é se funcionar as ventoinhas assim, por longos períodos, como já fiz por mera preguiça de desmontar e lubrificar ou susbtituir, foi o que causou bad blocks no disco rígido. Não por causa do barulho, claro. Mas por que a ventoinha assim provoca uma vibração em toda a mesa. Suspeito que, se foi isso, o outro disco rígido não apresentou problemas porque seus sistemas de arquivo somente são montados (utilizados) esporadicamente, geralmente quando a ventoinha já estabilizou e a vibração cessou.

 

Na opinião de vocês, tal vibração de mesa (conjunto, principalmente próximo ao gabinete; a mesa é de compensado) originada numa ventoinha de fonte de alimentação, pode ser a causa de bad blocks num disco rígido de sistema?

 

O disco rígido de sistema, ou seja, o disco rígido onde está o sistema operacional, funciona ao menos para leitura desde os primeiros instantes do boot. É principalmente durante a partida e nos minutos que a seguem, que aquelas ventoinhas roncam, devido à aceleração.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

O rolamento de fans tem vida útil bem limitada. E realmente quando esta para morrer, começam a girar com mais dificuldade, fazer barulho e até trepidar. No entanto, tentando associar isso a blocos ruins de um HD, eu particularmente não acho que tenha relação. A não ser que a trepidação seja absurdamente forte e num momento de uso intenso, como no caso choques e tremidas durante uma desfragmentação por exemplo. E mesmo chutando o gabinete no meio de uma desfragmentação, não há garantias de que vai aparecer bad block. O HD é uma tecnologia consolidada, e atualmente possuem muitas proteções com choques e coisas do gênero.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Visitante
Este tópico está impedido de receber novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...