Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se
Poletts

DD-WRT Dois roteadores, duas redes wifi convidado (guest), como?

Recommended Posts

Tenho uma rede com fio e sem fio, e preciso que a rede com fio seja privada, e a sem fio para convidados, que não possam acessar os computadores da rede com fio. São dois roteadores, com um computador ligado em cada (rede privada), e ambos roteadores estão ligados entre si por um cabo de rede.

São então dois roteadores TP-LINK wdr4300, um com o firmware original, que vou chamar de ROUTER A, e outro TP-LINK wdr4300 com um firmware DD-WRT que vou chamar de ROUTER B.

O ROUTER A está ligado no modem da internet, e nele um computador com um servidor de uma aplicação privada. 
O ROUTER B está ligado no ROUTER A por um cabo de rede, e também um segundo computador que acessa o servidor da aplicação privada, este computador tem uma impressora compartilhada na rede interna, que também deveria ficar privada.

Ambos roteadores estão com o wi-fi ligado, porém gostaria que os dispositivos wi-fi não tivessem acesso aos computadores ligados por cabo.

NO ROUTER A foi fácil, criei uma rede wi-fi para convidados (guest) e configurei para que os IPs da rede WI-FI não tivessem acesso a outros IPs. Ou seja, funcionou perfeitamente (ninguém se enxerga).

Agora vem o PROBLEMA. O ROUTER B eu posso criar uma rede para convidados, sem acesso dos IPs entre si, porém como a conexão de internet passa pelo cabo que vem do outro ROUTER A, estes "convidados" acabam conseguindo acessar o servidor do computador do ROUTER A. Ou seja o ROUTER B bloqueia o acesso entre si das conexões que chegam até ele, mas depois dele (ROUTER A) todos tem acesso. Como a ligação entre ROUTER B e ROUTER A é por cabo de rede, para o ROUTER A tudo que vem pelo cabo é como se fosse parte da rede interna.

Resumindo: Conexões wi-fi do ROUTER A que tem o DHCP Server ligado são realmente convidados, pois não acessam uns aos outros. Já o ROUTER B que não tem o DHCP Server ligado, consegue fazer que as conexões wi-fi não conversem entre si, mas não consegue impedir que elas acessem o ROUTER A, e o computador ligado nela. 

Já fiz outra configuração em que os dois roteadores tinham DHCP Servers ligados, criando duas redes (192.168.0.X e 192.168.1.X), porém da mesma forma as conexões convidadas acessam o computador do ROUTER A.

Alguém poderia me dar uma luz???

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites

O mais simples, na minha opinião, seria alterar o range das redes: wi-fi 192.168.0.x e a rede com fio 10.0.0.x assim elas não se enxergaram.

Compartilhar este post

Link para o post

Também creio que seja o melhor caminho. 

O mais simples, na minha opinião, seria alterar o range das redes: wi-fi 192.168.0.x e a rede com fio 10.0.0.x assim elas não se enxergaram.

Compartilhar este post

Link para o post

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas publicações sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais