Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Comunicação PIC <-> USB <-> Bluetooth


Posts recomendados

Olá,

 

 

Estou querendo montar um circuito simples que tenha que se comunicar por Bluetooth, porém não quero usar um modulo ou shield mas sim um desses mini Bluetooth igual a da imagem a seguir.

 

Bluetooth.png

 

Bom a minha dúvida é primeiramente saber se isso é possível já que talvez seja necessário instalar algum driver. E se for necessário instalar se o seria possível instalar no PIC. Alguém já fez algo semelhante anteriormente?

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Olá,

 

Apenas para dar uma atualizada no que fiz, encontrei esse tutorial do Microcontrolandos onde ele utiliza um módulo Bluetooth HC-06 e pensei se o mini bluetooth se comportaria da mesma forma. Acredito que tem que trabalhar na mesma frequência da USB (algo em torno dos 40MHz). Estou aguardando o recebimento de peças para realizar testes e estou em busca de material para entender o bluetooth principalmente a parte de software, caso alguém tenha fico feliz em receber material de estudo.

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Qual PIC está usando? O 18f4550 por exemplo, possui interface USB em uns de seus pinos, e no caso você teria que escrever um driver usb pra comunicar-se com o bluetooth. Recomendo utilizar o HC-06 mesmo, é muito mais simples. Porém ele é somente slave.

O que exatamente você queria fazer com ele?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Olá,

 

Pretendo utilizar o 18F4550 e to ligado na sua interface USB :)

Pensei no HC-06 porém ele é bem mais caro que os Mini-USB e seu tamanho é levado em consideração (pretendo deixar o circuito dentro da caixa do interruptor). Em relação a escrever um driver para essa comunicação, você tem algum  material sobre isso?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Olá,

 

Pretendo utilizar o 18F4550 e to ligado na sua interface USB :)

Pensei no HC-06 porém ele é bem mais caro que os Mini-USB e seu tamanho é levado em consideração (pretendo deixar o circuito dentro da caixa do interruptor). Em relação a escrever um driver para essa comunicação, você tem algum  material sobre isso?

Então cara, se você tiver usando o MikroC, ele possui uma biblioteca de USB que facilita a troca de dados entre o PIC e o dongle. A partir dai você pode estudar a especificação do bluetooth pra fazer a comunicação. A pilha do bluetooth trabalha em cima de comandos HCI. Dá uma olha nesse link com a especificação: https://www.bluetooth.org/docman/handlers/downloaddoc.ashx?doc_id=41266 explica tudo o que você deve fazer.

 

E aqui a lista completa de comandos HCI que você pode enviar pelo USB:

http://www.lisha.ufsc.br/teaching/shi/ine5346-2003-1/work/bluetooth/hci_commands.html

 

Abraços.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Visitante
Este tópico está impedido de receber novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...