Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Folding@Home - Configurações avançadas para o cliente V7, 7.1 ao 7.4.4


ilkyest

Posts recomendados

  • Membro VIP

Vamos, agora, dar aquela melhorada na configuração do folding at home?

 

Primeiro de tudo, precisamos iniciar ele

 

instalando_o_cliente_7_4_4_11.pngClique no ícon e do Folding@home. Se na barra do relógio, ele ficar dormindo, você não configurou direito, volte e configure o cliente

 

instalando_o_cliente_7_4_4_13.pngAgora abrirá o folding, o web control e aparecerá o ícone foldando. Feche o web control, não precisaremos dele

 

configs_avan_adas_1.png Agora clique com o direito no ícone do folding, e escolha advanced control

 

configs_avan_adas_2.png Agora estamos no FAHControl. Na versão 7.4.4 ele sai, por padrão, nesta visão. No 7.4.1 você tem de clicar em "expert" para que ele apareça desta forma. No 7.1 lembrando, que é aberto automaticamente quando o cliente é executado, e que no 7.1 não existe o web control

 

Se pintar a dúvida, consulte aqui:

 

configs_avan_adas_2_2.png

Vamos, comparar no FAHControl e no web control as opções disponíveis. Veja que muitas existem em ambos. Salvo o finish que não tem na web control. Pause/fold (Advanced control, ou FAHControl) é stop/start no web control

 

Vamos prosseguir

Clique à esquerda, acima, em configure.

 

Aba conection. Não abordarei aqui, deixo aos colegas, nunca usei, não sei como funciona!

 

configs_avan_adas_4.pngAba Identity - Aqui você pode configurar o cliente, caso não tenha feito durante a configuração do cliente. Informe os dados aqui, e clique SAVE. Todos os campos permitem copia-cola. Não se esqueça de dar um "SAVE" para salvar tuas configurações. O campo team aceita digitação, se não, até chegar em 148894 demoraria um pouco né :hehehe::devil:

 

configs_avan_adas_6.pngAba slot - O processador terá um número de slot. Imagine uma prateleira. A GPU ou AS GPUS terão outro ou outros slots... prateleiras.

no nosso exemplo, só o cpu tá foldando, então o slot é o 0. O primeiro número no folding é zero.

 

Pergunta: E seu tiver 2 GPUS para foldar? (me vende uma :hehehe: ) Daí tu adicionas mais um slot.

 

Clique em "Add"

 

configs_avan_adas_7.pngAbrirá esta janela. Como queremos GPU, olhamos em "GPU"

GPU index raramente precisa ser mexido. Podes deixar em "GPU Index "-1 (isso mesmo, -1 (menos um) que o próprio cliente faz os ajustes

 

opencl-index e cuda-index, nunca precisei alterar.... se alguém já fez... que poste como fez.

 

Extra slot options, veremos oportunamente, mais abaixo.

 

Clique "SAVE" e um novo slot será criado para tua GPU. Agora, faça a mesma coisa para a segunda GPU, deixando em

"index -1.. e você terá, provavelmente, 2 slots GPU e um slot CPU

 

 

O cliente 7.1 tu podes escolher, na CPU, se a CPU é SMP ou uniprocessor. A partir da versão 7.2 isso não é mais possível, o próprio cliente fará a detecção

 

 

Abas Remote Access não abordarei. Não consegui configurar, e Proxy não abordarei ainda, mais abaixo apenas.

 

Sintam-se a vontade em fazê-lo meus caros!

 

configs_avan_adas_10.pngAba Advanced - nesta aba estão opções que podem efetivamente, fazer teu folding terminar de levantar vôo.

  • Cause preference - Aqui você seleciona qual a doença que vais "contribuir".... Opção semelhante vista no web control, mas com outro nome... lembra?

instalando_o_cliente_7_4_4_17.png

 

 

 

 

 

 

 

Continua ...

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Prosseguindo:

 

configs_avan_adas_10.pngParamos aqui:

 

  • Folding Core Priority - Como eu disse no guia inicial

Citar

 

O folding é feito para trabalhar com o ócio do computador. Quando a tarefa exigir pleno funcionamento, o folding reduz seu processamento a algo bastante baixo.

