Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se
sumnor

Dúvida configuração - RAM, CPU Cooler e gabinete

Recommended Posts

Prezados, boa tarde!

Estou montando a seguinte configuração (ainda não comprei as peças) e estou com algumas dúvidas quanto a qual memória comprar, se é necessário um CPU cooler melhor e qual gabinete escolher.

Segue o que eu selecionei até agora

Mobo

Gigabyte GA-970A-DS3P

R$ 323,00 - Pichau

CPU

AMD FX-6300

R$ 322,90 - Kabum!

GPU

Sapphire R9 280X 3GB DDR5 VAPORX TRIX OC BOOST 384Bits 11221-12-40G

R$ 1244,32 - kabum!

RAM

2X Kingston 4GB DDR3 1866MHz HyperX Fury HX318C10F/4

R$ 367,26 - Balão

HDD

WD CAVIAR BLUE SATA III 3.5" WD10EZEX 1TB

R$ 212,49 - Pichau

(Eu queria o Black, mas é muito caro)

FONTE

XFX 550W CORE EDITION PRO SERIES

R$ 245,65 - Pichau

Cabinete

NZXT Phantom 410

R$ 283,10 - Megamamute

Total: R$ 2.998,72 + frete

Eu queria gastar até 3k, mas acabei me passando um pouco e vai passar disso com o frete.

Bom, quanto as dúvidas:

A minha primeira é se essas memórias Kingston são boas ou se deveria comprar de uma de outra marca (G.SKILL, Corsair, etc). A placa mãe aceita 1866MHz, mas lí em algum lugar que essa RAM só chega em 1866MHz com OC.

A segunda é refernente ao CPU cooler que vem com o FX6300. Lí que ele não é bom e é necessário comprar um CPU cooler diferente. Pensei em comprar o Cooler Master Hyper TX3 EVO por R$ 72,17 na kabum!, mas só se realmente for necessário. Aguém sabe me confirmar se realmente há problema em usar o que vem no box?

A última questão é quanto ao cabinete. Estou querendo aproveitar esse promoção da Megamamute e comprar o 410 por R$ 283,10 (com o cupom 'bemvindodevolta'), mas fico na dúvida se o Thermaltake A31 não é melhor (ele é mais barato). Alguem ja viu 'ao vivo' os dois? O A31 me parece ter uma qualidade final ruim, uma vez que parece plástico, sei lá.

Mais uma última questão: tentei dar saving em MOBO e CPU para poder pegar uma GPU parruda. Vocês acham que ficou muito desproporcional? De acordo com um vídeo da Chipart a diferença de FPS entre uma i5 e a FX6300 com a R9 280x é de míseros 2 frames (em média), por isso fiz esse combo. Não sei se estou exagerando na GPU, mas acho que, ao menos, não vou precisar trocar ela por um tempo. A ideia é esse PC durar.

Obrigado desde já!

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites

Posso ajudar em algumas coisas. O sistema está bem equilibrado e as memórias nessa placa só trabalham em OC de 2000 pra cima. Sempre usei Kingston e nunca tive problemas. Mas se quiser pegar uma Corsair, por exemplo, vale à pena. O cooler do FX-6300 é suficiente para uso normal. Só deve trocá-lo se perceber aquecimento excessivo, fazendo OC  por exemplo.

• Curtir 1

Compartilhar este post

Link para o post

A minha primeira é se essas memórias Kingston são boas ou se deveria comprar de uma de outra marca (G.SKILL, Corsair, etc). A placa mãe aceita 1866MHz, mas lí em algum lugar que essa RAM só chega em 1866MHz com OC.

Recomendo essa Corsair aqui: https://www.balaodainformatica.com.br/Produto/65450/

A segunda é refernente ao CPU cooler que vem com o FX6300. Lí que ele não é bom e é necessário comprar um CPU cooler diferente. Pensei em comprar o Cooler Master Hyper TX3 EVO por R$ 72,17 na kabum!, mas só se realmente for necessário. Aguém sabe me confirmar se realmente há problema em usar o que vem no box?

O problema do cooler box do FX-6300 é ser barulhento, nada que interfira na temperatura, a não ser que sua localidade tenha altas temperaturas. Esse Cooler Master TX3 EVO é o melhor custo x benefício para troca do cooler box.

