Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

rede gigabit lenta


Posts recomendados

Montei uma rede gigabite do zero com cabos furukwa cat6, conectores rj45 furikawa cat6, 3 switchs hp sendo 2 do modelo 1410-24g não gerenciável e 1 do modelo 1405-8g não gerenciável, meu servidor é um dell poweredge com processador intel xeon 1.90 ghz com 64gb de memoria ram e s.o windows server 2008 r2 interprise sp1.

 

Forma que esta montada a rede: 1 switch 1410-24g com quase todas as portas usadas sendo que duas delas com um cabo indo direto para o segundo andar ligando o segundo switch 1410-24g e um outro cabo indo direto pro switch 1405-8g onde são ligados o servidor e o restante das maquinas.

 

Quando a rede ficou pronta estava funcionando bem, só que umas semanas depois a rede começou a ficar lenta e hoje em dia ela esta muito lenta, nosso servidor trabalha com o banco de dados mysql e o alterdata pois aqui é um escritório de contabilidade.

 

a transferência estação servidor fica em torno de 30kbps/s até no máximo 60mb/s nunca passa disso e a transferência servidor estação fica mais ou menos nesse padrão também.

 

a uns dias eu venho reparando q o servidor esta um pouco lento mas eu passo antivírus e não tem nada, faço sempre a desfragmentação dos discos e limpeza de sistema, alguém tem mais alguma coisa que eu posso fazer para tentar resolver esse meu problema?

 

desde já muito obrigado.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Pode não ser o servidor, e sim alguma maquina infectada.

Como você possui uma rede de maior porte, eu recomendo você usar algum software para monitoramento de rede.
Tem o nagios (free), PRTG (pago), entre outros que facilitam e muito para você encontrar esses gargalos.

Mas de momento você pode desconectar maquina por maquina e verificar se sua rede volta ao normal.
Pois se a estrutura está redonda e você tem lentidão, tudo indica ser virus mesmo...
 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Não creio que seja infecção, pois isto ocorre na rede toda, e não em uma maquina só,( Salvo exceção da infecção estiver no Servidor )  pode ser que uma máquina infectada esta gerando muitos pacotes Broadcast em sua rede, os quais diminuem o desempenho de sua maquina, pois o processador precisa parar, verificar se a informação é pra ele, se não for ele descarta, com muitos pacotes assim, você tem uma diminuição do desempenho do servidor e hosts, porém esta é uma suposição também, de um virus que gere Broadcast, o que não creio que seja, pois geralmente a infecção diminui o desempenho da maquina local, não afetando outros hosts.  

 

 

Você ativou o Modo Full Duplex em todas as placas de rede, tirando o modo de detecção automático ? Se não, faça o mesmo em todos os periféricos, principalmente o servidor, e veja se melhora. 

 

Não conheço como sua rede era antes, porém pode ser, que devido a se ter estruturado a rede, o pessoal de seu escritório, passou a usar mais arquivos na rede, do que Local, porém isto é uma suposição.  

 

Qual o padrão de crimpagem que usou também ? 

 

Outro ponto, o Backup é interno, ou tem alguma outra maquina que faça Backup deste servidor ? Pois se tiver uma maquina externa, que faça Backup de arquivos contidos neste servidor, + todos seus usuários buscando informações neste servidor, pode ser um gargalo em sua placa de rede, se for o caso, verifique em qual horário tem gargalo, e se bate com o horário de Backup de sua rede, se baterem, veja uma forma de automatizar isto pra de madrugada, ou um horario de pouco uso da rede, tipo horário de almoço, dependendo do tempo de geração do Backup.   

 

Existem muitas outras possibilidades, porém vamos conversando. 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

eu configurei sim para full duplex em todas as estações e tambem no servidor.

eu usei o tipo de crimpagem t568a

e o bkp das maquinas é interno sim, todo dia 20 do mes fazemos o bkp das estaçoes e diariamente se faz o bkp do servidor.

e a lentidão não tem hora certa pra acontecer não, a lentidão acontece durante todo o dia.

e a rede aqui se encontra maior que antes pois agora sao 22 maquina ligadas diretamente ao banco de dados mysql do servidor onde roda o alterdata programa utilizado aqui no escritorio.

 

ja fiz um monte de coisas para poder solucionar o problema mas nao tive sucesso, unica coisa q ainda nao fiz foi desligar setor por setor para verificar se o gargalo se encontra em algum setor

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Copiar arquivos de uma maquina pra outra, sem ser do servidor, tem o mesmo desempenho ?

 

Tente copiar arquivos de Maquinas pra Maquinas que estejam ligados ao mesmo Switch pra ver como fica o desempenho, depois vá fazendo isto nos outros, depois cruzando, copia arquivos de maquinas que se encontram no Switch Principal, depois copia arquivos que estejam em outro Switch para ter um parâmetro de por onde sua comunicação está passando, e tendo lentidão.  

 

 

eu configurei sim para full duplex em todas as estações e tambem no servidor.

eu usei o tipo de crimpagem t568a

e o bkp das maquinas é interno sim, todo dia 20 do mes fazemos o bkp das estaçoes e diariamente se faz o bkp do servidor.

e a lentidão não tem hora certa pra acontecer não, a lentidão acontece durante todo o dia.

e a rede aqui se encontra maior que antes pois agora sao 22 maquina ligadas diretamente ao banco de dados mysql do servidor onde roda o alterdata programa utilizado aqui no escritorio.

 

ja fiz um monte de coisas para poder solucionar o problema mas nao tive sucesso, unica coisa q ainda nao fiz foi desligar setor por setor para verificar se o gargalo se encontra em algum setor

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Muitos fatores influenciam na taxa de transferência, interferência eletromagnética ( Cabos de redes próximos a motores e etc.), disponibilidade de processamento do computador, quantas conexões o computador está recebendo (Servidor), e por ai vai, dá pra se ter uma média, porém aqui, com tudo estruturado, Cat6, Full-Duplex, varia muito, dependendo do servidor que efetuo o download, fica em 40mbs, dependendo do servidor, fica em 80mbs até 120mbs, você terá uma média, porém um valor fixo, nunca terá.

 

Em uma pesquisa que efetuei, vou instalar aqui o Nagios que é um analisador de redes gratuito, podendo ser monitorado remotamente, pra quem se interessar segue o link:

 

http://www.nagios.org/

 

Não me perguntem como funciona, pois nunca usei, se se interessarem segue o artigo o qual conheci o software:

 

https://br.answers.yahoo.com/question/index?qid=20071108094112AAHuaJ9 

 

pelo que eu sei 60mb/s em uma rede gigabit esta muito abaixo do normal o certo seria de 200mb/s pra cima

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Visitante
Este tópico está impedido de receber novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...