Se você não lembra, está aqui:

 

Aqui você deixa ele, estritamente, em idle, ou um pouco mais "slightly higher", Ou seja, se não estiver ocioso, ele reduz o funcionamento do folding, mas não para... em idle, ele pára, ou quase para......

 

 

Essa opção é semelhante a esta, do web control, "when", à direita

instalando_o_cliente_7_4_4_18.png

 

 

Checkpoint - A cada X minutos, é gravado, digamos assim, "onde você parou" na WU. quanto menos minutos (mínimo 3 minutos) menos perigoso é de você perder o progresso por perda de energia, travada da máquina, ou algo parecido, porém prejudica o andar do folding, visto que acessos ao disco também alteram o tempo de folding. Quanto maior o tempo, o folding corre mais solto, porém o risco de perder o progresso nesse meio tempo, é mais alto

 

Eu deixo em 7 minutos.

 

Algumas WUs, como as core17 não são afetadas por este checkpoint. O desenvolvedor delas setou o checkpoint, e o cliente nada faz. Algumas salvam a cada 5, outras a cada 15, portanto... pode ser que não funcione!

 

Power

 

Também lá no tópico de boas vindas, eu postei

 

No terceiro parágrafo, a informação é que, por padrão, o FAHClient considera teu pc como um laptop, reduzindo o consumo de energia a menor do que você, talvez, realmente queira. Você sempre pode alterar isso.

não lembra? aqui vai!

 

Então, se tu tens um laptop, deixe ativo essa "pause while working on battery power" que significa, pausar o cliente se o laptop estiver em bateria, economizando bateria.

 

Em  PC, desktop, eu desativo essa opção.

 

Verbosity

 

É o quão apurado tem de ser o log. Se você botar em 5, cada espirro do programa será logado, tornando o log enorme. Se você por em 0, sinceramente, acho que não aparece nada

 

Eu sempre deixo em 3

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Flags, ou parâmetros, extras de configuração.

 

A partir de agora, vou mostrar como adicionar comandos específicos aos slots, ou ao cliente, para se comportar de uma maneira específica. Normalmente, usa-se para o cliente "produzir mais" :devil::jump: , porém algumas também servem para fazer o cliente usar uma forma que não conseguiu automaticamente, exemplo: por flag você pode forçar o cliente a pegar o sistema como linux, caso ele não detectou, ou forçar o cliente a ver a GPU como uma nvidia/ati, enfim

 

Antes, vamos retomar:

 

Slot - é a prateleira. Vamos lá.... você tem vários pares de tenis. Uns para sair, outros para caminhar, outros para visitar a sogra. Na prateleira 1 você põe os de sair, na 2, os de caminhar, no 3 os para visitar a sogra

 

Se você calçar 48, como eu, troque prateleiras por "livreira mesmo", porque o entendimento fica parecido :hehehe:

 

No cliente, um slot irá, por exemplo, a CPU, noutro, a GPU, ou, ainda, CPU em um slot, e GPU1 em outro, e a GPU2 em outro

 

Ou ainda, no cliente V7.1, pode-se criar 4 slots uniprocessor, cada um com um índice, exemplo, indice 0,1,2,3, para cana núcleo. Francamente, eu fiz isso, mas não notei resultado pratico :goff:

 

Cada slot tem seu ID. VEJA

configs_avan_adas_2.png

 

Veja que em "work queue" e "folding slots" temos ID do slot, no caso CPU

 

 

Então vamos lá!

 

Você tem 3 maneiras de configurar o cliente. Configuração geral do cliente, configuração extra do cliente e configuração por slot

  • Configuração do cliente - Um parâmetro X será adotado ao cliente, como todo.

