Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Quero estudar em uma universidade americana TOP - Avaliem o meu plano.


Posts recomendados

Olá pessoal, tudo bem?

Então, tenho MUITA vontade de fazer uma faculdade aqui no Brasil e, logo e seguida, um mestrado em uma universidade americana top (Harvard, Yale, Chicago, MIT). Sim, sim.... Eu sei que é difícil! Não precisa me avisar :P . Então, eu estou fazendo planos com bastante antecedência. Eu escrevi no papel algumas coisas que eu considero importantes para ingressar nessas universidades, e queria saber sua opinião.

1). Entrar em uma faculdade com algum nome (no meu caso, RJ: UFRJ, Cefet, Unirio, PUC, Veiga de Almeida [essa é boa?] e FGV).
2). Me manter na faculdade com notas entre 9 e 10 do primeiro período até o último. 
3). Estudar inglês e ter um nível de inglês necessário para passar no TOEFL até o último ano do curso.
4). Começar a praticar um esporte (no meu caso, eu já fiz capoeira, penso em voltar a fazer, vi que eles consideram isso).
5). Começar a fazer trabalho voluntário (também li que eles consideram isso bastante). No meu caso, como gosto bastante de matemática, pensei em dar aula como voluntário de matemática.



Então, as minhas dúvidas são:

1). Vocês acham que esse planejamento está bom ou ruim? Por que?

2). O que vocês adicionariam nele?

3). Qual você acredita que será a possibilidade de eu entrar em uma dessas faculdades?

Por favor, comentem tudo que acharem!

Obrigado!

smile.gif

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Você falou que quer fazer faculdade, mas não disse o curso. Você também não cogitou em ser militar? Tenho alunos no CMRJ, onde leciono, que saem de lá direto prara Harvard.

 

Quero fazer Sistemas de Informação.

 

Não penso em ser militar, não me identifico com essa carreira.

 

Abraços,

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Se você tem dinheiro para ir para a PUC vá, o investimento vale. É também a única particular que eu recomendaria, mas não sou expert nisso não, estudei em públicas. Temos a UNIRIO, a UFRJ, a UERJ e a UFF como públicas, mas alguma delas tem esse curso que você quer?
No seu caso, mais importante até que onde você vai estudar é aprender inglês. Fluentemente. Quase um Sheakespeare. E durante a faculdade, onde seu nome puder aparecer você deve entrar: programas de extensão, estágio, voluntariado, palestras, eventos. Mas pegue sempre certificado de tudo e prepare um bom Currículo Lattes.

Eu estou falando mas eu mesmo não fiz isso. Recém formado passei num bom concurso e resolvi ficar nele.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Se você tem dinheiro para ir para a PUC vá, o investimento vale. É também a única particular que eu recomendaria, mas não sou expert nisso não, estudei em públicas. Temos a UNIRIO, a UFRJ, a UERJ e a UFF como públicas, mas alguma delas tem esse curso que você quer?

No seu caso, mais importante até que onde você vai estudar é aprender inglês. Fluentemente. Quase um Sheakespeare. E durante a faculdade, onde seu nome puder aparecer você deve entrar: programas de extensão, estágio, voluntariado, palestras, eventos. Mas pegue sempre certificado de tudo e prepare um bom Currículo Lattes.

Eu estou falando mas eu mesmo não fiz isso. Recém formado passei num bom concurso e resolvi ficar nele.

 

 

Não tenho grana para fazer PUC, mas posso fazer FIES, vale a pena?

 

Nas públicas, a UNIRIO e a UFF tem esse curso.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Eu cursei UERJ e UFRJ, mas namorei uma menina da UNIRIO e outra da UFF. Adorei o ambiente de ambas.
Sobre a qualidade do curso não posso falar, pois sou da área de humanas, assim como as minhas ex. Mas, independente da faculdade, o aluno é quem decide a qualidade do que quer aprender.

Um amigo meu estudou na PUC com bolsa, dá uma olhada nisso. O peso do diploma de uma federal ou da PUC é muito maior do que de qualquer outra faculdade do Rio. Se não me engano, o mestrado na PUC é gratuito (pelo menos em alguns cursos sei que é), e se não der certo ir para o exterior você poderia continuar os estudos lá.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 3 semanas depois...
  • Membro VIP

É uma absurda mentira dizer que pra passar numa publica precisa ter estudado numa boa escola.

O conteudo das provas é divulgado pelo INEP (pode pesquisar), e está tudo na internet. Isso é um mito.

 

Nas universidades públicas, a maior parte são de estudantes riquinhos, oriundos das escolas privadas.

Os estudantes de escolas públicas, humildes, são poucos .

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 4 semanas depois...
  • Administrador

Não tenho grana para fazer PUC, mas posso fazer FIES, vale a pena?

 

Não tem grana para fazer PUC e pensa em ir para Havard, que deve custar uns US$ 40.000 por ano?

 

A minha dica é você buscar informações na Comissão Fulbright, eles poderão te orientar melhor.

 

http://www.fulbright.org.br/

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Visitante
Este tópico está impedido de receber novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...