Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Placa de Matrix de Áudio com Raspberry Pi (audio matrix switch).


Posts recomendados

Sou novo em eletrônica e estou trabalhando em um projeto pessoal com Raspberry Pi que preciso de ajuda de quem entenda de eletrônica.

 

Quero fazer uma placa que permita comutar (áudio matrix switch) 12 entradas de áudio (TV, MP3, DVD, FM web, etc) em 12 saídas de áudio (alto-falantes). Podendo ser "1 Entrada x 1 Saída" ou "1 Entrada x n Saídas", isso ao mesmo tempo, sem mixagem. Tudo gerenciado pelo Raspberry Pi.

 

Pelo que pesquisei, tenho que usar microcontroladores e fazer o DAC para os alto-falantes. É isso?

 

Pesquisando sobre microcontroladores e ICs achei o microcontrolador PIC18F4550 e o Multiplexador/Demultiplexador 74HC4067 . Parecem bons para resolver o meu problema.

 

Posso fazer o roteamento entre as entradas e saídas com um deles ou os dois juntos? É possível controlar isso com Raspberry PI? Alguém poderia me ajudar e me mostrar algum exemplo ou circuito, por favor? 

 

Desculpe, mas eu não sei quase nada sobre componentes eletrônicos.

 

Obrigado.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

 

Sou novo em eletrônica e estou trabalhando em um projeto pessoal com Raspberry Pi que preciso de ajuda de quem entenda de eletrônica.
 
Quero fazer uma placa que permita comutar (áudio matrix switch) 12 entradas de áudio (TV, MP3, DVD, FM web, etc) em 12 saídas de áudio (alto-falantes). Podendo ser "1 Entrada x 1 Saída" ou "1 Entrada x n Saídas", isso ao mesmo tempo, sem mixagem. Tudo gerenciado pelo Raspberry Pi.
 
Pelo que pesquisei, tenho que usar microcontroladores e fazer o DAC para os alto-falantes. É isso?
 
Pesquisando sobre microcontroladores e ICs achei o microcontrolador PIC18F4550 e o Multiplexador/Demultiplexador 74HC4067 . Parecem bons para resolver o meu problema.
 
Posso fazer o roteamento entre as entradas e saídas com um deles ou os dois juntos? É possível controlar isso com Raspberry PI? Alguém poderia me ajudar e me mostrar algum exemplo ou circuito, por favor? 
 
Desculpe, mas eu não sei quase nada sobre componentes eletrônicos.
 
Obrigado.

 

Bom dia , maps75

Apesar de dizer que é novo em eletrônica, devo presumir que é capaz de trabalhar com esta plataforma tão "maravilhosa" como a do o rasberry.

Quanto ao AD75019...

post-387879-0-74817300-1408700485.jpg

... é bem simples de controlar.

Pena que o Sr citou PIC.

Se fosse AVR eu poderia ajudá-lo, mas temos muitos colegas que poderão ajudá-lo caso queira trabalhar com o PIC18F4550.

Para um novato como se diz, é um projeto bem audacioso, mas cada um sabe de sua própria capacidade.

A linguagem acho que pode ser pode ser python

Parabéns!

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Bom dia , maps75

Apesar de dizer que é novo em eletrônica, devo presumir que é capaz de trabalhar com esta plataforma tão "maravilhosa" como a do o rasberry.

Quanto ao AD75019...

attachicon.gifcross.jpg

... é bem simples de controlar.

Pena que o Sr citou PIC.

Se fosse AVR eu poderia ajudá-lo, mas temos muitos colegas que poderão ajudá-lo caso queira trabalhar com o PIC18F4550.

Para um novato como se diz, é um projeto bem audacioso, mas cada um sabe de sua própria capacidade.

A linguagem acho que pode ser pode ser python

Parabéns!

 

Oi Francisco, tudo bem?

 

Primeiramente, muito obrigado pela ajuda.

Com relação ao uso do PIC, foi uma sugestão de um colega e pareceu-me legal. Com AVR seria melhor?

Estou amplamente aberto a sugestões e idéias. Aliás, adoro novas idéias, por isso assumi esse desafio (grande para alguém como eu... rss...).

Python seria mais nativo mesmo, mas como no RPi roda linux, irei desenvolver o software em Java ou Mono (C#).

 

Abraços.

MAPS

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Muito obrigado. É bom saber que ainda existem pessoas que gostam de compartilhar conhecimento.

Quanto ao RPi, vale a pena sim! Ele é muito legal.

Inclusive, acabo de comprar também a versão B+ e estou esperando chegar.

Isso porque, além desse desafio de montar a placa para comutar o áudio e sonorizar meu apto a um baixo custo (sonho antigo), irei montar uma versão do Ambilight com ele. Minha noiva não vê a hora, e eu tb... rsss...

Dê uma olhada nesse exemplo: http://abertoatedemadrugada.com/2014/06/cria-o-teu-ambilight-com-um-raspberry.html

 

Abraços.

MAPS

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@maps75

Só para eu entender direito: você terá 12 entradas de áudio e gostaria de selecionar qual deseja ouvir. Certo? Sempre será apenas uma saída? Ou pode ter o caso de você querer ter duas ou mais saídas tocando ao mesmo tempo?

