Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Tentativa de conserto de placa-mãe após derramamento de cerveja no pc quando ligado.


Jorno

Posts recomendados

Então povo, a uns dois anos atrás meu tio derramou cerveja no pc e pelo gabinete ser aberturas no painel superior para a instalação de fans a cerveja foi em "queda livre" até a placa-mãe, onde caiu envolta dos slots de memória.

Um dos pentes de memória ram foi para o saco (o outro continua funcionando normalmente), mas agora a placa-mãe apresenta o seguinte comportamento:

Liga os leds e fans mas a tela fica preta e não sai disso (ainda não coloquei o buzzer para ver se dá algum código de beeps, mas pelo que me lembro de dois anos atrás, não dava beep algum. mais tarde confirmo e atualizo o post)

Como agora estou cursando o curso de técnico em eletrônica e já manjo um pouco mais, estou querendo ver se consigo consertar essa placa (no mínimo isso aqui vai servir de aprendizado).

Eu cataloguei os componentes que estão na região atingida pela cerveja (clique na foto para ampliar):

sdxLkel.jpg

 

Link direto da foto: http://i.imgur.com/sdxLkel.jpg

 

O datasheet do Nikos P3055LDG (circulado em verde) eu achei:

http://pdf1.alldatasheet.com/datasheet-pdf/view/205115/ETC2/P3055LDG.html

O datasheet dos EBL (vermelhos e azuis) eu não achei, nunca vi o símbolo do fabricante deles (talvez ainda hoje eu tire umas fotos do componente para que vocês vejam o símbolo) e com o multímetro em teste de continuidade, alguns deles apontam curto entre os pinos do meio e da direita (vendo o componente de frente com a "aba" para cima e os terminais para baixo), outros dão um valor de 500 ~ 600 ou 1050 ~ 1600 dependendo da posição das pontas de prova.

Os demais componentes ainda não tive .tempo de pesquisar (acabei de pegar a placa, literalmente).

Estou aceitando palpites sobre o que pode ter ido para o saco, como testar esses componentes e também o datasheet deles, se conseguirem achar.

Valeu!