Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

uC + TCP/IP


Posts recomendados

Olá pessoal como vão?

Galera estou começando um projeto na universidade e estou com muitas dúvidas.

Basicamente preciso bolar um sistema de monitoramento com um microcontrolador ou dsp, mas a 

grande questão é que, uma vez  adquirido as grandezas eu terei que envia-las diretamente

do microcontrolador para uma rede, e tornar estes dados disponíveis para qqr pc desta rede.

A principal dúvida é:

 

Como enviar os dados do microcontrolador para rede através de um cabo de rede?

Como fica o esquema de comunicação e protocolos? RS-232 para RJ-45

 

Se puderem me indicar algum material para consulta fico agradecido.

Desde já obrigado!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Pessoal obrigado pelas sugestões, mas a questão galera que este é um projeto em que estamos fazendo 6 módulos para um laboratório da universidade, e este deve ser de baixo custo totalmente voltado somente para cumprir esta função, assim não convém adquirir os kits ou o arduino.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Magril

 

Olha que pesquisei viu.

 

Sai mais barato você comprar um arduino chinês com o módulo ethernet já montado do que você começar do zero.

 

Veja que para se comunicar na rede ethernet, você vai precisar de um CI controlador. Seja o EN28J60 (http://www.microchip.com/wwwproducts/Devices.aspx?dDocName=en022889) ou o W5100 (http://www.wiznet.co.kr/Sub_Modules/en/product/Product_Detail.asp?cate1=5&cate2=7&cate3=26&pid=1011)

 

Agora, pesquise aqui no Brasil os dois chips avulsos e tome um susto com o preço dos mesmos e mesmo assim se você conseguir encontrar. Depois compare com o preço do módulo pronto já soldado, só ligar e usar.

 

Só para te orientar, esses controladores (acho que só o W5100) necessitam de um jack de the ethernet (RJ45) que possuem um transformador interno. Esqueci o nome do transformador. Sem ele, não funciona. Olha o preço do RJ45 com esse transformador no Brasil. Depois de comprar o chip, o RJ45, já deu o preço do KIT no mercado livre. Ainda faltará todo o resto.

 

Vai por mim, que comprando arduino mais shields prontos você ganha em produtividade. 

 

Falou

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@mister nintendo

 

Sim, acho bem complexo o método de comunicação. Mesmo sendo SPI. O problema não é o PIC, é o software. Eu sempre usei o CCS. Problemas:

 

1 - O CCS não vem com biblioteca TCP/IP por padrão. Você precisa solicitar a eles por email. Ora, como vou solicitar uma coisa que nem comprei? (sacou?)

 

2 - Você pode tentar outro compilador. No MikroC, não tenho ideia de como anda essa biblioteca.

 

3 - Você pode usar os copiladores da Microchip onde eles dão de graça a stack TCP/IP. Tem exemplos no forum deles. Mas e se você não tiver costume, terá que aprender outro compilador.

 

 

O que eu resolvi fazer: Aceitar as sugestões dos amigos aqui do fórum que o futuro são os atmega. Mesmo usando a IDE padrão do arduino, dá para brincar bastante. Tem MUITA biblioteca pronta. Confesso que sou hobbysta e não quero/pretendo gastar meu tempo tentando aprender a fazer bibliotecas. A não ser que seja muito necessário e já não tenha uma que eu precise. Deixo isso para as pessoas que tem mais paciência/conhecimento/dom.

 

Então, sim, o pouco que mexi no arduino até agora, gostei. Estou com uma problema chatinho na IDE que fica maluca. Mas vou dar um jeito depois.

 

Olha, montei um sensor de distância, 1 de umidade e temperatura e o módulo ethernet em 1 tarde estudando sobre o assunto no google. Botei tudo junto, passei cola, fita adesiva e voilá, tudo funcionando, com acesso externo pela internet. Isso que nunca mexi na vida com arduino. Está tudo muito divertido. Mas tem um porém.

 

O que eu gostava muito no PIC e que me ensinou muito foi a questão de hardware. Montagem mesmo física de componentes. Isso no arduino você não tem pois vem tudo pronto. Exemplo: Você vai lá e compra um shield de ponte H. Ele vai vim pronto e você terá uma biblioteca para controlar. Bem provável que a pessoa nem vá pesquisar para ver como funciona a ponte H. No PIC eu tinha que montar a ponte do zero. Nem que seja usando ci pronto como o L293D. Mas eu sabia o que estava montando. Eu lia o datasheet para saber como controlar o CI, o que cada pino fazia e tal. Esse tipo de conhecimento pode ser que esteja sendo perdido no arduino.

 

Falou

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Já usei o W5100 (arduino ethernet shield) e realmente funciona.

Veja aqui um bom material tanto para o W5100 como para o ENC28J60.

Preferi o W5100 porque ele possui 8K  de memória para transmissão e mais 8K só para recepção, enquanto que o ENC só possui 8K compartilhados para transmissão e recepção.

Neste mesmo material já tem as livrarias para os mesmos.

Obs: Só testei no modo UDP.

http://members.home.nl/bzijlstra/software/examples/wiz810mj.htm

http://members.home.nl/bzijlstra/software/examples/enc28j60.htm

http://members.home.nl/bzijlstra/software/examples/basex.htm


@MatheusLPS

Concordo totalmente que comprar o material separado sai bem mais caro que um Kit já montado... fora a dificuldade de encontrar tais componentes. Nos kits tem vários resistores de precisão.

PDF

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Bom galera, sem dúvidas a utilização dos módulos com certeza facilitam a vida, porém como eu mencionei, este é um trabalho que eu vou desenvolver na universidade e para universidade. Este módulo será instalado em um laboratório de máquinas elétricas para serem utilizados em experimentos com motores de indução trifásicos, então eu tenho que ver certinho quais os materiais que eu vou ter disponível para fazer este projeto, a princípio o orientador comentou comigo que poderíamos usar um DSP da Texas, ou um dsPIC. Assim que eu obter todas as informações do projeto eu volto a postar aqui. Por hora fico muito agradecido pelas sugestões, foram de grande ajuda.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Visitante
Este tópico está impedido de receber novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...