Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Olá, boa noite.

Tenho um problema bem desagradável há dois dias. É o seguinte:

Meu amigo comprou um computador novo há um mês atrás, e há umas duas semanas ele vinha tendo problemas, pois o PC travava sendo preciso reiniciá-lo à força.

Fomos isolando o problema até duas possíveis peças: placa mãe e memória.

Então, eu que tenho dois slots Kingston 2GB DDR3, emprestei uma para ele testar e ver se parava de travar. E parou.

Quando retirei um slot de memória do meu computador, ao ligar novamente, apareceu uma mensagem em inglês que não consigo me lembrar exatamente as palavras, mas dizia que a memória havia sido decrementada, pelo o que entendi, e era pra pressionar algum botão para continuar (iniciar o pc) e eu pressionei Enter. E tudo estava normal, como sempre, a não ser claro que estava com 2GB a menos, heheh.

Quando meu amigo devolveu a memória (um dia depois) eu coloquei ela novamente no meu PC. Há um detalhe: como é complicado encaixar a memória sem retirar a placa de vídeo, eu retirei ela antes, coloquei a memória, e após recoloquei a placa de vídeo novamente. E iniciei a máquina. Só que não. Ela não ligou. Nenhum beep, nada. 

E aí meu problema começou. A partir disto, relato os seguintes fatos para talvez uma possível ajuda na solução:

Primeiro, pensei que havia ferrado com a memória. Mas não, retirei ela novamente e tentei ligar o PC, e não ligou.

Então, troquei as duas memórias existentes de slot, pensando ser um pequeno azar. Mas não ligou.

Atenção: o "não ligou" dito até o momento, é não passar sinal para o monitor. Nem HDMI, nem VGA (tenho ambos). A placa de vídeo liga, seu cooler também. O processador está ativo, seu cooler também. O CD Room abre, também. A fonte está OK, também.

Logo após me atentar para o fato de não passar imagem, pensei na placa de vídeo. Mas achei estranho. Não fiz nada de significante para acontecer algo. Apenas retirei e recoloquei ela. Coisa que faço regularmente a cada dois meses pra limpeza. Ah, e tenho o PC há dois anos. Mas enfim, ao pensar ser a placa de vídeo, retirei ela. E funcionou. O PC liga, normalmente. Claro que com menos performance por não ter uma placa de vídeo... mas liga, funciona, e reconhece ambas as memórias. Estranho.

Primeiro, pensei: queimei a placa de vídeo. Mas como!? Não fiz nada ué! E não há cheiro, de queimado, de nada. E ela liga! Mas não passa sinal. Nem HDMI, nem VGA. Triste, muito triste.

Para efeitos de ajuda e pesquisa para uma solução: placa mãe Intel DZ68DB. Placa de vídeo XFX AMD Radeon HD6970. Processador Intel Core i5.

Limpei as memórias. Passei borracha, limpei os contatos. Limpei os circuitos, inclusive da placa de vídeo. Mexi um pouco na BIOS(embora não entenda muito bem, acredito que estava configurado corretamente para receber uma placa de vídeo, e mesmo assim modifiquei também, mas nada adiantou). 

Outro detalhe interessante: ao conectar a placa de vídeo no PC, e tentar ligar. Tudo está ligado na energia. Tudo roda, tudo liga. MAS, o teclado não. Há! o teclado não. isso pode indicar algo, afinal? Seria como se talvez a placa mãe não iniciasse?

Tudo funciona retirando a placa de vídeo. E ela estava perfeita há dois dias. O que há de errado? Que raios caiu sobre ela meu povo?

O azar aqui está grande, heheh.

Aguardo ansiosamente uma ajuda, pois não sei o que fazer mais. E devo ter com certeza, esquecido de relatar tudo o que já tentei para fazer funcionar novamente.

Agradeço desde já, a atenção.

• 2 semanas depois...
Postado

Como é complicado encaixar a memória sem retirar a placa de vídeo, eu retirei ela antes, coloquei a memória, e após recoloquei a placa de vídeo novamente. E iniciei a máquina. Ela não ligou. Nenhum beep, nada. 

Limpei as memórias. Passei borracha, limpei os contatos. Limpei os circuitos, inclusive da placa de vídeo. 

Mas enfim, ao pensar ser a placa de vídeo, retirei ela. E funcionou. O PC liga, normalmente. 

Tudo funciona retirando a placa de vídeo.

Qual a marca e modelo da fonte ? Tentou testar a placa de vídeo em um outro computador com uma fonte de alimentação compatível ? 

A trava do slot que fixa a placa pra não deixa-la bamba está travado ? 