Falou

 

Oi Matheus.

 

Sim. São 12 entradas e 12 Saídas. 

Poderei direcionar "1 entrada X 1 saída" ou "1 entrada X (até) 12 saídas". Isso simultaneamente, mas sem mixagem do áudio. Ou seja, poderei ouvir o som da entrada "A" na saída "D" e, ao mesmo tempo, estar ouvindo o som da entrada "F" nas saídas "A", "B", "C" e "H".

 

valeu. Abraços.

MAPS75

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

@maps75

Desculpe a demora. Também estou enrolado num projeto...

Para quê precisa do DAC?

Não vai apenas selecionar entradas e saídas e "jogar" num amplificador?

Como o AD75019 tem uma baixa resistência, de apenas 200R, e já que entra e sai analógico não daria pra controlar direto do RPi ,sem uC?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@maps75

Desculpe a demora. Também estou enrolado num projeto...

Para quê precisa do DAC?

Não vai apenas selecionar entradas e saídas e "jogar" num amplificador?

Como o AD75019 tem uma baixa resistência, de apenas 200R, e já que entra e sai analógico não daria pra controlar direto do RPi ,sem uC?

 

Imagina... Não existe demora. você está me ajudando.

Sinceramente, falei do DAC porque não entendo de eletrônica e nas minhas pesquisas falavam da necessidade disso.

Não sei se da pra controlar direto com o RPi. Nunca fiz isso e a documentação do AD75019 não foi clara quanto a como enviar esse controle.

Ainda estou pesquisando para tentar montar algo enxuto, mas se meus poucos conhecimentos não permitirem eu montarei uma placa gigante mesmo... Desde que funcione. Faço a "Relelândia" se for o jeito que conseguir. Rsss...

 

Desculpe-me a ignorância.

 

Obrigado!

MAPS75

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

@maps75

Vamos lá...

Já sabe se encontrará este componente no mercado?

Pelo pouco que já li no datasheet não tem muito segredo controlar por um uC AVR, como numa plataforma arduino qualquer. Mas pra quem tem domínio sobre o hardware do RPi, não deve ser difícil também.

Veja aqui:

post-387879-0-78382500-1409661464_thumb.

 

É uma sequência de 256 dados (sin) sincronizados pelo serial clock (sclk).

Finalmente Aplica-se um pulso baixo no parallel clock (pclk). Pronto!

Onde o dado foi 1, a E/S X estará ligada (close) na E/S Y de acordo com a sequência indicada no timing acima.

Clareou?

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Só pra complementar, essa interface física, se parece muito com o controle I2S, dependendo da distribuição de linux que você esteja a rodar na RPi, pode procurar por um device driver para operação de dispositivo I2S, assim basta abrir o DD como se fosse um arquivo e escrever (ou ler) os dados que desejas. Para uma outra interface série (como um algum derivado da SPI) o processo é o mesmo, só não acho que seja possível fazer de forma deterministica utilizando bit-banging (ou seja acionando os GPIOS do chip manualmente por sw) como seria possivel num microcontrolador de 8bits da vida dado o não determinismo do linux tanto para escrita no dispositivo quanto para execução de threads.

Abs.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@maps75

Vamos lá...

Já sabe se encontrará este componente no mercado?

Pelo pouco que já li no datasheet não tem muito segredo controlar por um uC AVR, como numa plataforma arduino qualquer. Mas pra quem tem domínio sobre o hardware do RPi, não deve ser difícil também.

Veja aqui:

attachicon.gifcros_timing.jpg

 

É uma sequência de 256 dados (sin) sincronizados pelo serial clock (sclk).

Finalmente Aplica-se um pulso baixo no parallel clock (pclk). Pronto!

Onde o dado foi 1, a E/S X estará ligada (close) na E/S Y de acordo com a sequência indicada no timing acima.

Clareou?

 

Acho que clareou, sim, Francisco (@xykote).

Encontrei ele no eBay e no ML.

Vou comprar um para fazer uns testes.

valeu.

 

Abraços.

MAPS75

Só pra complementar, essa interface física, se parece muito com o controle I2S, dependendo da distribuição de linux que você esteja a rodar na RPi, pode procurar por um device driver para operação de dispositivo I2S, assim basta abrir o DD como se fosse um arquivo e escrever (ou ler) os dados que desejas. Para uma outra interface série (como um algum derivado da SPI) o processo é o mesmo, só nao acho que seja possivel fazer de forma deterministica utilizando bit-banging (ou seja acionando os GPIOS do chip manualmente por sw) como seria possivel num microcontrolador de 8bits da vida dado o não determinismo do linux tanto para escrita no dispositivo quanto para execução de threads.

Abs.

 

Estou usando o Debian.

Vou dar uma olhada nisso também, @Felipe_Eletronic.

valeu.

 

 

Abraços.

MAPS75

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

.... é por isso que adoro assembly... de qualquer máquina.

Não se limita ao poder de qualquer linguagem.


Absolutamente se concentre em "1" e "0"..

Depois que descobrimos que estes 2 níveis lógicos seriam capazes de modificar o mundo através da informática e consequentemente TI...

Até temos internet...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Visitante
Este tópico está impedido de receber novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...