Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se
Rafael.C

[Help] Troca de HD

Recommended Posts

Então...

Eu comprei 1 novo HD esses dias de 2 TB para substituir o meu antigo de 300gb

No momento eu tenho uma ideia de como substituir o HD... que é: Trocar o HD e efetuar a formatação (creio que seja assim...)

Quando eu substituir o meu HD os arquivos que eu tenho no HD antigo (de 300gb) vão continuar salvos nele, certo?

E eu lí a respeito de que tem como deixar 2 HD's em um PC... como isso funciona?

Placa mãe: Gigabyte 970A-UD3

Simplificando eu queria saber:

- Como instalar corretamente o HD?

- Meus arquivos permanecem  no HD antigo?

- Tem como juntar 2 HD's para aumentar o espaço em disco ?

Agradecido desde já!

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites

Então...

Eu comprei 1 novo HD esses dias de 2 TB para substituir o meu antigo de 300gb

No momento eu tenho uma ideia de como substituir o HD... que é: Trocar o HD e efetuar a formatação (creio que seja assim...)

Quando eu substituir o meu HD os arquivos que eu tenho no HD antigo (de 300gb) vão continuar salvos nele, certo?

E eu lí a respeito de que tem como deixar 2 HD's em um PC... como isso funciona?

Placa mãe: Gigabyte 970A-UD3

Simplificando eu queria saber:

- Como instalar corretamente o HD?

- Meus arquivos permanecem  no HD antigo?

- Tem como juntar 2 HD's para aumentar o espaço em disco ?

Agradecido desde já!

basta plugar ele na placa-mãe.. e os arquivos continuarão no seu hd antigo

já para juntar os espacos como você pretende, teria q fazer um arranjo raid, algo q exige um pouco de conhecimento no assunto

leia: https://pt.wikipedia.org/wiki/RAID

• Curtir 1

Compartilhar este post

Link para o post

Não indico tais procedimentos de manipulação de partições para leigos, a chance de ocorrer uma configuração incorreta e uma posterior perda de dados, seja por motivo de falha, ou por motivo de descuido, é enorme. 

Você pode deixar os dois HDs no mesmo computador  sem problemas. Só tenha muito cuidado para instalar o sistema no HD que deseja (provavelmente o novo), que quando tudo tiver instalado, você poderá ver o antigo de 300gb em "Meu computador", com todos os teus dados lá.

abs

• Curtir 1

Compartilhar este post

Link para o post

já para juntar os espacos como você pretende, teria q fazer um arranjo raid, algo q exige um pouco de conhecimento no assunto

Que eu saiba, não seria RAID. Seria LVM. Mas eu nunca usei, nenhum dos dois.

Não é algo para Windows. Leituras úteis:

• Curtir 2

Compartilhar este post

Link para o post

LVM? o cara nem disse qual é o sistema operacional q usa, como indicar algo que é altamente complexo e com base no linux?

se ele falasse.. "to usando linux, sou usuario de linux e queria saber como é que faz e etc... " ai tudo bem..

• Curtir 1

Compartilhar este post

Link para o post

@rodrigo.dcvieira, o principal do que eu falei é que não tenho conhecimento de que RAID serve para o que ele quer. Serve mesmo? Por favor, explique-nos como, pois eu quero saber também e estou com o tempo meio apertado para ir pesquisar isso. Que eu saiba, RAID é para espelhamento...

Podem me interpretar assim: "Não sei como o Windows faz isso, mas o Linux faz com o LVM".

Update

Eu estava errado. Eu conhecia RAID apenas como mirroring... mas também pode ser para striping. Lembrando melhor os recursos das placas-mãe atuais, parece-me agora que em ambiente doméstico é mais fácil encontrarmos RAID 1 ou RAID 0+1 ou RAID 1+0.

Fazendo-se RAID por software, ainda há outras possibilidades que também seriam simples. Por enquanto, eu só tenho conhecimento de RAID por software com os sistemas de arquivos ZFS (Solaris/BSD) e BTFRFS (Linux).

Udpate

Está aqui como faz com Windows 7. É fácil. É prático.

Estão aqui alguns benchmarks. Incluem RAID por software e por hardware.

• Curtir 1

Compartilhar este post

Link para o post

Muito obrigado pessoal!
Vou trocar só o HD mesmo, não vou procurar colocar os 2 juntos não kk.

Até porque 2TB já tá ótimo ! kk.

Obrigado pela atenção!!!

Compartilhar este post

Link para o post

Pode tirar o HD antigo, mas antes faça a cópia dos documentos importantes. Uma coisa que ninguém falou é o seguinte:

a) deixe o HD antigo desligado, pois ao instalar o sistema ele vai ligar o sistema novo ao antigo e vai pensar que voce quer fazer o dual-boot( dá para escolher qual dos dois sistemas voce quer usar- seria vantajoso se por acaso voce tem aplicações que não sabe se funciona no novo)

B) outra coisa importante são os backup's, principalmente dos mails e algumas aplicações importantes do dia a dia , como IRPF e a caixa de e-mails e contatos

c) a ordem que voce monta os cabos SATA é importante, pois o sistema pega sempre o primeiro. Se voce por acaso deixar "buracos" na ordem de instalação dos cabos o boot demora um pouco a mais. Se sobrar portas SATA voce pode desativar na BIOS( melhora o boot)

• Curtir 1

Compartilhar este post

Link para o post

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas publicações sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais