Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Dúvida com TL494 - Fonte Chaveada


Tomazelli
Ir à solução Resolvido por Tomazelli,

Posts recomendados

Olá!

 

Consegui uma fonte chaveada de 12V 20A ( http://i37.photobucket.com/albums/e90/atomazelli/eletronica/fonte_chav1_zps27feb271.jpg ). Pretendo modificá-la um pouco e fazer um carregador de baterias. Como não entendo de fontes chaveadas, gostaria de ajuda para entender algumas coisas.

 

Fiz uma engenharia reversa e o esquema da parte de controle da fonte é o abaixo, com o TL494.

 

tl494-3_zps0824194f.jpg

 

 

1. Eu queria saber se posso isolar e inutilizar essa parte toda circulada e marcada com 1. Gostaria de usar esse segundo comparador do CI (pinos 15 e 16) para fazer um limitador de corrente, mas não sei se posso desabilitar essa parte sem comprometer o funcionamento da fonte.

 

2. A parte de controle de tensão eu consegui entender, é a que vai ligada aos pinos 1 e 2 do CI. Trocando alguns resistores conseguirei jogar a fonte para trabalhar em 14,4 V. Só não entendi exatamente para que serve essa parte circulada e marcada com 2 no esquema. É uma espécie de filtro contra ruídos?

 

Além disso, observando outros esquemas de fontes com o TL494, não vi nenhum que possua os resistores R16 e R18, marcados em vermelho. Qual seria a função deles? Por mera curiosidade, pois não irei mexer nessa parte da fonte.

 

 

Obrigado desde já! 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

O R18 está errado, ele deve ir ao negativo igual o r16. Eles praticamente não tem função, dão uma polarização certao ao transsitor e ao mesmo tempo abaixa a impedancia da base.

 

o circuito 1 é necessario para que o segundo comparador não interfira, e o circuito 2 esta meio estranho.... desenhou isso certo?


a tensão dividida de Vref vai ao pino 2 sim, mas o capacitor tem que ir ao negativo e não no pino 3. e o C16 e r22 é inutil com um capacitor ja indo direto ao negativo.

 

o circuioto 1 está estranho também!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Os resistores entendi agora, são para polarizar a base por divisor de tensão. Mas o R16 está como no esquemático mesmo, indo da base ao emissor do Q4. Vou alterar isso.

 

O restante também está correto, acabei de conferir mais uma vez. Fiz o desenho usando sobreposição de imagens, componente a componente: http://i37.photobucket.com/albums/e90/atomazelli/eletronica/tl494-4_zps53436725.jpg

 

Achei um esquema de uma fonte onde ela possui capacitor e resistor indo do pino 3 para o 2, mas sem esses capacitores indo à terra: http://i37.photobucket.com/albums/e90/atomazelli/eletronica/compaq-power-supply-200w_zpsc13579f9.jpg

 

Vou ver se modifico só o básico, pois a fonte está funcionando, ou se monto uma plaquinha a parte para o TL494 com alguns esquemas mais simples que vi por aí. 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 semanas depois...
Visitante
Este tópico está impedido de receber novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...