Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Ligar e desligar com pulso


allank89

Posts recomendados

Gente queria ligar e desligar uma luz 12 v com o acionamento de um pulso negativo

ok  mas ainda esta vago esta informação !  você  ja tem, o circuito ?  é alternado ou continuo ?  assa  luz esta  ligada a um  scr?   ou transistor  , relê etc... a luz  seria  uma lâmpada de quantos  watt ?  são essas e  outras informações  que  será   fundamental para uma  resposta

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

ok  mas ainda esta vago esta informação !  você  ja tem, o circuito ?  é alternado ou continuo ?  assa  luz esta  ligada a um  scr?   ou transistor  , relê etc... a luz  seria  uma lâmpada de quantos  watt ?  são essas e  outras informações  que  será   fundamental para uma  resposta

amigo e o seguinte estou fazendo um simulador .

a tensão e continua

comprei um velocimetro do gol g3 , a luz que quero ligar e a luz do velocimetro

tenho um controle de xbox que uso como botões para buzina e farol alto farol baixo e tal.

eu precisava que no momento que eu apertar o botao do farol baixo ele ligase a luz no painel

o botao que uso no controle são esses http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-577582194-boto-rb-ou-lb-shoulders-controle-xbox-360-microsoft-_JM

pra ligar a luz no velocimetro iria ser negativo 12 v

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

se você  quiser algo mas sofisticado  tipo  dar um toque  aciona  e outro  desliga  é só dizer  ok

a ideia seria esta quando eu dar um toque ele liga a luz e outro desliga

A ideia do @circuit é muito boa, porém se não quiser interferência magnética e um tamanho reduzido um mosfet de alta corrente dá conta do serviço. (Ou, se não for preço seu parâmetro, até um IGBT pode ser)

amigo sou meio leigo no assunto mais este serve?

produto.mercadolivre.com.br/MLB-578632807-05-pecas-transistor-irf8010-mosfet-to-220ab-original-ir-_JM

poderia ter feito com transistor mas  o relé é mas robusto veja

este relê serve http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-573547444-pacote-6-pcs-rele-5v-12v-24v-escolha-qualquer-modelo-_JM

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

se você  quiser algo mas sofisticado  tipo  dar um toque  aciona  e outro  desliga  é só dizer  ok

circuit dei uma olhada no relê só que pelo que percebi ele precisa mandar precionado o botao para que o relê ligue a luz do velocimetro

eu precisava de algo que quando aperto uma vez ele liga e mantém e quando preciono de novo ele desliga

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

é preciso  por um bc337 veja

É preciso colocar um resistor na base do transistor, senão no primeiro pressionar do push botton o transistor já era.

Pode simular aí que se retirar o transistor, manter R1, ligar a chave da entrada ao GND, ligar 1 capacitor de 1uF em paralelo com a chave para "deboucing", vai fivar mais eficiente. É que no proteus não tem "boucing".

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Sem problema!

O resistor da entrada ao positivo, ligar resistor acima de 100K.

Com um capacitor de 1uF da entrada ao GND, o tempo de deboucing ficará por volta de 100mS  , o suficiente pra que a chave, como é um dispositivo mecânico, não provoque vários pulsos na entrada ao ligar e desligar.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Sem problema!

O resistor da entrada ao positivo, ligar resistor acima de 100K.

Com um capacitor de 1uF da entrada ao GND, o tempo de deboucing ficará por volta de 100mS  , o suficiente pra que a chave, como é um dispositivo mecânico, não provoque vários pulsos na entrada ao ligar e desligar.

kkk ta então resumindo tudo isso o que devo mudar?

se puder mandar a imagem do circuito agradeço

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Visitante
Este tópico está impedido de receber novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...