Vantagens: O cliente adota um padrão geral, sem distinção, aumentando as chances de pontuação

Desvantagens:

  1. Uma flag específica para GPU não, necessariamente, funcionará para CPU, ou ainda, culminará em baixar uma WU muito grande, que se a unidade terminar, resulta em menos pontos do que se esse "parâmetro" não tivesse vindo
  2. Se a flag do slot conflitar com a do cliente, vale o padrão stock. Então vocÊ usou, exemplo "bigadv" que é um parâmetro para WUS realmente parrudas (para processadores acima de 8 núcleos) e conflitou com o parâmetro da GPU, ela vai baixar "tudo o que vier pela frente"
  • Configuração por slot

Vantagens: você trata cada slot como um só. Então você pode pegar WUs pequenas no processador, e enormes nas GPUs, ou, pegar parrudas no CPU e pequenas na GPU, enfim.

Desvantagens: Ter de configurar um a um os slots

 

  • Extra core arguments

São configurações mais generalistas que Configuração do cliente. São "aquele reforço" no comportamento da WU, sem ofender os parâmetros que você selecionou.

 

Sempre cuide para não mesclar parâmetros conflitantes, exemplo:

CPU uniprocessor e SMP, vai pra uniprocessor

client-type normal e advanced, vai pra normal

 

Configurações para o cliente e para os cores

Clique, no FAHControl, em Configure - e clique, depois, na aba expert

 

configs_avan_adas_11.pngExtra client options sao as configurações globais do cliente.

 

Extra core options são aquelas que afetarão diretamente os cores, os "programinhas" que sintetizarão as WUS, exemplo core17, core15, core18

 

Ao clicar em Add, em qualquer um dos dois, será aberto o campo para adicionar a flag. Não vou mostrar como fazer, visto que é parecido com adicionar por slot, que será abordado em seguida

 

Após, clique em "SAVE" para salvar os dados

 

E para os slots, como faz?

 

Clique em configure - e clique na aba slots

 

configs_avan_adas_6.png Selecione o slot desejado, e clique em EDIT

 

configs_avan_adas_7.pngAbrir-se-á esta janela, role para baixo. Na caixa "extra slot options (expert only) clique, logo abaixo, em "Add"

 

configs_avan_adas_8.pngAbrirá esta caixa. "Name" é o nome do parâmetro, da flag, e "Value" é o valor dela

 

Exemplo: A flag "max-packet-size": Ela determina qual o tamanho máximo, em MB, que o cliente poderá sintetizar por vez.

 

como colocar ali?

Name: max-packet-size

value: 5, ou 50, ou 500, ou ainda, small, normal, big

 

Exemplo 2:

Você quer foldar apenas em WUs beta. cuidado que o beta não é estável, então erros podem acontecer

 

Name: client-type

Value: beta

 

Exemplo 3

Você quer foldar em WUs beta, mas WUs grandes, para núcleos de 8 ou mais cores.

Name: client-type

value: bigbeta

 

Entendeu?

Após apor a flag, o parâmetro, clique ok. O parâmetro aparece na janela anterior. Clique em SAVE.

 

Se tudo der certo, o log não exibirá erros. Se não, ele acusará algum erro, ou o próprio cliente acusará um erro.

 

Exemplo: eu postei que o cliente 7.1 permitia uniprocessor, e depois dele, nenhum mais. Como eu sou muito teimoso :crazy:  eu setei o cliente em uniprocessor no cliente 7.4.4. Como eu fiz:

 

Eu cliquei em configure, e cliquei na aba slot.

 

configs_avan_adas_14.pngselecionei o slot que queria alterar, no caso cpu - e cliquei em EDIT

 

configs_avan_adas_15.pngEm CPUs eu informei 4, ou seja eu disse que seriam 4 núcleos (4 threads) que o meu processador iria usar. Logo abaixo, em extra slot options, eu cliquei em Add.

