Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Tutorial - Fontes chaveadas


MOR_AL
Ir à solução Resolvido por MOR_AL,

Posts recomendados

A potencia n pode ir pro mosfet! Outra coisa, se abrir o secundario, a tensão tende ir para o infinito ou sobrar toda a potencia no snubber, o que n pode, o snubber so serve para dissipar a energia residual que n foi acoplada pelo trafo por motivo de a permebilidade dle n ser infinita...

então você deve pensar num jeito ai, do jeito que esta, esta muito pelado! Kkkkk

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

No caso, o Snubber dissipativo direto na bobina primaria do flyback hehe

O problema é que nesta topologia Flyback o circuito não pode operar com malha aberta (Sem realimentação) e sem carga, pois as tensões tendem ao infinito, limitada apenas pela resistência do ar e da resistência de isolação do material.

O @MOR poderá lhe confirmar isso.

 

E por isso sempre vai queimar os mosfets.

 

Por isso que lhe recomendo usar outras topologias ressonantes.

Pode usar um PWM com o flyback Ressoante.

Pode utilizar um oscilador Royer

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

O problema é que a maioria das vezes ele não esquentava, funcionava por 2 minutos e queimava, depois do snubber que ele começou a aquecer um pouco durar mais mas mesmo assism os surtos reversos são muito altos, isso faz com que dê arco  interno no mosfet e faça ele fundir podendo jogar os 70VDC no circuito oscilador, isso acabará com um trafo driver hehe

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Eu digo a parte de queimar o circuito todo e n só o transistor, isso n vai acontecer quando eu colocar um trafo driver... enquanto a queima de mosfet eu estou vendo a possibilidade de trabalhar com o proprio transistor de saída horizontal da TV, já que alguns modeloos são de 1700V~1800V assim, com até mesmo uma pequena absorção de surtos n vai queima-lo, num esquema que vi de uma TV a bobina primária do flyback é alimentada com 100VDC...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

:( Estava respondendo a colocação do LuPaDam. Já tinha quase uma folha completa, quando o meu PC travou e perdi tudo.

Portanto agora vou resumir. Qualquer dúvida pergunte:

 

1 – O 555 apresenta Ton maior que Toff. O mosfet vai ter Ton MAIOR que Toff. Não vai ter o momento da condução sem energia dissipada. Inverta o sinal do pino 3 do 555 com um transistor bc337 com emissor comum. Rb = 1k2 e Rc = 220 ohms, 5W.

 

2 – O circuito de snubber está errado. O capacitor tem um valor muito alto. Isso vai aumentar o tempo em que o mosfet fica comutando. Vai produzir calor excessivo por dissipação no mosfet.

Use algo próximo de 15nF. A tensão de isolamento deve ser maior que a tensão de breack down do mosfet. O circuito de snubber será assim:

Um diodo rápido com tensão de bloqueio maior que a tensão de breack down do mosfet. Anodo no dreno e catodo no capacitor. O outro lado do capacitor vai ao Vcc. Em paralelo com o capacitor, coloque um resistor de 2k2 por 5W.

O capacitor não deve alterar os períodos Ton e ou Toff. Sua função é reduzir o impulso gerado no início do corte do mosfet, para cerca de 50V. Esse impulso aparece somado à tensão de alimentação Vcc e da tensão de overswing, que tem a duração menor ou igual ao período Toff.

A corrente de pico de dreno-source é determinante, junto com a frequência de comutação, da energia armazenada no gap do trafo. Aliás, seu trafo deve possuir um gap entre 0,3mm e 1,5 mm.

Em tempo: Como já foi dito, se não houver carga no secundário, o seu mosfet deve queimar por sobretensão no dreno. O uso de um circuito de realimentação pode evitar que isso ocorra.

 

EM TEMPO 2: Esqueça tudo que eu disse. Este seu circuito não possui a topologia de um flyback e sim de um transformador de alta frequência. Não há diodo impedindo que ocorra condução do secundário durante Ton do mosfet. Como está, tem que ter muitas espiras no primário para evitar a saturação prematura do núcleo. Também não deve ter gap pelo mesmo motivo. Então, para permanecer com muita tensão no secundário, este deverá possuir muito mais espiras.

 

MOR_AL

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@MOR_Al, obrigado pela respostaNão entendi a parte de inversão do sinal... Rc 220 ohms x 5W? A parte do snubber não é necessário o diodo então? Colocar um resistor em série com capacitor como @albert_emule comentou comigo uma vez ou colocar capacitor em paralelo com o MOSFET somente? 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Seu tempo de subida me parece estar muito alto, isso aumenta a dissipação de calor. Isso não é de se surpreender, já que o 555 só consegue fornecer 200 mA de corrente, muito pouco pra acionar MOSFET de forma eficiente. Tente ajustar a escala dele para que apenas 1 ciclo preencha a tela nas 2 escalas, em acoplamento DC (preciso saber qual o nível DC do sinal do gate).

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Seu tempo de subida me parece estar muito alto, isso aumenta a dissipação de calor. Isso não é de se surpreender, já que o 555 só consegue fornecer 200 mA de corrente, muito pouco pra acionar MOSFET de forma eficiente. Tente ajustar a escala dele para que apenas 1 ciclo preencha a tela nas 2 escalas, em acoplamento DC (preciso saber qual o nível DC do sinal do gate).

Eu compartilho da opinião do @mroberto98

Veja ondas reais num circuito comercial: 

 

Onda no gate de um mosfet de um carregador de baterias de um no-break.

Detalhe: Funciona a 620V... Tem potência de uns 100 watts e o mosfet é de 900V.

Fiz a medição com o circuito sem estar alimentado. Só com o oscilador PWM ligado.

10320535_529054437222534_436366056231763

 

 

Coloquei um resistor de 10R por 50W no dreno e alimentei com 12V.

Veja a onda no dreno:

10342000_529057257222252_124469119210933

Outro detalhe:

O mosfet neste circuito é acionado com trafo driver de 4mH, relação 1/1. Uma entrada e duas saídas. Freqüência de 40Khz

10291779_529056327222345_958198987391679

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Visitante
Este tópico está impedido de receber novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...