Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Tentativa de conserto de placa-mãe após derramamento de cerveja no pc quando ligado.


Jorno

Posts recomendados

Então povo, a uns dois anos atrás meu tio derramou cerveja no pc e pelo gabinete ser aberturas no painel superior para a instalação de fans a cerveja foi em "queda livre" até a placa-mãe, onde caiu envolta dos slots de memória.

Um dos pentes de memória ram foi para o saco (o outro continua funcionando normalmente), mas agora a placa-mãe apresenta o seguinte comportamento:

Liga os leds e fans mas a tela fica preta e não sai disso (ainda não coloquei o buzzer para ver se dá algum código de beeps, mas pelo que me lembro de dois anos atrás, não dava beep algum. mais tarde confirmo e atualizo o post)

Como agora estou cursando o curso de técnico em eletrônica e já manjo um pouco mais, estou querendo ver se consigo consertar essa placa (no mínimo isso aqui vai servir de aprendizado).

Eu cataloguei os componentes que estão na região atingida pela cerveja (clique na foto para ampliar):

sdxLkel.jpg

 

Link direto da foto: http://i.imgur.com/sdxLkel.jpg

 

O datasheet do Nikos P3055LDG (circulado em verde) eu achei:

http://pdf1.alldatasheet.com/datasheet-pdf/view/205115/ETC2/P3055LDG.html

O datasheet dos EBL (vermelhos e azuis) eu não achei, nunca vi o símbolo do fabricante deles (talvez ainda hoje eu tire umas fotos do componente para que vocês vejam o símbolo) e com o multímetro em teste de continuidade, alguns deles apontam curto entre os pinos do meio e da direita (vendo o componente de frente com a "aba" para cima e os terminais para baixo), outros dão um valor de 500 ~ 600 ou 1050 ~ 1600 dependendo da posição das pontas de prova.

Os demais componentes ainda não tive .tempo de pesquisar (acabei de pegar a placa, literalmente).

Estou aceitando palpites sobre o que pode ter ido para o saco, como testar esses componentes e também o datasheet deles, se conseguirem achar.

Valeu!

EDIT 17/08/2014 15:25 ------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

 

Tirei as fotos prometidas:

http://imgur.com/a/danBT
 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

sugestão que eu daria.... spray de limpeza de estofados em volta da área atingida

 

0007115300350_500X500.jpgeste

 

 

passe bem... ele tem pouca água... agora, compressor para eliminar tudo a ar, ou até aspirador, mas tem de ser forte, mais de 1000w.... depois, sol... ou calor, enfim, para secar.... deixe assim

 

não molhe toda a placa, só ali, para evitar "molhar o sanduiche"

 

depois re-tente

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Da última vez que eu peguei um MOSFET queimado, ele apresentava curto entre "drain" e "source", com o teste de continuidade. Veja no datasheet se corresponde aos terminais em curto. Nesse caso não aconteceu isso, mas pode acontecer do driver ir pro saco junto com o MOSFET, então você vai ter que encontrar (se for esse o caso) o CI que aciona o MOSFET e ver se ele está danificado (ex: em curto).

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

sugestão que eu daria.... spray de limpeza de estofados em volta da área atingida

 

0007115300350_500X500.jpgeste

 

 

passe bem... ele tem pouca água... agora, compressor para eliminar tudo a ar, ou até aspirador, mas tem de ser forte, mais de 1000w.... depois, sol... ou calor, enfim, para secar.... deixe assim

 

não molhe toda a placa, só ali, para evitar "molhar o sanduiche"

 

depois re-tente

 

 

Bah gostei dessa placa mãe.

 

Já tentou passar álcool isopropílico ? Ela está impregnada de sujeira ou não ? 

 

Tem componentes eletrônicos que queimaram com a cerveja ? 

 

 

A 2 anos atrás quando aconteceu o derramamento eu dei uma limpada geral nela com ácool isopropílico e pincel antiestático (lá se foram uns 300ml de álcool  :lol:  :D  ^_^ ) e boa parte da cerveja saiu, só que um pouco ainda ficou.

Agora a placa já está suja novamente, completamente cheia de poeira, pelo de gato, etc... (estava dentro da caixa mas pelo visto a tampa não estava 100% fechada, felizmente nehum animal/inseto adentrou a caixa nesses dois anos)

 

Também já tentei o curto de hardman a 2 anos atrás e nada, a bios já foi resetada 1001 vezes,

 

Essa semana vou dar uma geral nela no quesito limpesa.

 

 

Da última vez que eu peguei um MOSFET queimado, ele apresentava curto entre "drain" e "source", com o teste de continuidade. Veja no datasheet se corresponde aos terminais em curto. Nesse caso não aconteceu isso, mas pode acontecer do driver ir pro saco junto com o MOSFET, então você vai ter que encontrar (se for esse o caso) o CI que aciona o MOSFET e ver se ele está danificado (ex: em curto).

 

 

O componente que apresentou essa indicação de curto é justamente o que não estou achando o datasheet.

São os dois EBL das primeiras fotos:

http://imgur.com/a/danBT

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Atualização:

Dei uma limpada rápida com um pincel + master sux, coloquei um jumper que estava faltando (mas pelo visto era um jumper opcional) e coloquei um Buzzer para ver se bipava.

Com todos os componentes encaixados (proc +ram + vídeo offboard) não dava imagem, não bipava, só ficava com os fans rodando na velocidade mínima.

Tirei a memória ram para ver se ia acusar o erro (bipar) mas ficou igual ao teste com a memória encaixada, só fans rodando na velocidade mínima e continua sem imagem.

 

Próximo passo:

 

- limpar a placa com algum produto (provavelmente álcool isopropílico) nos locais mais atingidos pela cerveja

 

- procurar datasheets que ainda não tenho

 

- ver se consigo começar a testar alguns dos componentes

 

tentou, porventura, falar com "a dona" da placa? A Asus?

 

Ainda não... provavelmente vão falar que "Não é problema deles" ou que "Não nos responsabilizamos e bla bla bla bla bla bla bla" (aquela resposta padrão ctrl c ctrl v) mas acho que vou ao menos tentar.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Visitante
Este tópico está impedido de receber novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...