Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Analisador de Espectro de Audio com LM3914.


Posts recomendados

 Galerinha estou tentando montar um analisador de espectro com o Lm3914 mas eu não tenho um circuito para dividir as frequências, (alguma coisa em torno de 10 bandas ficaria legal), se alguém tiver aluma ideia pra compartilhar eu ficaria muitíssimo agradecido.

​Estou utilizando o circuito abaixo mas se aguem tiver algo melhor ou quiser acrescentar fiquem a vontade.

 

post-732680-0-42904300-1408406146_thumb.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

 Galerinha estou tentando montar um analisador de espectro com o Lm3914 mas eu não tenho um circuito para dividir as frequências, (alguma coisa em torno de 10 bandas ficaria legal), se alguém tiver aluma ideia pra compartilhar eu ficaria muitíssimo agradecido.

​Estou utilizando o circuito abaixo mas se aguem tiver algo melhor ou quiser acrescentar fiquem a vontade.

analisador  de espectro  fica difícil com esse circuito pois ele não passa de um vu de leds . mas  se quiser montar um osciloscópio caseiro  com limitações  de HZ  , sera didático aqui  vai a dica  http://facaemcasa.com.br/Eletronica/Circuitos/Geral/Osciloscopio%20de%20Leds.html

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Já fiz há um tempo atrás, um de 7 bandas com BA3826S

 

post-387879-0-27812200-1408409150_thumb.

 

Um contador binário seleciona 1 das 7 bandas do BA3826 e ao mesmo tempo seleciona também 7 barras com 10 leds cada.  A saída do BA tem um nível DC que representa a frequencia da banda selecionada.

Este nível DC é aplicado na entrada do LM3914.

Daí é só fazer a varredura rápida de entrada e saída que teremos um painel de leds multiplexado funcionando como analisador de espectro.

Pensem um pouco.

Se não resolverem e eu tiver um tempo, posso desenhar o circuito. Só não posso prometer quando.

 

Obs: Observem que o BA3826 já tem 2 entradas que podem ser combinadas com 2 LM3914 para fazer um analisador stereo.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@

 

Li o Datasheet todo aqui e pelo que pude notar, além do couter de 3 bits, temos que ter outro para escolher entre o canal direito e esquerdo, não?

 

Veja:

 

post-543152-0-22065500-1408455877_thumb.     post-543152-0-29901000-1408455878.png

 

Outra coisa, agora uma dúvida mesmo, só para eu ver se eu interpretei direito pois li o datasheet bem rápido:

 

Essa parte: 

 

post-543152-0-18289500-1408455879.png

 

Isso aí seria o tempo de acomodação toda vez que escolho um dos filtros? Se for, esse CI é bem lento, não?

 

Falou

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

@MatheusLPS

Certo, mas primeiro pode-se fazer apenas uma matriz e entrar com audio nono nos 2 canais e escolher apenas 1 pra sair. Funcionando legal, pode-se usar um contador de 4 bits, onde o quarto bit faz a seleção entre canais e entre matrizes... entendeu?


@MatheusLPS

Isso aí seria o tempo de acomodação toda vez que escolho um dos filtros? Se for, esse CI é bem lento, não?

 

A proposta é esta mesmo... fazer pensar...

Como resolver isto, já que este CI foi feito pra trabalhar com microcontrolador e não queremos. Nos micros poderiamos colher amostras a cada 100mS e fazer a varredura do display numa taxa 20x maior.

Resposta: colocar circuitos de amostragem e retenção antes do LM3914...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

MatheusLPS, se a preocupação é com a velocidade de resposta do BA3826S, então é só Usar o BA3830S . Sai 6 níveis DC de acordo com as frequencias na entrada + sinal de REC.

Já usei muito ele, porém com uCom.

Para analisador com uC, basta jogar os sinais de saída dele nas eutradas ADC de um atmega, por exemplo,  e fazer o que quiser.

Para este circuito, a seleção para o LM3940 pode ser feita por um CD4051, ou seja, só tiramos o MUX do BA3826 e colocamos fora!

 

http://www.datasheetcatalog.com/datasheets_pdf/B/A/3/8/BA3830S.shtml

post-387879-0-55180500-1408477550_thumb.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

valeu @circuit

Na verdade faltou uma informação no titulo do tópico que eu posteriormente não consegui editar 

faltou dizer que é um analisador de espectro de áudio, mas mesmo assim agradeço o tempo dedicado.

Eu gostaria que ficasse próximo disto.

seria desta forma?

http://www.sabereletronica.com.br/artigos/2487-analisador-de-espectro-fft-pic

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

valeu galera pela ajuda, mas que fique bem claro que sou um pré iniciante na eletrônica, mas enfim vou expor as minhas duvidas e comentários sobre o que foi colocado aqui no tópico.

 

O circuito que o xykote colocou usando o Ba3830s, minha duvida é, as saídas dos pinos 11 a 17 podem ser ligadas diretamente no pino 5 do LM3914 (usando 7 circuitos independentes)?

 

E o circuito que o jfeliciano colocou me parece interessante mas esbarrei no inglês, assim q tiver mais tempo vou traduzir no google hehe

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Visitante
Este tópico está impedido de receber novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...