Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se
Gabriel Schumacher

Circuitos e projetos para iniciantes ?

Recommended Posts

Bom galera, comecei a fazer a eletrônica prática a pouco tempo, recentemente terminei meu primeiro projeto super simples : uma fonte C.C ajustável de 0 a 12 V e simplesmente adorei, fico com o motorzinho do meu carrinho e o potenciometro o dia inteiro brincando, rsrsrsrs. Queria saber se alguem conhece um site ou se pode postar aqui alguns projetos simples e legais, se puder q envolva LED's e sons ou coisas do genero (choque tb vale, só pra zuar os amigos ), só por diversão mesmo..kkk e que não sejam muito caros.

E uma ultima pergunta, alguma dica pra mim pegar o desenho de um circuito e colocar em uma placa ? Eu tenho bastante dificuldade de visualizar um circuito assim : http://www.electronica-pt.com/imgps/L200-tensão-variavel.gif ( só um exemplo tosco ) e transformar em um desenho pronto para ser feito em placa como esse http://www.electronica-pt.com/imgps/L200-tensão-variavel.gif ( outro exemlo qualquer ), geralmente peço ajuda ao professor para desenhar na placa mas quero fazer sozinho :P

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites

@Gabriel Schumacher,

Hehehe é muito legal quando a gente faz uma montagem e tudo funciona !!!!!

Eu começei assim também, pequenos circuitos, fontes, amplificadores pequenos, pré-amplificadores, um rádio AM com tres transistores, e assim vai .... Hoje poucos seguem este caminho "analógico" , já partem direto para a Digital, querem montar circuitos com microcontroladores mas ignoram completamente os fundamentos básicos de Eletrônica, como aterramento, loops de terra, interligação de placas de circuito, filtrgem de alimentação distribuída.... E isso sempre faz falta na vida profissional, e bem poucos acabam trabalhando na prática de verdade, sempre migram de função no trabalho, que na verdade indica o despreparo em enfrentar e resolver os problemas !

Vai em frente, aprenda bem os fundamentos básicos, isso é a base de sua formação !

Agora, dica para fazer circuito impresso .... Acho que só com a prática mesmo, pois um bom profissional em Layout de PCB tem de ter passado por tantos problemas práticos que lhe permite ir desenhando a placa pensando em tudo o que poderia dar errado, e já vai desenhando pensando em como evitar qualquer surpresa. Claro que hoje em dia todos usam programas para auxiliar, mas nunca deixam o programa fazer tudo sózinho, sempre acompanham as trilhas, as isolações e aterramentos de determinadas regiões da placa, etc...

Continue pedindo auxílio, e principalmente use a Internet para ver exemplos de layouts, quase sempre voce encontra um layout prontinho para um projeto que voce acaba escolhendo para montar, ou existe um muito semelhante e voce pode se basear nele .

Com o tempo, voce vai aprender os maçetes e vai se sentir seguro para você mesmo desenhar !

Como eu disse, o verdadeiro segredo de se trabalhar com Eletrônica é a prática, quanto mais voce tem, melhor voce fica !

Paulo

• Curtir 1

Compartilhar este post

Link para o post

Receptores que possam sintonizar a faixa de aviação consistem em montagens interessantes, principalmente para os leitores que estão iniciando a prática da Eletrônica. A Legislação Federal não impede que você ouça estas comunicações em sua casa ou tenha um receptor para esta faixa de freqüências. Assim, a montagem e uso deste receptor de FM e VHF é perfeitamente livre. A companhe com esse Receptor de VHF o tráfego aéreo da sua região:

Site: http://receptordevhf.blogspot.com.br

• Curtir 1

Compartilhar este post

Link para o post

Receptores que possam sintonizar a faixa de aviação consistem em montagens interessantes, principalmente para os leitores que estão iniciando a prática da Eletrônica. A Legislação Federal não impede que você ouça estas comunicações em sua casa ou tenha um receptor para esta faixa de freqüências. Assim, a montagem e uso deste receptor de FM e VHF é perfeitamente livre. A companhe com esse Receptor de VHF o tráfego aéreo da sua região:

Site: http://receptordevhf.blogspot.com.br

Opa, em setembro vou ter que montar um desses para o curso, já me adiantou bastante a pesquisa.

Valeu pelo link bem explicativo (e que mundo/fórum pequeno esse  :lol: )

E boa sorte ao autor do tópico, já está começando bem.

Compartilhar este post

Link para o post

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas publicações sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais