Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se
João Braz

Arquivos desaparecendo repentinamente do HD - Causas e soluções

Recommended Posts

Olá a todos!

Pesquisei em vários lugares, incluindo aqui, achei problemas parecidos, mas até então não achei a causa do problema. E nem especificamente igual ao meu. Tratando-se da seriedade do problema, criei este tópico, caso conhecem algum endereço que aponte principalmente as causas desse problema eu agradeço.

 

Sou fotógrafo e meu HD tem grande rotatividade por semana. Importa fotos, exporta, faz backup, exclui, modifica e etc...

 

Todo o conteúdo de trabalho fica no diretório: C:Acervo. Que tem 6 subpastas cada uma com várias ramificações.

 

Há 4 dias, a principal pasta (Catálogos) sumiu. Principal pois exige backup cm muita frequencia, e mesmo tendo backup do catálogo principal, perdi algum trabalho. Tudo bem, tinha backup das duas pastas que sumiram: Catálogos e Empresas.

 

Tentei recuperar com vários programas, n funcionou, passei AVG e AVAST (deixei apenas um no sistema) retirei 7 virus. Passei Spyboot, uns 74. beleza, reorganizei o HD todo e joguei todos os documentos (De trabalho, q não são fotografias) para o dropbox.

Ai hoje, do nada, quando acessei a pasta acervo só tinha uma pasta! Pra mim isso é desesperador, minha vida está ali dentro! E não quero me arriscar a conectar o HD de backup, enquanto não descobrir a causa, já que geralmente os arquivos não estão recuperáveis.

Passei o AVG de novo, 3 virus novos. 2 no instalador do recuva (  :mad: ) e um no diretório "C:/windows/sysWOW64/mtc45.dll "Arquivo executável corrompido"" (minha contrabarra n tá funcionando).

O que acham? Vírus? Problema no HD? O HD tune não está conseguindo ler a temperatura do HD, a aba "Health" não exibe nada. O bust hate está em apenas 49,7 mb/s.

Descobrir a causa é muito importante pra mim, pois não conectarei o HD externo enquanto isso e preciso trabalhar né? :rolleyes:  Tenho mais informações, mas posso descrever com o desenrolar. Agradeço desde já!

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Baixei a versão Pró do HD Tune, nele está aparecendo tudo normalmente. A temperatura está em 35º, a aba health indica tudo ok, só a velocidade de leitura da primeira aba que continua baixíssima! 

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Reparei que pro meu azar, apenas os arquivos de trabalho estão sumindo, e nenhum outro do HD. Especialmente do primeiro catálogo que sumiu. Alguém acha que pode ser um erro desse arquivo de catálogo ".lrcat" ou do próprio Adobe Lightroom?

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Desconfie de vírus. Certas infecções são difíceis de eliminar, abra um post na seção Remoção de Malware seguindo as regras específicas daquela seção. Não é razoável um PC de trabalho ter tantas infecções, você deveria ter um anti-vírus pago e ter mais cuidado com o que baixar da internet e ao usar pendrives e outros.

Uma boa prática é ter duas partições pelo menos no HD (ex. C: e D:), deixar a C: para o sistema operacional e a D: para arquivos pois se tiver que reinstalar o sistema operacional os arquivos ficam intactos. Ter um micro com Linux para backup também é uma boa.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Eu vou pagar uma licença do Norton. Apenas não posso no momento.

 

Por via das dúvidas, vou formatar o note hoje, e ele vem com o Norton de Fábrica. Como é próprio software da Sony que formata com o padrão de Fábrica, eu ganho mais 30 dias de licença e já vou escanear de novo.

 

Era o que eu mais pensava, sobre vírus. Porém to achando muito estranho apenas os arquivos de trabalho sumirem, estava até brincando que peguei virus para fotógrafo rsrs
Até que percebi que apenas os arquivos vinculados a um catálogo (utilizo apenas dois) sumiram. Do segundo catálogo sumiu apenas uma pasta. Como disse lá em cima, estou muito mais preocupado com a causa, pois tenho backup de tudo. 

E francamente, meu notebook é: Lightroom, Photoshop, In design, e Chrome. Nada mais. Na internet apenas minhas páginas de divulgação praticamente e de resto sites seguros...

A única porta de entrada para vírus no meu PC é o pendrive, onde eu levo arquivos para imprimir. E nele não achou nenhuma ameaça!

Vou seguir essa recomendação de duas partições, é a segunda pessoa que sugere, Grato.

Caso alguém já tenha visto algo parecido e possa acrescentar, verifico esse post d meia em meia hora rsrs

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora





Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas publicações sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×