Pode ser alguma sujeira no slot pci-express, já limpou o slot ? 

Postado

Olá, boa tarde!

@MatrixWHOIS

Valeu pela ajuda.

A marca da fonte é CORSAIR 850W. Não tentei ligar a placa de vídeo em outro computador porque ao pedir para um amigo, ele ficou com medo de que houvesse a possibilidade de estragar algo no PC dele caso a placa esteja com problemas. Essa possibilidade existe?

Sim, a trava do slot está travada.

Limpei os slots sim, inclusive das memórias...

Já não sei ao certo o que fazer, e tenho medo de enviar para assistencia técnica... da última vez com outro pc, mais estragaram do que arrumaram. Complicado, puts.

Fico no aguardo... obrigado.

Postado

Não tentei ligar a placa de vídeo em outro computador porque ao pedir para um amigo, ele ficou com medo de que houvesse a possibilidade de estragar algo no PC dele caso a placa esteja com problemas. Essa possibilidade existe?

Eu acho que não, até porque a placa de vídeo não está funcionando, não tem como estragar algum componente senão isso já teria acontecido no seu computador que não deu sinal. 

Postado

Eu acho que não, até porque a placa de vídeo não está funcionando, não tem como estragar algum componente senão isso já teria acontecido no seu computador que não deu sinal. 

Vou tentar convencer ele de me ajudar então, heheh.

Fora isto, o que mais eu poderia testar e fazer? Caso mais alguém puder ajudar também...!

Assim que der, caso consiga testar a placa em outro PC, posto resultados. Mas até lá, aguardo ajuda. =/

Obrigado.

Postado

Olá...

foi testado em outro PC e o computador também não ligou.

O problema está com a placa de vídeo, realmente.

Mas não tenho ideia do que e do porquê.

Alguém me aconselha a tentar/testar algo? Ou devo, sem escolhas, levar a placa para a assistência técnica?

Aguardo, obrigado!

• Curtir 1
Postado

Faz o seguinte: baixe o manual da sua placa mãe e leia ele passo a passo, se tiver em inglês vai traduzindo pelo tradutor do google.

O manual da placa mãe é o principal auxiliar na instalação do pc, explicando exatamente como montar e quais os componentes que sua placa suporta.

Monte seu pc fora do gabinete seguindo passo a passo o manual, instalando apenas o básico.

• 2 anos depois...
Postado

velho, aconteceu uma coisa parecida comigo, eu tava usando o PC normalmente durante a manha de um quinta feira, joguei nele e tudo aí eu desliguei e foi pra escola, quando cheguei pra em casa, que liguei ele, não o tava dando mais video e o teclado tava "morto" a luz de caps lock  não respondia, eu liguei e esperei ouvir aquele barulho do windows iniciando pra assim que ligar eu tentar desligar, para não deligar no botão ou cortando a energia, porém não iniciou, ai eu deliguei no botão mesmo, apôs isso eu liguei novamente para ver se não foi só um bug ou algo assim, porém ele iniciou o sistema e não passou video, só passa video quando eu conecto a placa-mãe, já limpei a placa de video e o slot dela, e continua sem passar video 

A placa de de video é uma 6570 de 2 gb, 128bits e ddr3

se alguém souber como resolver isso, porque não tem como uma placa quebrar sem ninguém te mexido ou ao menos ligado o PC 

• 2 semanas depois...
Postado
Em 20/01/2017 às 11:32, Gabriel Augusto 2016 disse:

velho, aconteceu uma coisa parecida comigo, eu tava usando o PC normalmente durante a manha de um quinta feira, joguei nele e tudo aí eu desliguei e foi pra escola, quando cheguei pra em casa, que liguei ele, não o tava dando mais video e o teclado tava "morto"

OLA GABRIEL AUGUSTO estou com problema semelhante o seu. Voce conseguiu resolver ou alguem pode me ajudar

Em 20/01/2017 às 11:32, Gabriel Augusto 2016 disse:

• mês depois...
Postado

comprei uma rx460, coloquei ela no pc, conectei o cabo dvi. quando eu ligo o pc, o monitor fica preto e o teclado nao da sinal (nao sei se faz o barulho do windows pois meu pc nao tem caixa de som).. quando eu ligo sem a placa, inicia normalmente.

ja limpei o socket instalei os drivers e tentei colocar pro pc dar boot sem a placa de video mas nao tem essa opcao na minha bios

• 1 ano depois...
  • 4 semanas depois...

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

GRÁTIS: ebook Redes Wi-Fi – 2ª Edição

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!