Mais uma última questão: tentei dar saving em MOBO e CPU para poder pegar uma GPU parruda. Vocês acham que ficou muito desproporcional? De acordo com um vídeo da Chipart a diferença de FPS entre uma i5 e a FX6300 com a R9 280x é de míseros 2 frames (em média), por isso fiz esse combo. Não sei se estou exagerando na GPU, mas acho que, ao menos, não vou precisar trocar ela por um tempo. A ideia é esse PC durar.

Realmente você terá maior benefício com R9 280X e a diferença de frames é pequena.

Essa aqui é mais barata: http://www.megamamute.com.br/produto/Placa-de-Video-AMD-Radeon-R9-280X-3GB-GDDR5-PCI-Express-3-0-R9-280X-GAMING-3G-MSI-73791

Ou essa é um pouco melhor: https://www.balaodainformatica.com.br/Produto/58815/

• Curtir 1

Compartilhar este post

Link para o post

Aproveite e dá uma olhada neste video,pois será útil pra voce.

É outro processador,mas o processo é o mesmo.Boa sorte!

• Curtir 1

Compartilhar este post

Link para o post

Obrogado a todos pelas respostas!

Desculpe abusar da tua boa vontade, mas porque indicas a Corsair? A diferença de latência entre elas (10 para 9) representa uma diferença de desempenho perceptível? Pois a diferença de preço é de R$ 64,19.

Realmente você terá maior benefício com R9 280X e a diferença de frames é pequena.

Essa aqui é mais barata: http://www.megamamute.com.br/produto/Placa-de-Video-AMD-Radeon-R9-280X-3GB-GDDR5-PCI-Express-3-0-R9-280X-GAMING-3G-MSI-73791

Ou essa é um pouco melhor: https://www.balaodainformatica.com.br/Produto/58815/

Eu sempre pensei em pegar a placa de vídeo da MSI por ter lido em reviews que ela é mais silenciosa e com menor temperatura, contudo lí também que a Shaphire é a melhor marca para produtos da AMD.

Aproveite e dá uma olhada neste video,pois será útil pra voce.

É outro processador,mas o processo é o mesmo.Boa sorte!

Obrigado por compartilhar! Imagino que a temperatura do processador aumente fazendo isso...

Compartilhar este post

Link para o post

Amigo pode colocar FX6300 + R9 280x , mais vai ter gargalo sim é não é só de 2 FPS, infelesmente o papa hardware está offline mais lembro que o FX 6350(tem 500 GHz a mais que o FX 6300) gargala se não min engano é 7 FPS em media.

OBS: Claro que vai depender do jogo, no BF4 por exemplo você não deve ter problemas.

Para placas high end, GTX 770/R9 280x para cima recomendo pegar um Core i5 4460 por exemplo, um I5 4460+ H81 custa por volta de 770,00 reais, em quanto o FX6300+ 970 custa por volta de 646, se você comprar um cooler pro FX, fica mais em conta pegar logo o I5,que ja dará conta de GTX 780Ti por exemplo sem gargalo.

Agora se você gosta de AMD não tem saida fique com FX6300 mesmo.

OBS: São apenas dicas, não to te forçando a nada.

• Curtir 1

Compartilhar este post

Link para o post

Amigo pode colocar FX6300 + R9 280x , mais vai ter gargalo sim é não é só de 2 FPS, infelesmente o papa hardware está offline mais lembro que o FX 6350(tem 500 GHz a mais que o FX 6300) gargala se não min engano é 7 FPS em media.

OBS: Claro que vai depender do jogo, no BF4 por exemplo você não deve ter problemas.

Pelo valor do processador FX-6300 ainda ganha do i5 em questão. 

Talvez um i5-4460 seja melhor custo x benefício por parte da Intel.

• Curtir 1

Compartilhar este post

Link para o post

Olá! Obrigado pelas informações!

Agora fiquei confuso... No vídeo abaixo deles eles dizem que a diferença de frames é __muito__ pequena: 45,96 vs 43,57.

https://www.youtube.com/watch?v=TEGIc6EVFPI#t=607

• Curtir 1

Compartilhar este post

Link para o post

Veja também que o teste é com os dois processadores usando a mesma frequencia de memórias(1600mhz),o que favorece a Intel.Os  FX usam 1866mhz por limite e entregam mais dados com esta frequencia o que "teoricamente" melhoraria o desempenho deles.A verdade é que se voce não se incomoda com 2 ou 3 fraps de diferença então AMD é uma boa pedida,mesmo com cooler avulso.E não fique confuso com a opinião dos outros,veja o seu gosto e o seu bolso.

