Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Erro em programa no css


Posts recomendados

Boa Noite, peço ajuda com relação a um programa em c que estou tentando compilar para um pic 12F675 no CCS.O funcionamento do programa consiste em pegar uma determinada variavel char e "desmembra-la" bit a bit porém quando faço a compilação ele mostra um erro que tem a ver com o fato de estar atribuindo um valor a uma constande uma vez qu usei "#define LCD_D   PIN_A0" e dentro do programa estou colocando "LCD_D=(((dado>>contador)&0x1)!=0);".O fato é que estou a muito  tempo sem programar em c e não lembro como devo realizar a atribuição dessa expresão logica ao pino A0.Se alguem puder me dar uma ideia agradeço muito.

 

#INCLUDE <12F675.h> // microcontrolador utilizado
#FUSES  xt, intrc, nowdt, nomclr // configuração dos fusiveis
#USE delay (clock= 4000000) // definindo clock interno em 4Mhz

#DEFINE LCD_E     PIN_A0 // DEFINE PINO LIGADO AO ENABLE DO LCD
#DEFINE LCD_CLK   PIN_A1 // DEFINE PINO LIGADO AO CLOCK DO 4094
#DEFINE LCD_D     PIN_A2 // DEFINE PINO LIGADO AO DADO DO 4094

#DEFINE LCD_E_Dir      TRISIO0
#DEFINE LCD_CLK_Dir    TRISIO1
#DEFINE LCD_D_Dir      TRISIO2

void envia_nibble_lcd(unsigned char dado)
{
  unsigned char contador=0;
  for(contador=0;contador<8;contador++)
  {
   LCD_D=(((dado>>contador)&0x1)!=0); // escreve o nibble bit a bit
   LCD_CLK=1;   // envia um clock
   delay_us(10);
   output_a(LCD_CLK)=0;
   delay_us(10);
   
   return;
  }
}

 

 

 

ERRO AO COMPILAR:Expecting LVALUE such as a variable name or *expression

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

O problema talvez nao seja seu codigo meu caro, mais uma vez é o CCS, 

Infelizmente o registrador TRISIO nao é definido no header file do microcontrolador, detalhe que de toda ferramenta de desenvolvimento pra micro que você usar essa é a unica que faz essa lambança.

Minha sugestão é que  use a API OutputBit(pino, nivel) para transferir os valores dos bits, escrever direto nas constantes o CCS nao suporta, alias PIC no CCS, voce so acessa os perifericos atraves das APIs, nao existe escrita direta.

Espero que esclareça.

Abs.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Visitante
Este tópico está impedido de receber novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...