Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

É possível ter somente SSD no desktop?


CiroBT

Posts recomendados

Olá pessoal.

 

Para quem nunca usa mais que 100 - 150 GBs de um HD, seria possível montar um sistema somente com dois SSDs em raid 0 (120Gbs cada)? Seria dois SSDs de 120GBs operando como 1 de 240BGs certo? Só que mais veloz, pois a gravação de um mesmo arquivo é feita fragmentada em cada SSD, está correto?

 

Tive a pretensão de comprar um SSD para instalar sistema operacional, antivírus, navegador, todo tipo de programa muito "sobrecarregado" e frequentemente acessado (como games mais jogados), deixando o HD para todo o resto. Mas no meu caso em particular, não sobraria muito do que chamar de "todo resto". Nunca lotei mais que 250GBs de um PC, foi meu record (PC dividido mais o irmão ainda por cima).

 

Um HD hoje normalmente só é vendido a partir de 1 TB por R$250 + ou - ? Já seria o dinheiro do outro SSD pra dar uma "engordada" na capacidade de armazenamento.

 

Abraços.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Eu também uso algo parecido com o rodrigo.dcvieira.

Tenho como unidade principal um SSD de 120GB para o Ubuntu, que é meu sistema principal e será atualizado para um de 250GB. Para jogos (windows), tenho um SSD de 250GB e para guardar os arquivos eu utilizo um servidor com 2x3Tb em RAID 0.

 

Pode fazer!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Olá pessoal.

 

Para quem nunca usa mais que 100 - 150 GBs de um HD, seria possível montar um sistema somente com dois SSDs em raid 0 (120Gbs cada)? Seria dois SSDs de 120GBs operando como 1 de 240BGs certo? Só que mais veloz, pois a gravação de um mesmo arquivo é feita fragmentada em cada SSD, está correto?

 

Tive a pretensão de comprar um SSD para instalar sistema operacional, antivírus, navegador, todo tipo de programa muito "sobrecarregado" e frequentemente acessado (como games mais jogados), deixando o HD para todo o resto. Mas no meu caso em particular, não sobraria muito do que chamar de "todo resto". Nunca lotei mais que 250GBs de um PC, foi meu record (PC dividido mais o irmão ainda por cima).

 

Um HD hoje normalmente só é vendido a partir de 1 TB por R$250 + ou - ? Já seria o dinheiro do outro SSD pra dar uma "engordada" na capacidade de armazenamento.

 

Abraços.

 

Editei pois falei besteira rsrs

 

Eu uso SSD de 120gb com SO, programas e 2 jogos. O restante vai tudo no HD normal, vale a pena demais.

 

EDIT 2:

Lembrei de um detalhe, no meu notebook eu tenho só o SSD + gravador de DVD, o windows grava muitos arquivos temporários e os 120gb acabam não sendo muita coisa quando se usa só ele. Acho que o fato de passarmos as pastas pessoais pra outro HD dá uma aliviada legal no SSD

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Como fica um micro com SSD + HD? Funciona como se fosse um HD com duas partições?

 

Se é para ficar em núvem, tipo DropBox ou OneDrive, então tanto faz né? Também posso guardar cópias de arquivos importantes no pendrive + notebook, só por segurança. Estou pensando no PC realmente como desempenho, já que basicamente serve mais para entretenimento. Meu note é que é mais pessoal.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

ssd nao sao seguros? conte outra! sao mais seguros que HD's!... mas para questao de desempenho e armazenamento como o que foi pedido, o ssd fica com o sistema operacional e o hd com os arquivos!

 

 

nao tem nenhum misterio nisso.. arquivos em nuvem é q nao tem segurança, principalmente os pessoais pois você nao sabe pra onde esses arquivos vão, como sao armazenados e se sao monitorados e bisbilhotados de alguma forma.. a nao ser q a nuvem seja sua, num esquema de servidor em casa dedicado com acesso remoto se necessario..

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

1. Sim é possível.

 

2. É seguro se utilizado com o sistema operacional correto ou drivers da controladora de disco. Isto porque os SSDs possuem menor ciclo de operações de escrita que os HDs. No entanto, fazendo com tudo correto hoje a maioria suporta o TRIM que aumenta a vida útil.

 

3. Off-topic, mas armazenamento em nuvem pode ser seguro ou não. Depende do provedor que você escolher. Existem algumas alternativas gratuitas, mas estas acredito que nem devem ser levadas em consideração devida a baixa capacidade. (Planos gratuitos com 10GB, 15GB). Agora, se considerar os grandes provedores, não vejo problema. Por exemplo, por causa do custo de manter toda uma infraestrutura muitos usam amazon, akamai. Assim a segurança depende do que você escolhe e do que você paga. Aí entra 2 coisas que podemos considerar sobre o Brasil, primeiro a internet aqui é lenta e precária (cara e ainda assim sofre com diversos problemas de interrupção) e segundo que muitos querem serviço seguro, grande e gratuito. (Isto é que não existe, porque caso contrário o que um provedor iria vender como serviço?)

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Visitante
Este tópico está impedido de receber novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...