Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

duvidas temperatura processador


Posts recomendados

é como eu disse, em idele fica oscilando e ja chegou a 60 graus poucas vezes mas o mais comum é de 38 a 50 graus

 

a pasta termica dele é aquele adesivo q vem com o cooler original do i3 2100

 

tem algum bom e pequeno e leve programa de monitoramento q me alerte quando a temperatura estiver alta influenciando na durabilidade do processador? ate quantos graus o i3 2100 suporta sem ter perda de vida util?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Segundo o site da Intel, 69.1ºC 

http://ark.intel.com/products/53422/Intel-Core-i3-2100-Processor-(3M-Cache-3_10-GHz) (TCase)

 

Um bom programa para monitor as temperaturas é o HWMonitor, uso ele aqui é bem leve e muito útil.

http://www.cpuid.com/programas/hwmonitor.html

 

E provavelmente esse Elastômero (pasta térmica que vem com cooler box) já deve ter dado o que tinha que dar... Você pode comprar uma pasta térmica nova e aplicar no seu processador.

Só vai precisar de Álcool Isopropílico para ajudar a retirar aquele chiclete (Elastômero) e pode usar um cotonete pra ajudar na remoção dos vestígios. Depois você aplica a pasta térmica nova.

 

Baseado nesse quadro comparativo >aqui< essa pasta térmica seria uma boa opção: 

http://www.kabum.com.br/produto/55845/deepcool-pasta-termica-z5-dp-tim-z5/

 

Há outras opções mais baratinhas, mas não sei se são de qualidade e se no final o "barato" não vai acabar saindo "caro".

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

essa temp de 69 graus é para ele queimar na hora ou é para ter problemas de vida util?

 

esse hwmonitor alerta quando o processador chegar a temperatura q reduza a durabilidade dele para com esse alerta eu tomar decisões? ele tem essa função e é bem leve e usa pouca ram? seria bom se ele deixasse ativo os icones de temperatura mas sem exigir muito do micro para eu sempre ter as temp amostra

 

na loja de eletronica q eu levei para a limpeza eles falaram q nao precisa trocar a pasta e ele nem fazem isso, apenas limpam o ventilador, depois de quantos anos esse adesivo deixa de funcionar?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Se é um i3-2100, você já deve ter faz tempo, não é? Seria bom trocar a pasta térmica pré-aplicada, porque não é muito boa. Dá uma diferença para uma MX4 / Arctic Cooler aplicada a mão. Esses picos em repouso não são comuns. Você já viu no gerenciador de tarefas como se comporta a CPU nos picos? Será que tem algum aplicativo comendo o processamento quando a temperatura sobe? 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Essa temp de 69 graus é para ele queimar na hora ou é para ter problemas de vida util?

Não... 69.1ºC é a temperatura máxima que a Intel considera "aceitável" para o processador, acima disso é uma temperatura não recomendada que pode diminuir a vida útil do processador.

 

Esse hwmonitor alerta quando o processador chegar a temperatura q reduza a durabilidade dele para com esse alerta eu tomar decisões?

Não. Ele apenas mostra em qual temperatura sua Placa-mãe/Processador/HDs/Placa de vídeo se encontram, a parte de monitoração das temperaturas fica por sua conta, você que tem que olhar e saber se está numa temperatura boa ou não e tomar decisões.

 

Ele tem essa função e é bem leve e usa pouca ram? seria bom se ele deixasse ativo os icones de temperatura mas sem exigir muito do micro para eu sempre ter as temp amostra.

Sim, ele é leve mas não tem essa função que você quer... Se você quer algo que você possa estar sempre de olho (Se você usar Windows 7), baixe o Core Temp e um Gadget... Assim vai estar sempre mostrando a temperatura na a sua área de trabalho e na barra de tarefas.

 

Gadget

http://addgadgets.com/download/All_CPU_Meter.zip

 

Core Temp

http://www.alcpu.com/CoreTemp/?utm_source=CTGadget

 

Na loja de eletronica q eu levei para a limpeza eles falaram q nao precisa trocar a pasta e ele nem fazem isso, apenas limpam o ventilador, depois de quantos anos esse adesivo deixa de funcionar?

Ele dura muitos anos, o que eu quis dizer no "já deu o que tinha que dar" é que ao aplicar uma pasta térmica melhor talvez você obtenha melhores temperaturas do que com o elastômero.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

eu uso o windows 8, esses elastomero é o adesivo termico do cooler intel? quantos anos ele tem previsao de vida?

 

eu preciso saber disso porque i3 2100 é de 2011

 

Já passou muito do tempo. O adesivo térmico já não é bom, e o ideal é trocar de pasta térmica a cada dois anos. Tem gente que troca de ano em ano, mas eu acho preciosismo. Eu aconselho você comprar uma MX4 (cuidado, porque tem a falsificada) e aplicar novamente. Antes, limpe o adesivo térmico, dos dois lados, com álcool isopropílico e com filtro de café de papel, que não solta fibra.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

como eu descubro se tem algum aplicativo causando o aumento da temperatura do processador?

 

eu sei q essas pastas sao melhores, o ruim e difícil é aplica-la a cada 2 anos sendo q o cooler do pc acumula poeira em 6 meses ai gasta muita pasta

 

Clique Ctrl Alt Del e abra o tab Gerenciador de Tarefas. Veja nos vários tabs o funcionamento do micro em tempo real. Você vai saber se tem algo sendo processado quando a temperatura sobre com o micro em repouso.

 

Sobre a pasta, dependendo do cooler você pode limpar de seis em seis meses sem tirar do soquete. Mas o meu quarto tem muita poeira e eu só limpo de ano em ano. E um tubo de MX4 dá para vários anos, mesmo se você trocar a pasta de seis em seis meses. Não pode entupir de pasta. Aqui você vê como se aplica corretamente: https://www.clubedohardware.com.br/artigos/Qual-a-Melhor-Maneira-de-Aplicar-Pasta-Termica-Parte-1/2291

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Cara, eu não esquentava com isso. Se chegasse aos 80ºC você podia se preocupar. Do que eu sei, o que encurta a vida útil do processador é o excesso de tensão no overclock. No review do i7-4970K, os caras estavam fazendo um over de 4.8Ghz, com tensão no limite, e depois de um dia eles não conseguiam passar mais de 4.7Ghz, justamente por causa do estresse. Mas quem faz over costuma chegar frequentemente aos 90ºC, então temperaturas até 70ºC são altas e merecem uma atenção, mas não preocupam.

 

O importante mesmo é trocar a pasta térmica.

 

Mas isso é uma função do BIOS, eu acho. Pesquise o manual da sua placa-mãe ou dê uma fuçada no BIOS que tem opção de setar uma temperatura limite.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Visitante
Este tópico está impedido de receber novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...