 

configs_avan_adas_16.pngdaí eu informei que o tipo de slot (client-type) seria "uniprocessor", dei um "ok", e depois eu vi que o parâmetro que eu quis, estava aparecendo no slot

 

configs_avan_adas_17.png

 

Perfeito, agora cliquei em OK... e, voltei à tela anterior, com todos meus slots, e cliquei em SAVE

 

E ganhei o erro

configs_avan_adas_13.png

 

Ou seja, o folding tá me dizendo que para esse tipo de slot, o tipo de cliente pode ser "normal", advanced ou beta.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Porque ensinar a usar versões antigas? Melhor focar na última e simplificar o tópico e a vida do peão

Sim e não samba... até porque temos de manter os créditos aos anteriores, certo. E nada impede que alguém, com intenções retrô, teste o cliente né! :lol::P

Prrrrrosseguindo

 

Adicionando parâmetros ao cliente

configs_avan_adas_18.png-> expert.

 

 

Em "extra-client-options" clique em Add

configs_avan_adas_19.pngClique em configure

 

 

Ali está o campo, parecido com argumentos para o slot

 

 

 

E para Core arguments, vá em "extra core options", e clique em Add

configs_avan_adas_20.png

 

 

Agora, o mais interessante. Quais são os argumentos do cliente folding?

 

Quico.jpg?3934b2Calma Kiko... tá abaixo

 

Opções avançadas

Name       Value       Descriptionmax-units       X       X can be any number; 0 is indefinite. It tells when to pause the slot after X WUs are completedcheckpoint       X       X is a value between 3 and 30. It will create a checkpoint after X minutescore-priority       idle       Sets the priority of !FahCore to idlecore-priority       low       Set the priority of !FahCore to lowpause-on-start       true       FAHClient starts the slot in the pause statepause-on-start       false       FAHClient will start the slot normallymax-packet-size       small       Configures the slot to get small WUs (~5MB)max-packet-size       normal       Configures the slot to get normal WUs (~10MB)max-packet-size       big       Configures the slot to get big WUs (~500MB)

Opções mais comuns

Name       Value       Descriptionclient-type       advanced       Assigns WUs in late-stage beta if availableclient-type       bigadv       Assigns bigadv WUs on capable systems if available (SMP slot only)next-unit-percentage       X       X should be between 90 and 100. It tells when the next WU should be downloaded after the current WU reaches X percentage

