Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se
marcelo.br

Problema de erro "DISK BOOT FAILURE"

Recommended Posts

Meu pc tem dado ultimamente a mensagem "DISK BOOT FAILURE, INSERT SYSTEM DISK AND PRESS ENTER".

Isso acontece de vez em quando e do nada. O pc funciona normal, uso 3 HDs no pc e nenhum está com bad block apos testar com o HD Tune. Pensei que podia ser bad block mas vejo que não é. a memoria está normal, pois o pc tem apresenta travamentos.

Não sei se tem a ver com drive cd/dvd, eu costumo bootar o pc com o cd do linux em uso de teste para fazer backup de arquivos, e esse erro não acontecia, depois de um tempo começou a aparecer essa mensagem. É como se o boot primario estivesse no cd/dvd e não havendo nenhuma midia na gaveta o boot dá esse erro, Mas na verdade eu altero o primeiro boot para hd e ainda assim dá esse erro.

Só volta ao normal apos eu resetar a BIOS tirando a bateria por uns 10 a 15 min. Aí quando reconecto tudo o pc volta a entrar no windows normal, mas esse erro pode voltar a acontecer a qualquer momento porque já resetei a bios umas 5 vezes por causa desse problema.

Alguem saber me dizer se isso já é bios corrompida, ou algum problema no hd e memoria mesmo aparentando estarem bons?

Pensei até que era por causa do drive cd/dvd, mas depois de retirado isso ainda acontece.

Outra coisa, quando esse erro acontece um dos três HDs some, não é mais reconhecido.

Eu uso um SATA II com hd principal do SO, e outros dois IDE (um master e um slave). O que some é um dos IDEs. O principal continua detectado epla bios, mas não dá boot. Parece que é como se a bios reconhecesse o boot no cd, mesmo estando para bootar no HD.

Será que já tá na hora de descartar a placa mãe? 

Se algum souber onde está o defeito tem conserto?

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites

Boa noite Ac.William,

o cabo ide é de 80 vias. A idade real não tem como dizer porque cada peça peguei já usada de terceiros.

A fonte é genérica.

Tem alguma ideia de onde vem esse problema?

Pesquisando um pouco uns falam que isso pode ser windows corrompido, então passar o assistente de recuperação deve resolver, mas acho que vou preferir uma formatação. 

vamos ver, mas mesmo assim acho que não deve resolver, não sei.. estou achando que é alguma peça.

Compartilhar este post

Link para o post

Marcelo, bom dia!

Já tive problemas parecido com este, e não consegui resolver com uma formatação nos HDs, pois os mesmos estavam com problemas/falhando, nesse caso pode ser problemas com seu cabo IDE, placa mãe ou os próprios HDs como dito acima, enfim.

Acho que o melhor jeito de descobrir o problema é manualmente, pois "dispositivos e aplicativos" aparentemente dizem que esta tudo bem, quando pode ter algo falhando, enfim.

Pega os HD's e deixa em "observação" em uma placa mãe diferente, uma máquina nova no caso, e verifique se os problemas irão permanecer.

Faça isso com todos os supostos problemas até identificar a real dor de cabeça.

Compartilhar este post

Link para o post

Boa tarde Erick!

Valeu, vou considerar tudo isso.

Eu suspeitei da fonte, que não estava suprindo dois hd, um drive cddvd e dois pentes de memoria ddr2.

A fonte era de 220w, usando o calculador de potencia de fonte no extremeoutervision estava pedindo uma fonte de 285w conforme meu hardware, aí eu troquei a fonte por uma de 500w real, agora vou ver se vai dar o problema novamente.

Se tudo ficar normal é porque era a fonte mesmo.

Se aparecer o prob de novo aí provavelmente é o hd ide.

Deixando só o hd sata e um pente de memoria apenas o problema não ocorre.

Vou ficar de observação agora.

Compartilhar este post

Link para o post

Disponha, qualquer dúvida posta ai e tentaremos soluciona-los.

Compartilhar este post

Link para o post

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas publicações sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais