Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Fonte Linear Ajustável, 0 a 30V. (Problema)


Boompscarol

Posts recomendados

  • Membro VIP

Sim, como eu disse mais em cima, é um para um trabalho do curso e eles propuseram(exigiram) esse projeto.  :mellow:

Depois disso terei que fazer o circuito para o display de 7 segmentos.

 

 

Entregando de barbada pra você, moça. :)

 

(espero que saiba inglês)

http://diyfan.blogspot.com.br/2013/03/adjustable-lab-power-supply-take-two.html

Só espero que seu professor não seja como vários que conheço que costumam comparar trabalhos dos alunos com projetos pesquisados na internet.

Não copie nada da internet integralmente. Sempre altere algo e estude profundamente o circuito escolhido para poder explicar o funcionamento, caso seja perguntado.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Oi gente,

vim agradecer por todas as dicas que me deram, li tudo e meu projeto final ficou dessa forma. ↓

 

FlrBvcF.jpg

 

 

Não quis copiar absolutamente tudo dos projetos mostrados, só queria a solução mais simples para o projeto no qual eu estava trabalhando.

Enfim, fico muito agradecida por tudo que falaram, pela paciência e se tiverem algo mais a adicionar, se encontraram algum erro, por favor podem falar.

Agora o próximo passo será montar o desenho da placa, para montá-la, o que não sei bem ainda como fazer. A corrosão, montagem de componentes e etc.

Qualquer dica ainda é bem-vinda.  :D


@Matthwus

Ty pela paciência até mesmo enquanto jogávamos lol! hahahaha

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Se queres ver a desempenho dessa sua fonte experimente ajustar a fonte para uma tensão media, por volta dos 15 Volts digamos. Meça a tensão de saída, 15 Volts certo..

Agora coloque uma carga que puxe 1 Ampere, ou seja um resistor de 15 Ohms na saída e não se assuste mas sua fonte vai enlouquecer, não manterá a tensão de 15 Volts ajustada anteriormente, isso é, uma porcaria de fonte..

Quando falei sobre a questão de não complicar, falei sério..

Não vou repetir o diagrama pois cansei..

Estou vendo uma série de sugestões uma pior que a outra..Um potenciômetro na base de um transistor, sem a menor realimentação é coisa muito rudimentar, já falei isso e ai, alguém resolveu agregar um LM317 antes do transistor, de uma forma totalmente arcaica, errada..

 

Portanto, antes que saias para adotar impresso para essa fonte dai, pense, exercite a mesma para ver se ela merece ser chamada de fonte variável...

Puxe corrente dela e veja se a tensão de saída se mantém firme..  Se eu fosse o professor demandante do trabalho, esse dai não ganhava mais do que 3 em 10...

Te ajudo, se parar para pensar...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

você tem razão faller mas como é  um projeto didático creio que não haja  muito detalhes  nem muita exigência pois  sei que  pra você é ate um agressão um circuito como este pois sabemos que  você  é fera  em fontes e fontes chaveadas  também e muitos outros circuitos etc...  mas  peço que coloque  pra fora  seu talento  que sei que tem e  mostre   uma solução pratica  com um circuito  simples como esse se é que   tem  como   pois  sabemos  que não podemos  crescer  esse circuito para não ficar complexo demais  para  o solicitante  "pelo menos foi a visão que tive "  pois se trata de uma aluna mas chega de  bla bla bla! rsrs   no  bom sentido  é claro  e  vamos   ver se  tem uma solução  para por uma pitada de  mestre   neste circuito que clama por  uma atenção sua  ou nossa vamos que vamo pois  estamos aqui pra ajudar 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

você tem razão faller mas como é  um projeto didático creio que não haja  muito detalhes  nem muita exigência

Exigência, pouca ou muita, nem e esse o problema..

Me diga para que serve esse CI na projeto ai de cima, que a Carol postou como definitivo???

A tensão de saída dele, do CI não varia nada, esta fixa na tensão máxima, pouco abaixo da tensão dos capacitores, independentemente do que se coloque no potenciômetro..

 

A fonte variável nada mais e do que um potenciômetro na base de um transistor, o CI não interfere em nada. Isso e ,o o do borogodó..  Eu teria vergonha de sugerir uma fonte e chamar de fonte variável isso dai, um potenciômetro e um transistor...

Acredite, ninguém vai aprender nada montando uma porcaria dessas dai... Vai aprender a montar, as de eletrônica nada...

 

Note, a tensão de saída será altamente dependente da corrente que for drenada nessa saída. Não vai ter estabilidade nenhuma..

 

A corrente de saída será a corrente IC desse transistor, somada da corrente Ib, certo..