E todas

10:28:19:<config>10:28:19:  <service-description v='Folding@[member=Home] Client'/>10:28:19:  <service-restart v='true'/>10:28:19:  <service-restart-delay v='5000'/>10:28:19:10:28:19:  <!-- Client Control -->10:28:19:  <cycle-rate v='4'/>10:28:19:  <cycles v='-1'/>10:28:19:  <data-directory v='.'/>10:28:19:  <disable-project-lookup v='false'/>10:28:19:  <exec-directory v='C:\Program Files (x86)\FAHClient'/>10:28:19:  <exit-when-done v='false'/>10:28:19:  <threads v='4'/>10:28:19:10:28:19:  <!-- Configuration -->10:28:19:  <config-rotate v='true'/>10:28:19:  <config-rotate-dir v='configs'/>10:28:19:  <config-rotate-max v='16'/>10:28:19:10:28:19:  <!-- Debugging -->10:28:19:  <assignment-servers>10:28:19:    assign3.stanford.edu:8080 assign4.stanford.edu:8010:28:19:  </assignment-servers>10:28:19:  <capture-directory v='capture'/>10:28:19:  <capture-sockets v='false'/>10:28:19:  <debug-sockets v='false'/>10:28:19:  <exception-locations v='true'/>10:28:19:  <gpu-assignment-servers>10:28:19:    assign-GPU.stanford.edu:80 assign-GPU.stanford.edu:808010:28:19:  </gpu-assignment-servers>10:28:19:  <stack-traces v='false'/>10:28:19:10:28:19:  <!-- Error Handling -->10:28:19:  <max-slot-errors v='5'/>10:28:19:  <max-unit-errors v='5'/>10:28:19:10:28:19:  <!-- FahCore Control -->10:28:19:  <checkpoint v='15'/>10:28:19:  <core-dir v='cores'/>10:28:19:  <core-priority v='idle'/>10:28:19:  <cpu-affinity v='false'/>10:28:19:  <cpu-usage v='100'/>10:28:19:  <no-assembly v='false'/>10:28:19:10:28:19:  <!-- Folding Slot Configuration -->10:28:19:  <client-subtype v='STDCLI'/>10:28:19:  <client-type v='normal'/>10:28:19:  <cpu-species v='X86_PENTIUM_II'/>10:28:19:  <cpu-type v='AMD64'/>10:28:19:  <cpus v='-1'/>10:28:19:  <cuda-index v='0'/>10:28:19:  <gpu v='false'/>10:28:19:  <gpu-usage v='100'/>10:28:19:  <max-packet-size v='normal'/>10:28:19:  <opencl-index v='0'/>10:28:19:  <os-species v='UNKNOWN'/>10:28:19:  <os-type v='WIN32'/>10:28:19:  <project-key v='0'/>10:28:19:  <smp v='false'/>10:28:19:10:28:19:  <!-- Logging -->10:28:19:  <log v='log.txt'/>10:28:19:  <log-color v='false'/>10:28:19:  <log-crlf v='true'/>10:28:19:  <log-date v='false'/>10:28:19:  <log-date-periodically v='21600'/>10:28:19:  <log-debug v='true'/>10:28:19:  <log-domain v='false'/>10:28:19:  <log-header v='true'/>10:28:19:  <log-level v='true'/>10:28:19:  <log-no-info-header v='true'/>10:28:19:  <log-redirect v='false'/>10:28:19:  <log-rotate v='true'/>10:28:19:  <log-rotate-dir v='logs'/>10:28:19:  <log-rotate-max v='16'/>10:28:19:  <log-short-level v='false'/>10:28:19:  <log-simple-domains v='true'/>10:28:19:  <log-thread-id v='false'/>10:28:19:  <log-thread-prefix v='true'/>10:28:19:  <log-time v='true'/>10:28:19:  <log-to-screen v='true'/>10:28:19:  <log-truncate v='false'/>10:28:19:  <verbosity v='5'/>10:28:19:10:28:19:  <!-- Network -->10:28:19:  <proxy v=':8080'/>10:28:19:  <proxy-enable v='false'/>10:28:19:  <proxy-pass v=''/>10:28:19:  <proxy-user v=''/>10:28:19:10:28:19:  <!-- Process Control -->10:28:19:  <child v='false'/>10:28:19:  <daemon v='false'/>10:28:19:  <pid v='false'/>10:28:19:  <pid-file v='Folding@[member=Home] Client.pid'/>10:28:19:  <respawn v='false'/>10:28:19:  <service v='false'/>10:28:19:10:28:19:  <!-- Remote Command Server -->10:28:19:  <command-address v='0.0.0.0'/>10:28:19:  <command-allow v='127.0.0.1'/>10:28:19:  <command-allow-no-pass v='127.0.0.1'/>10:28:19:  <command-deny v='0.0.0.0/0'/>10:28:19:  <command-deny-no-pass v='0.0.0.0/0'/>10:28:19:  <command-port v='36330'/>10:28:19:10:28:19:  <!-- Slot Control -->10:28:19:  <max-shutdown-wait v='60'/>10:28:19:  <pause-on-battery v='false'/>10:28:19:  <pause-on-start v='false'/>10:28:19:10:28:19:  <!-- User Information -->10:28:19:  <machine-id v='0'/>10:28:19:  <passkey v=''/>10:28:19:  <team v='0'/>10:28:19:  <user v='Anonymous'/>10:28:19:10:28:19:  <!-- Work Unit Control -->10:28:19:  <dump-after-deadline v='true'/>10:28:19:  <max-queue v='16'/>10:28:19:  <max-units v='0'/>10:28:19:  <next-unit-percentage v='99'/>10:28:19:10:28:19:  <!-- Folding Slots -->10:28:19:  <slot id='0' type='UNIPROCESSOR'/>10:28:19:</config>

Fonte: https://foldingforum.org/viewtopic.php?f=67&t=18187

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Gabriel Torres alterou o título para Folding@Home - Configurações avançadas para o cliente V7, 7.1 ao 7.4.4
Visitante
Este tópico está impedido de receber novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...