Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Duas conexões de internet, uma rede


Ir à solução Resolvido por dwatashi,

Posts recomendados

Bom, a internet banda-larga aqui em casa é compartilhada e sempre tem alguem baixando, o que me faz ter um ping horrendo em jogos, então eu consegui uma conexão 3g pré-paga para que eu possa jogar em paz, e ela funciona bem, mas vivo em fazenda e as vezes sinal é péssimo, para a internet banda-larga normal aqui funcionar o modem fica na cidade, e a conexão é passada por uma rede wireless que é mandada para a fazenda, algo nesse estilo:

 

Torre Cidade >>>>>> Torre2 >>>>>>>>> Torre Fazenda

 

 

Torre cidade:

modem dsl(gateway): ip X.X.X.1

Rádio AP: ip X.X.X.2

v

v

v

Torre2:

Rádio Client: ip X.X.X.3

Rádio AP: ip X.X.X.4

v

v

v

Torre Fazenda:

Rádio Client: IP X.X.X.5

v

v

v

Switch com 5 pc's

 

Eu gostaria de incluir na torre cidade, um roteador 3g, que iria receber minha conexão 3g e passá-la para o Rádio AP por um cabo rj 45(sim nesse caso eu iria desativar o wireless desse roteador), assim na rede da minha casa iria ter 2 conexões de internet. Minha dúvidas são:

 

1- Existe algum problema em ter 2 conexões de internet em uma única rede?

 

2- Todos os computadores estão com seus gateways configurados como x.x.x.1 (o ip do modem dsl), se eu então colocar esse roteador como x.x.x.7 e colocar o meu computador para usar esse ip como gateway sómente ele usaria  a internet 3g? Se é através do dispositivo gateway que os outros dispositivos conseguem conexão via internet (meu entendimento,por favor me corrijam se eu estiver errado), então eu poderia alternar entre conexões mudando o gateway no meu pc quando eu quisesse?

 

 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Olha, eu recomendo você montar um servidor com linux (eu recomendo distribuição BrazilFW), e fazer loadbalance, aí você estaria juntando duas conexões, dando a impressão de somar as duas bandas.. Aí pelo servidor você limitaria a velocidade da internet para cada computador, sendo assim você limitaria o uso de 1 rede para os 5 computadores e deixaria o seu livre, aí quando ninguém estiver acessando, você terá a banda dos dois roteadores só para você, mas quando os 5 computadores estiverem em uso, eles ocuparam banda de apenas 1 modem... Você pode configurar para eles usarem apenas 1 modem e você usar os 2 ao mesmo tempo.. eu recomendo isso pois assim você tirará mais proveito de 2 linhas de internet!

 

Se quiser melhores detalhes eu te passo por email outra hora ;)

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Olha, eu recomendo você montar um servidor com linux (eu recomendo distribuição BrazilFW), e fazer loadbalance, aí você estaria juntando duas conexões, dando a impressão de somar as duas bandas.. Aí pelo servidor você limitaria a velocidade da internet para cada computador, sendo assim você limitaria o uso de 1 rede para os 5 computadores e deixaria o seu livre, aí quando ninguém estiver acessando, você terá a banda dos dois roteadores só para você, mas quando os 5 computadores estiverem em uso, eles ocuparam banda de apenas 1 modem... Você pode configurar para eles usarem apenas 1 modem e você usar os 2 ao mesmo tempo.. eu recomendo isso pois assim você tirará mais proveito de 2 linhas de internet!

 

Se quiser melhores detalhes eu te passo por email outra hora ;)

 

A ideia é ótima, mas eu não vou usar 3g tanto a ponto de valer a pena montar um servidor linux xD, valeu

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
  • Solução

Sim, é possível usar o modo de apenas trocar o gateway, desde que as outras configurações sejam iguais.

(E dê preferência para desabilitar DHCP no 2º roteador para reduzir conflitos IP)

 

Agora, a configuração sempre seria manual para usar o 2º roteador.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Visitante
Este tópico está impedido de receber novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...