Seria bom se ninguém te perturbasse fazendo-te confundir.

• Curtir 1

Compartilhar este post

Link para o post

Olha esse video que postei é mais recente, e estava ate no sites do papa hardware, essa questão das memorias é polemicas mais em games de fato, não da FPS algum, lembrando que o chipset Z97 aguenta 3200MHz, e tão podemos concluir que nenhum dos dois foram favorecidos.

Veja também que o teste é com os dois processadores usando a mesma frequencia de memórias(1600mhz),o que favorece a Intel.Os  FX usam 1866mhz por limite e entregam mais dados com esta frequencia o que "teoricamente" melhoraria o desempenho deles.A verdade é que se voce não se incomoda com 2 ou 3 fraps de diferença então AMD é uma boa pedida,mesmo com cooler avulso.E não fique confuso com a opinião dos outros,veja o seu gosto e o seu bolso.

Seria bom se ninguém te perturbasse fazendo-te confundir.

• Curtir 1

Compartilhar este post

Link para o post

Não falei de chipset,falei do limite dos processadores.O Intel é 1600mhz e o AMD é 1866mhz.Inclusive no CPUBOSS vê-se que o I5 entrega 24GB e o 8350 entrega 29GB(claro,isso com as suas respectivas frequências de memória).Por isso eu disse que,"trabalhando em 1600" os FX entregam menos dados á memória,perdendo com isso parte de seu desempenho.

Não tem nada a ver com chipset,apenas o uso pleno do potencial do processador ao invés de limitado por memórias.  

• Curtir 1

Compartilhar este post

Link para o post

Não falei de chipset,falei do limite dos processadores.O Intel é 1600mhz e o AMD é 1866mhz.Inclusive no CPUBOSS vê-se que o I5 entrega 24GB e o 8350 entrega 29GB(claro,isso com as suas respectivas frequências de memória).Por isso eu disse que,"trabalhando em 1600" os FX entregam menos dados á memória,perdendo com isso parte de seu desempenho.

Não tem nada a ver com chipset,apenas o uso pleno do potencial do processador ao invés de limitado por memórias.  

o que eu quis dizer foi que os intel trabalham com clock muito maiores que 1600 Mhz, entede? a placa mãe Z97 não aceitam 3200 MHz de "enfeite" claro que o processador consegue trabalhar com elas.

Mesmo assim de 1600mhz vs 2400mhz ,não dão desempenho algum a mais EM JOGOS.

• Curtir 1

Compartilhar este post

Link para o post

o que eu quis dizer foi que os intel trabalham com clock muito maiores que 1600 Mhz, entede? a placa mãe Z97 não aceitam 3200 MHz de "enfeite" claro que o processador consegue trabalhar com elas.

Mesmo assim de 1600mhz vs 2400mhz ,não dão desempenho algum a mais EM JOGOS.

Olá! Eu já estava ciente de que não havia diferença em frames, contudo já que a diferença de preço estava na casa de R$ 40, achei que valia a pena pegar uma de 1866. Minha dúvida é quanto a qualidade dessas memórias da Kingston, mas o colega da segunda resposta disse que nunca teve problemas... Não sei vale a diferença de preço em uma Corsair.

Compartilhar este post

Link para o post

Procurando por um preço melhor na fonte XFX 550W CORE, achei a fonte Xfx Ts550 550w 80 Plus por R$ 189,99 no ML!

Não consegui identificar diferença entre elas... Alguém sabe me dizer qual a pegadinha pra ela ter esse preço?

Compartilhar este post

Link para o post

Fique tranquilo que a kingston é líder mundial em memórias.voce fez ótima compra.

Quanto a jogo,eu nem citei esta palavra,não sei porque me responderam sobre isso.E mais uma vez(que saco!!) eu disse que os Fx trabalham com frequencias maiores por limite padrão e isso aumenta a transferencia de dados do processador.Não tem nada a ver com chipset!!

Compartilhar este post

Link para o post

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas publicações sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais