Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se
x3Luanax3

Certificação para quem não ingressou na área. Existe para esse perfil?

Recommended Posts

Olá pessoal.

Estou tentando há um bom tempo ingressar no mercado de trabalho na área de TI. 

Infelizmente não consigo, até porque eu acredito que meu perfil não tem um diferencial. E não sei se também se é o caso de eu ser Mulher... e algumas empresas terem receio...

Pois bem, pensei em fazer alguma certificação para me destacar no mercado de trabalho.

Estava vendo PMP, e vi que tem que ter experiencia tanto no cargo, quanto em estudo em projetos. Eu quero focar nisso, mas no momento não estou estudando projetos!

Faço Bacharel em Sistemas de Informação e estou no segundo semestre ainda. Comecei este ano.

Eu almejo muito em um futuro em que eu possa liderar uma equipe de TI, que eu possa ser alguém que saiba um pouco de tudo. Espero que não seja um sonho muito alto! -rs , mas é o que eu realmente estou correndo atrás para conseguir.

Sou Formada em Técnico em Informática para Internet (Web Design), pela ETEC.

Tenho um curso de Hardware (Montagem e Manutenção), de 1 ano.

E Atualmente estou cursando o inglês que eu tive que parar há uns 4 anos por falta de verba. 

Estava vendo certificação M.T.A. da Microsoft,seria uma base,  alguém já fez? Quanto tempo demora? Sou leiguissima nesse assunto e quero me aprofundar mais.

Queria sugestões de Certificações para quem não tem experiencia.  Se vocês souberem... fico imensamente agradecida!

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites

Eu sou formado em Auxiliar Administrativo, Web Designer e Designer Gráfico, nunca fiz um curso especifico de Informatica, mas, trabalhei (e ainda continuo) na área por cerca de 4 anos.  E, trabalhado desde de um simples problema de software ou de hardware até a manutenção de redes e servidores.

Tenho um amigo de Minas Gerais que fez uma certificação da Microsoft e uma do Google e ele disse que ambas são boas de fazer. 

Além de que uma coisa que aprendi: Qualquer conhecimento a mais no ramo de informatica, um dia vai ser um grande auxilio.

• Curtir 2

Compartilhar este post

Link para o post

Salve prezada colega! 

Sou analista de sistemas, trabalho como desenvolvedor SAP ABAP e tive esta mesma dúvida quando estava tentando entrar na área. Quanto ao receio que você diz, é realmente ao seu perfil. TI é realmente algo que valoriza as experiências e competências de cada um. Não basta dizer que sabe, tem que provar isso. 

Eu acho muito importante você estar fazendo inglês, será muito positivo, pois na maioria das vagas BOAS de TI, isso é encarado como um requisito e não diferencial. Outra coisa, você começou há pouco tempo o curso de BSI. antes de decidir para onde seguir, tente encontrar as seguintes respostas: O que eu gosto de fazer? Programar, projeto de sistemas, gosto de desenvolvimento para a WEB ou quem sabe infra-estrutura, redes e afins, Isso você vai perceber ao longo do curso e de seus estudos. Após isso aconselho fortemente você tentar um estágio na area escolhida, um bom estágio, para você ganhar bagagem e experiência na função ou tecnologia. CERTIFICAÇÃO NÃO GARANTE EMPREGO. Ajuda, serve como diferencial, mas não garante que todas as portas vão se abrir. Sobre PMP, realmente é para profissionais com mais bagagem, segure essa onda um pouco mais, entrando na área de verdade você verá que liderança e gerência de projetos não é moleza hehe. Some isso a paciencia, muito estudo e você chegará onde almeja. Grande Abraço! 

• Curtir 1

Compartilhar este post

Link para o post

Obrigada @Daniel Shurreia e @Luiz Felipe Radulski  por compartilhar a experiencia de vocês e me dar alguns conselhos.

E tens razão @Luiz Felipe Radulski , ainda não decidi pra que lado irei partir... sei que tenho um grande interesse em Redes.. 

Acredito que até alcançar meu sonho maior em liderar uma equipe, tenho que me 'bandear' pra algum lado.

Talvez minha ideia de certificação seja até precoce... mas o mercado de TI anda tão rápido e evolui de tal forma... que eu tenho vontade de sair correndo junto e agarrar tudo que eu puder com as pernas. -rs

Mas fica minha questão ainda, sobre Certificações, se alguém que acessar esse tópico já tiver feito alguma. Em como é esse processo, em qual empresa fez, etc..

• Curtir 1

Compartilhar este post

Link para o post

Luana,

Eu vi que você tinha dúvidas sobre certificação. O que eu tenho a dizer sobre certificação de TI é que é interessante e enriquece pra caramba no curriculum do profissional. Pelo o que entendi, você pretende trabalhar com "Gestão de TI" já que se vê no papel de gestora gerenciando pessoas e processos. Com o Luiz acabou de falar, certificação não garante emprego. Só que certificação é um diferencial e um passo a mais na hora de enviar seu curriculum para as empresas.

Vou indicar pra você esse artigo da pmg academy que fez um ranking com as 10 certificações mais populares. Dá pra você olhar, analisar e vê se algumas das certificações indicadas fazem o seu perfil! Boa leitura! ;)

Fonte: http://www.pmgacademy.com/pt/blog/artigos/o-top-10-das-certificacoes-de-ti

• Curtir 1

Compartilhar este post

Link para o post

Cara @x3Luanax3 ,

Você pode também tentar certificações online gratuitas com certificados digitais também gratuitos.

Há sempre a possibilidade - por exemplo nas plataformas MOOC (*) Coursera e EDX - , de pagar por um certificado mais completo, e verificável. Mas, por exemplo, um curso (**) que fiz da Harvard University via a plataforma EDX, além de gratuito e com certificado digital também grátis, é verificável online. A propósito, se tivesse pago este curso, ter-me-ia ficado entre mil e mil e duzentos dólares.

No site "Dialogo TI - Intel" (antigamente Next Generation Center), tem alguns cursos online que pode também tirar, com certificados digitais também gratuitos.

(*) MOOC - Massive Open Online Courses. 

(**) https://www.edx.org/course/harvardx/harvardx-er22-1x-justice-1408#.VCeFKZTrjwc

Boas escolhas de cursos, e cumprimentos.

• Curtir 1

Compartilhar este post

Link para o post
Pessoal, um dos principais problemas de se entrar no mercado SAP, que ainda é feito de muito QI são os cursos. Eles não preparam, principalmente porque são muito curtos e é preciso tempo pra se absorver tanto conhecimento. Hoje existe um curso de ABAP focado para tornar o cara realmente capaz de entrar no mercado de trabalho. Ele é todo Online, com uma sistemática bem diferente e com um compromisso com o aprendizado real ( só recebe o certificado quem souber ABAP mesmo).

Alem do excelente preço e profundidade gigantesca do curso ( tempo de conclusão de 4 a 6 meses!!!) 100% do valor vai para projetos sociais. Vai tudo pra caridade pessoal. Como poderia ser melhor? Deem uma conferida, vale a pena só pela originalidade.

Compartilhar este post

Link para o post

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas publicações sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais