Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Situação Real ou Só em Filmes de Ação?


Ir à solução Resolvido por dwatashi,

Posts recomendados

Muitas vezes estamos vendo filmes de ação onde um grupo analisa uma imagem ou vídeo, em um determinado momento alguém fala: Para, volta um pouco, mais um pouco, ai, agora amplia tal coisa em tal lugar; e com isso eles conseguem aumentar parte da imagem, deixando nítida e com isso obtendo pistas para solução do caso.

Mas isso é possível mesmo ou é coisa de cinema, porque com o equipamento rudimentar que temos em casa, qualquer tentativa de aumento acarreta distorção total.

Agora quando o material é concebido para esse fim, ai qualquer um pode fazer que funciona como abaixo:

Clicando abaixo, após o carregamento da figura, de um zoom na multidão ou em qualquer local para ampliar e aguarde imagem se auto definir.

http://www.gigapixel.com/image/gigapan-canucks-g7.html

Das duas uma, ou é filme ou é algo feito para funcionar assim, do contrário não funciona.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 semanas depois...

Coisa de filme. O site que você linkou usa uma foto com uma resolução muito alta, por isso é possível dar tanto zoom sem perda de qualidade. Nem a pau que você vai conseguir reconhecer o rosto do suspeito, que está lá no cantinho da foto, a 1 km de distância, só dando zoom, em uma foto tirada por um celular lixo com resolução VGA  :rolleyes:

Parafraseando algo que eu falei em outro tópico: É muito difícil uma obra de ficção retratar algo de forma real  :rolleyes:

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
  • Solução

Depende de n fatores, do que se busca enxergar, origem, etc.

 

Mas de modo geral o "zoom" é limitado pela qualidade da origem.

 

Alguns programas conseguem utilizar filtros que conseguem extrair informações de vídeos usando um sistema que analisa os quadros (fotos) e melhora a qualidade do zoom final.

 

Um exemplo claro do que se pode fazer com os filtros corretos pode ser visto aqui.

 

Como agora muito do conteúdo é digital e em HD é possível extrair melhores informações do que quando se era analógico (usando fitas k7) por exemplo, que o sistema de gravação por si só inseria uma série de ruídos que atrapalhavam a melhoria de imagem. Claro que hoje existe compactação, mas como ela usa um algoritmo ela pode ser mais facilmente "revertida".

 

 

 

 

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Visitante
Este tópico está impedido de receber novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...