A corrente IC = Hfe x Ib, ou Ib = IC/Hfe.

A tensão no emissor desse transistor será a tensão de saída A tensão do emissor será a tensão de base - 0,6 Volts da junção VBE do transistor,,

Essa tensão Vb será altamente dependente de Ib pois essa corrente vai provocar queda de tensão sobre o potenciômetro ou parte dele.

A corrente Ib será dependente da corrente IC de saída.. Então a tensão de saída será altamente dependente da corrente de saída...

Vou te dar um exemplo..

Se Vout for de 15 Volts Vb = 15,6 Volts e o potenciômetro deverá estar mais ou menos lá pelo centro dele, com 1.500 Ohms de cada lado..

 

Agora imagine puxares 500 mili Amperes na saída e imagines um HFE do transistor da ordem de 100

Ic= 500mA e Ib = 5 mA

Ora, esses 5 mA sobre o resistor de 2.500 ohms, metade do potenciômetro, fará com que a tensão nessa metade caia em 2.500 x 0,005 = 12,5 Volts. Ou seja, se a base antes estava em 15,6 Volts, para manter os 15 Volts na saída agora vai estar com 15,6 - 12,5 = 3,1 Volts e a saída, que antes era de 15 Volts cairá para 3,1 - 0,6 = 2,5 Volts..

Que porcaria de fonte que em aberto dá 15 Volts na saída  e ao puxares 500 mA cai para 2,5 Volts nessa mesma saída.. Tenha paciência..

Não se trata de exigência..

Fosse assim bastaria um potenciômetro com  30 Volts de fora a fora.. Ao variar seu cursor se tem uma fonte de zero a 30 Volts.. Muito mais simples, correto...

Agora experimente puxar alguma corrente dai...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

  mas  peço que coloque  pra fora  seu talento  que sei que tem e  mostre   uma solução pratica  com um circuito  simples como esse se é que   tem  como   pois  sabemos  que não podemos  crescer  esse circuito para não ficar complexo demais  para  o solicitante  "pelo menos foi a visão que tive "  pois se trata de uma aluna mas chega de  bla bla bla! rsrs   no  bom sentido  é claro  e  vamos   ver se  tem uma solução  para por uma pitada de  mestre   neste circuito que clama por  uma atenção sua  ou nossa vamos que vamo pois  estamos aqui pra ajudar 

Eu já o fiz tem uma serie de posts atrás, não prestaram a atenção..

 

A solução eletrônica do problema do ponto de vista eletrônico simplificado, com apenas 6 pecas...

Fontedezeroatrintavoltsminimalista_zpsc7

 

Como eu faria..

 

A parte de transformador diodos capacitores de filtro pode aproveitar aquela postada pela Carol..

A parte da tensão negativa eu, sinceramente usaria um desses carregadores, afinal se pede dele coisa de 46 mili Amperes

Ficaria assim, muito simples...

 

Fonteimplementada_zpsc5a89c86.jpg

 

Referência do carregador para celular dai: http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-583346820-fonte-de-alimentaco-5v-1a-_JM

Poderia ser qualquer outro, de qualquer tensão. No máximo dos máximos se teria de trocar o valor do resistor de 82 ohms para que polarizasse os 1N4148 com cerca de 40 mili Amperes..

 

Ou se desejar repetir transformador retificadores e capacitor de filtro, a vontade...

 

Processo KISS - Lembrem-se 

 

Além disso dai pode até enfeitar se desejar, colocar diodos de proteção, capacitores, leds para indicar se está ligado ou não etc. Mas o básico é isso dai..

 

PS:  ATENÇÃO o diagrama dai está com um erro de ligação do potenciômetro como bem observou o colega mroberto98 em postagem ai por baixo. Foi corrigido e postado de modo correto na postagem #40

Desculpem minha falha..

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Os circuitos estão errados, o do faller tem erro na ligação do potenciômetro?

 

Você esta perguntando se tem erro na ligação do potenciômetro???  Não tem não, é assim mesmo, para fazer a variação de tensão de saída da fonte de algum valor próximo a zero até próximo aos 30 Volts..

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Sim porque achei estranho o cursor ser ligado em 0V!!!

Ali tem: +33V, 0V e -5V, o cursor esta em 0V. Então o ajuste funcionária movendo o zero pra baixo ou pra cima..

se estiver pra baixo ficaria: 1.25V sobre 200R e 31V sobre os 5k (zero V em baixo do potenciômetro. Saida = 32.5V

Pra cima: zero no pino adj do ci e 1.25 sobre 200R. Saida = 1.25V

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Visitante
Este tópico está impedido de receber novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...